Dicas para iniciantes

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Dias
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: terça jun 13, 2017 1:54 pm

Dicas para iniciantes

#1 Mensagem por Dias » terça jun 13, 2017 11:31 pm

Olá, sou iniciante no colecionismo de moedas.

Gostaria que os mais experimentados postassem dicas, experiências pessoais da época de novato, alertas, livros, sites, bibliografias, sobre compra/venda/troca etc.
Creio que o tópico pode ser de muita ajuda a outros assim como será para mim.
Desconsiderem se já existe tópico semelhante, pois pesquisei e não encontrei, pelo menos até agora.



Avatar do Utilizador
Netfobia
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 376
Registado: terça dez 26, 2006 6:10 pm
Localização: Vila Nova de Cerveira

Re: Dicas para iniciantes

#2 Mensagem por Netfobia » terça jun 13, 2017 11:51 pm

Carissimo Dias

Primeiro deve organizar a sua colecao existente, arranjar um livro de bolso(precario) para ter uma ideia dos valores que rondam as moedas, Analisar com calma os seus estados de conservacao com espirito critico.

Nunca limpe abrasivamente, quimicamente ou outros tipos de limpeza as suas moedas sem primeiro ler uns topicos sobre esse assunto. Uma moeda limpa perde todo o seu valor numismatico.

Sobre comprar podera usar as feiras de colecionismo, encontros numismaticos, casas de leiloes ou apenas as plataformas online(market places, social networks, forums, etc)

e nao esqueca de partilhar o seu gosto com a sua familia que e o mais importante.

bemvindo ao forum de numismatica
Tiago Silva
http://www.Space4coins.com
GENI - Representante Oficial

Avatar do Utilizador
antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6701
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am
Localização: Porto

Re: Dicas para iniciantes

#3 Mensagem por antoniojulio » quarta jun 14, 2017 5:09 pm

Bem vindo ao Fórum. :green:
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Dicas para iniciantes

#4 Mensagem por Jorge Silva » quarta jun 14, 2017 5:24 pm

Muito bem vindo ao Fórum.

Como já aqui foi dito e bem pelo Tiago, organizar, evitar limpar ( só mesmo em ultimo recurso) e "saber comprar".

Se puder adquirir nos melhores estados de conservação possível evita mais tarde substituições.
Nas plataformas online foi onde fiz negócios mais vantajosos mas outros terão outras opiniões.
Nunca vá para um negócio com duvidas, retire-as antes.
Não tenha pressa em gastar dinheiro, ele custa muito a ganhar.
Visite se tiver tempo as feiras de coleccionismo, e páre, olhe e escute, se tiver esclarecido o suficiente compre.
Quais os acabamentos de uma moeda assim como o seu estado de conservação, pode poupar muito dinheiro ou perder muito dinheiro.
Na numismática o coleccionismo é muito variado, moedas normais, comemorativas e outras.
Nas outras terá que ter o máximo de cuidado, porque são moedas de acabamentos especiais e pode pagar gato por lebre.
Digo~lhe e para acabar que tenho boas e más recordações dos negócios que já fiz, balança equilibrada.
A si desejo-lhe boa sorte e que tenha mais sucesso do que eu.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Avatar do Utilizador
M Machado
Reinado D.João II
Mensagens: 1168
Registado: quinta nov 30, 2006 12:47 am
Localização: Açores

Re: Dicas para iniciantes

#5 Mensagem por M Machado » quarta jun 14, 2017 10:45 pm

Bem-vindo ao Fórum!
Acho que já está informado, por onde começar...

Avatar do Utilizador
Dias
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: terça jun 13, 2017 1:54 pm

Re: Dicas para iniciantes

#6 Mensagem por Dias » quinta jun 15, 2017 5:59 pm

Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Pelo que já percebi em matéria de numismática precisa-se estudar muito e também antes de comprar/vender/trocar qualquer moeda. Tenho pesquisado pelo fórum e recolhi muito aprendizado, e inclusive já estou usando na prática.

Ontem quase comprei por engano uma falsificação de moeda de prata "patacão" de 1850 em uma loja de quinquilharias da minha cidade.
O dono da loja creio que percebeu de alguma maneira que sou um iniciante no colecionismo de moedas e me ofereceu umas moedas com datas mais recentes do período da República do brasil feitas de aço inox, bronze-alumínio e níquel e também mostrou algumas de prata da época do Império, logo me interessei por essas últimas, e por uma em particular que me chamou bastante atenção à primeira vista. Atento, logo desconfiei que uma dessas moedas em particular aparentava ser uma falsificação. Notei que a mesma estava com um aspecto de pátina artificial, dei um jeito de, no celular, checar em um catálogo de moedas em arquivo pdf o qual tinha feito download pra comparar os detalhes e saber as especificações de peso, diâmetro etc. Daí no celular também baixei um aplicativo paquímetro digital para verificação, e depois fui com a dita moeda em mãos numa loja vizinha na qual havia uma balança de precisão e pedi para pesá-la. Após tudo isso, pude perceber na comparação com o catálogo que havia pequenas diferenças quase não percebíveis nas letras e efigie, e que também ao pesar havia diferença do dados informados no catálogo de moedas à menor. Constatei que seria provavelmente uma falsificação e não a comprei.

Esta foi, acredito que minha primeira experiência da qual tirei bom proveito do que aprendi com dicas e leituras de tópicos no fórum e de indicações e experiências de membros.
Creio que este seja o caminho certo, e penso muitos iniciantes passam também por experiências análogas a essa que vivi.
Última edição por Dias em quinta jun 15, 2017 7:28 pm, editado 1 vez no total.

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5869
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: Dicas para iniciantes

#7 Mensagem por limburgo » quinta jun 15, 2017 6:53 pm

Seja bem vindo :thumbupleft:
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Avatar do Utilizador
VMNV
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1600
Registado: quinta out 18, 2007 9:48 am

Re: Dicas para iniciantes

#8 Mensagem por VMNV » sexta jun 16, 2017 6:22 am

Bem vindo ao forum!

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Dicas para iniciantes

#9 Mensagem por RubenGMelo » sexta jun 16, 2017 4:10 pm

Jorge Silva Escreveu: Se puder adquirir nos melhores estados de conservação possível evita mais tarde substituições.

Um dos melhores conselhos que pode ter, e muitas vezes o erro que mais cometemos!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Dicas para iniciantes

#10 Mensagem por soga80 » sexta jun 16, 2017 4:47 pm

Bem vindo...

Responder

Voltar para “Numismática em geral”