Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça out 23, 2018 10:48 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: X Centavos de ?
MensagemEnviado: quarta jan 24, 2018 11:11 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
jdickson Escreveu:
fernanrei Escreveu:
jdickson Escreveu:
A verdade é que se consegue percepcionar o esboço dos escudetes na face que não existe, o que me parece incompatível com um ensaio uniface...
Penso que a moeda em referência apenas tem o reverso estampado e a primeira foto é uma uni-face, ou então não estou a perceber a mensagem :think:

Numa moeda uniface, existe uma face completamente lisa, pois não foi submetida a qualquer cunho; ora na face supostamente lisa desta moeda, consegue-se perceber o desenho (e, parece-me, o relevo) dos escudetes que nunca deveriam estar ali, nem sequer em esboço.

A pergunta que gostaria de ver respondida é se a última foto representa a mesma moeda nas duas faces apresentadas, a que tem os escudos visíveis e a que tem vestígios. Pelo que sei, se a prensa mecânica estiver afinada para uma cunhagem normal e der uma batida apenas com o cunho de uma das faces, a lisa ficará com marcas incusas da estampagem, por isso é que é importante perceber se as duas fotos representam a mesma moeda. Se assim for, prova que foi um ensaio da pressão de estampagem.

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 1:02 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm
A pergunta que gostaria de ver respondida é se a última foto representa a mesma moeda nas duas faces apresentadas, a que tem os escudos visíveis e a que tem vestígios. Pelo que sei, se a prensa mecânica estiver afinada para uma cunhagem normal e der uma batida apenas com o cunho de uma das faces, a lisa ficará com marcas incusas da estampagem, por isso é que é importante perceber se as duas fotos representam a mesma moeda. Se assim for, prova que foi um ensaio da pressão de estampagem.[/quote]

Caro Fernanrei
A moeda é a que está no alvéolo, só tenho essa, retirei-a e é a mesma da foto que esta em baixo bem como a da que está na balança, a outra é uma X centavos de 1969 mas normal para comparação.

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 1:26 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
arcalhanas Escreveu:
A pergunta que gostaria de ver respondida é se a última foto representa a mesma moeda nas duas faces apresentadas, a que tem os escudos visíveis e a que tem vestígios. Pelo que sei, se a prensa mecânica estiver afinada para uma cunhagem normal e der uma batida apenas com o cunho de uma das faces, a lisa ficará com marcas incusas da estampagem, por isso é que é importante perceber se as duas fotos representam a mesma moeda. Se assim for, prova que foi um ensaio da pressão de estampagem.

Caro Fernanrei
A moeda é a que está no alvéolo, só tenho essa, retirei-a e é a mesma da foto que esta em baixo bem como a da que está na balança, a outra é uma X centavos de 1969 mas normal para comparação.[/quote]
:thumbupleft:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal