A pesquisa encontrou 8256 resultados

por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 4:01 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 586

Re: É falsa, não é?

(o Pedro antecipou-se :) )
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 4:00 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 586

Re: É falsa, não é?

Ora bem... Isto de ver no telemóvel, meio às escondidas, não é bom. A moeda não é provincial, é já do sistema unificado, é um folis de Constâncio Cloro, ainda enquanto César (auxiliar do imperador, na Tetrarquia). Não consigo ver onde foi cunhado, mas parece ser boa. A qualidade do metal mantém-se f...
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 2:43 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 586

Re: É falsa, não é?

Sim, é importante para identificar a moeda
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 1:56 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 586

Re: É falsa, não é?

A foto do rebordo não é conclusiva. Em todo o caso, é uma provincial. Normalmente, estas moedas eram cunhadas em ligas fracas (por oposição aos bronzes e oricalcos imperiais). Ligas de cobre com mais e pior estanho, tipo calaim. Isto afecta a conservação das moedas e o seu aspecto geral parece mais ...
por MCarvalho
quinta jan 16, 2020 5:14 pm
Fórum: D. Henrique I
Tópico: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.
Respostas: 54
Visualizações: 1417

Re: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.

Olá Mário. Penso que em termos de estilos há muitas diferenças. Fiz dois quadros comparativos entre a moeda em causa e um meio tostão que está no museu casa da moeda. Desde logo os escudetes que me parecem muito mais arredondados que na moeda do MCM. Depois há letras com diferenças bastante grandes...
por MCarvalho
quinta jan 16, 2020 4:57 pm
Fórum: D. Henrique I
Tópico: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.
Respostas: 54
Visualizações: 1417

Re: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.

O que faz sentido é comparar moedas do mesmo abridor, o resto é acessório e não interessa para nada. Não penso assim, seria muito redutor (e em alguns casos seria impossível - pensa na produção romana, por exemplo) fazer só essa abordagem. Poderia ser alegado que um exemplar X, ainda que suspeito, ...
por MCarvalho
quinta jan 16, 2020 3:50 pm
Fórum: D. Henrique I
Tópico: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.
Respostas: 54
Visualizações: 1417

Re: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.

Eu proponho ao comum dos mortais um exercício: 1 - Ir ao Google - Meio tostão de Sebastião - Enter 2 - Fazer downoload das dezenas de fotos 3 - Abrir o paint e fazer copy paste e colocar as de Sebastão de um lado, várias repeticões do mono ao centro e outros exemplares do outro lado 4 - OLHAR No fi...
por MCarvalho
quinta jan 16, 2020 2:33 pm
Fórum: D. Henrique I
Tópico: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.
Respostas: 54
Visualizações: 1417

Re: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.

Não apontei a moeda como sendo falsa. No tópico que citas, referi que se o carimbo for falso, toda a moeda também teria que ser falsa, ou então uma viciação.
por MCarvalho
quinta jan 16, 2020 1:40 pm
Fórum: Romanas
Tópico: K P
Respostas: 19
Visualizações: 469

Re: K P

Segundo o que está no RIC, seria a percentagem de prata que compensaria o valor total do peso do bronze.
João, está no início do capítulo de Alexandria, vol. VI.
O Sílvio deixou aí os links, penso que grupos iii e iv, ou iv e v ;)
por MCarvalho
quinta jan 16, 2020 12:40 pm
Fórum: Romanas
Tópico: K P
Respostas: 19
Visualizações: 469

Re: K P

JPHPM Escreveu:
quinta jan 16, 2020 12:12 pm
Então a leitura do K' - P, fica dessa forma: 20 partes do dinheiro. seria isso mesmo? Obrigado.
Não é do "dinheiro", é da libra, é uma alusão ao peso (pondus). Vinte destes fólis, com a respectiva percentagem de prata, equivaliam a 1 libra.

Pesquisa avançada