1 cêntimo e 2 cêntimos

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Collectorr
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 219
Registado: quarta dez 26, 2018 6:44 pm

1 cêntimo e 2 cêntimos

#1 Mensagem por Collectorr » quarta abr 01, 2020 3:16 pm

Boa tarde
Agradeço todos os comentários e opiniões.
Penso ser muito raro.
Obrigado
Imagem
Imagem



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6376
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#2 Mensagem por fernanrei » sexta abr 03, 2020 11:28 pm

Qual o peso e o diâmetro de ambos os discos?
:D FMMRei :D

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4080
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#3 Mensagem por limburgo » sábado abr 04, 2020 6:55 am

Na minha opiniao sao duas chapas sem qualquer valor.
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4546
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#4 Mensagem por carlos47 » sábado abr 04, 2020 8:27 am

Mesmo que o peso e medida coincida com moedas de 1 ou de 2 centimos (ou qualquer outra coisa) se não tiver nenhum detalhe que permita identificar incontestavelmente ,serão simplesmente chapas
E na minha opinião mesmo que se identificasse a face comum , ainda assim não poderia identificar a moeda,mas sempre teria algum interesse,neste caso nenhum ,a meu ver
Devido `particularidade da constituição das moedas de cêntimos,é possivel saber se são discos de moedas de centimos,mas serão sempre chapinhas curiosas

Collectorr
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 219
Registado: quarta dez 26, 2018 6:44 pm

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#5 Mensagem por Collectorr » sábado abr 04, 2020 1:41 pm

o peso e o diâmetro das moedas é o mesmo das 1 cêntimo e 2 cêntimos e o íman também agarra as duas.
Tenho mais estas, veio tudo numa troca que eu fiz e no lote todo vinha isto.
Ele disse que isso veio da casa da moeda onde o pai trabalhou.

Imagem
Imagem
Imagem

As primeiras parece ser duas medalhas não acabadas

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6376
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#6 Mensagem por fernanrei » sábado abr 04, 2020 1:52 pm

Pelos dados apresentados, pessoalmente fico tentado a pensar que estariam a fazer medalhas. No entanto vou concordar com o que já alguém apontou, sem mais dados complementares apenas podemos aceitar que sejam boas curiosidades :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4546
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#7 Mensagem por carlos47 » sábado abr 04, 2020 1:56 pm

Com esse complemento de informação é plausível que sejam discos de moedas
Última edição por carlos47 em sábado abr 04, 2020 1:59 pm, editado 1 vez no total.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8315
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#8 Mensagem por MCarvalho » sábado abr 04, 2020 1:59 pm

São várias moedas da última série de escudos que foram desbastadas numa fresa. O facto de terem rebordo mostra que foram cunhadas anteriormente.

Nós cêntimos foi feito o mesmo.
MCarvalho

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8315
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#9 Mensagem por MCarvalho » sábado abr 04, 2020 2:01 pm

carlos47 Escreveu:
sábado abr 04, 2020 1:56 pm
Com esse complemento de informação é plausível que sejam discos de moedas
Que o caro Carvalho que muito aprecio me desculpe mas as moedas de centimos não suportariam um desbaste
ups
Sim, poderia retirar a capa.
Em todo o caso, os escudos têm rebordo, e a primeira dos cêntimos parece ter marcas de limagem
MCarvalho

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8315
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: 1 cêntimo e 2 cêntimos

#10 Mensagem por MCarvalho » sábado abr 04, 2020 2:03 pm

(as mensagens ficaram desordenadas? terá sido por estarem a ser escritas em simultâneo)
MCarvalho

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”