Variantes de Orla nas moedas de 50 Centavos do Brasil

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Rogbert
Reinado D.João V
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

Variantes de Orla nas moedas de 50 Centavos do Brasil

#1 Mensagem por Rogbert » segunda abr 13, 2020 9:35 pm

Nestes dias de COVID-19 e muito tempo livre e com poucas novidades numismáticas, decidi publicar um assunto um pouco longo. Pode ser chato para quem não gosta do assunto, muito detalhista para algums, mas quem sabe distraia um poucos os colegas que estão em casa com tempo.

Eu particularmente, sempre gostei das moedas de 50 centavos da segunda família do Real. Com disco mais grosso, letras na orla, e depois da mudança do metal de níquel para aço cromo (sempre admirei o brilho das moedas de 50 centavos, e acabei descobrindo que o metal delas é 17% cromo, o que dá a elas esse brilho e durabilidade), deixando elas muito mais bonitas e duráveis. Mas as letras na orla é a principal marca desta moeda em minha opinião.

Como já é fato conhecido, os discos do Real são feitos fora da Casa da Moeda, e somente cunhados lá. As moedas de 50 centavos, já sabemos também, vem com a escrita ORDEM E PROGRESSO * BRASIL* já gravado no disco. Na cunhagem, estatisticamente as letras sairiam voltadas para um lado ou outro em uma proporção de 50% cada.

Sempre curioso, há tempos notei que haviam letras diferentes na orla. Algo também que não é novidade e é discutido já há algum tempo por vários colegas e reportado por ai, mas vou falar do que eu, particularmente vi. As primeiras variações percebi por volta de 2010, abaixo uma imagem que tem na minha visão pessoal, de cima para baixo legenda 2009 nova, 2009 antiga, 2010 nova letras grandes e 2010 nova letras pequenas. Sempre fiz imagens com scanner, mesma resolução para poder comparar tamanhos de forma mais precisa, o que em fotos nem sempre é possível. Abaixo uma pilha delas.

Imagem

Dai então fui ano a ano guardando as moedas de 50 centavos que achava com letras diferentes. E com o aumento do interesse no Brasil por moedas anômalas em 2019 fiz um compilado do que eu tinha juntado, fiz uma lista e publiquei.

Nesta lista fiz um apanhado de 8 tipos diferentes, inventei nomes e códigos para classificar a meu gosto, então não são nomes técnicos, mas que fui dando com o tempo, então não liguem se soarem estranho. Abaixo os tipos que achei :

Imagem

Para as identificar, eu separei :

T00 - Letra G em seta Níquel = O G parece uma seta em círculo no níquel.
T01 - Letra G em seta = O G parece uma seta em círculo no inox.
T02 - Letra G Normal = O G é outra fonte sem formato de seta.
T03 - Letra G Pequena = O G similar ao anterior mas menor.
T04 - Letra G Diferente (?) = Esta é uma variante que tenho dúvidas, mas a citei.
T05 - Letra G Normal Itálico = O G parece o T02, mas em itálico.
T06 - Letra G em seta longa = O G parece o T01, mas com traços maiores na seta.
T07 - Letra G Pequena 2 = O G parece o T03 mas diferente no traço vertical.

Nos meus apontamentos, identifiquei as letras em determinadas datas. Claro como é uma amostragem pessoal e de alguns colegas, podem aparecer mais letras em datas, mas creio ser uma boa base. Sei também que alguns colegas podem dizer que são apenas letras diferentes por cunhagens fracas ou forte, mas não são na minha opinião, ainda menos quando comparadas com outras letras. Abaixo as letras que achei por ano :

Imagem

Bem, e por que essas diferenças? Fiz um artigo no Boletim 79 da Sociedade Numismática Paranaense discorrendo bem mais sobre o assunto, até chutei atribuir algumas letras a fabricantes, mas sendo mais sucinto, minha opinião é que seriam de fornecedores diferentes. Buscando dados na Casa da Moeda, se nota que os fornecedores de discos só começaram a se diversificar em 2009, batendo com as letras diferentes.

Tentei juntar dados, e chequei a conclusão a seguir, embora posso estar errado pois não tenho dados completos, mas novamente acho que é uma boa estimativa. Os fornecedores seriam :

Fornecedor : Três S Ferramentas de Precisão Ltda - Forneceu discos todo ano de 2008 a 2019.
Fornecedor : EBF Vaz Industria e Comercio Ltda - Forneceu discos em 2009/2010/2012/2013.
Fornecedor : EBF Revestimentos Metálicos Ltda - Forneceu discos em 2015.
Fornecedor : Compania Europea De Cospeles S.A - Forneceu discos todo ano de 2015 a 2019.
Fornecedor : China Banknote - Forneceu discos todo ano de 2016 a 2019.
Fornecedor : MONEA - Forneceu discos em 2018 e 2019.

Me faltam dados, pois sei que eles forneceram discos, mas não sei quais discos, e há outros detalhes, como uso de estoques de um ano para o outro, na Casa da Moeda, mas se conclui que diversos fornecedores devem ter fornecido discos com letras diferentes, daí as variações.

Fato interessante que tivemos fornecedores estrangeiros de discos do Real, e nem percebemos. Creio que a precisão hoje de produção não vai gerar discos muito diferentes para podermos identificar, mas as letras na orla sim.

Para exemplificar isso, abaixo imagens das letras das moedas de 50 centavos de 2019 com letra A, da Royal Duth Mint. Como vemos elas são bem características, mas como elas são identificadas pela letra A são uma moeda a parte. Podemos registrar mas não acharemos datas diferentes com essa letra, como pode acontece em outros tipos. Vale registrar que nestas também as letras são vistas dos dois sentidos igualmente.

Imagem

Alguns colegas perguntam então, são raras ? Tem alguma que vale mais ? Bem, se levando em conta que as letras viriam do fabricante e sempre em grandes lotes, nenhuma deve ser rara, todas comuns. No máximo alguma em algum caso de estoque de um ano que sobrou para o outro pode deixar alguma escassa, mas mesmo assim não deve ser difícil achar todas por ai.

Na minha opinião rara mesmo é a moeda sem as letras na orla. Discos sem cunhar podem aparecer, são até comuns. Um grande colecionador me disse que tem dúzias de cada guardadas nos anos que juntou, eu mesmo vi vários, mas o 50 centavos sem letras na orla nunca tinha visto.

E por uma daquelas obras do destino, montando a lista em 2019 e com isso prestando mais atenção nelas, não é que me chegou as mãos no troco uma sem as letras? Eu mesmo quando peguei achei ser falsa que não se deram ao trabalho de fazer as letras, mas olhando com lupa, fui notando que estava errado. Digitalizei imagem pra comparar, verifiquei peso (é de 2002 e tem peso igual a outra de 2002 na mesma balança em duas casas) apresentei para colegas que gostam e colecionam em encontros em SP e todos concordaram ser verdadeira. Então a guardei, imagem abaixo :

Imagem

Pesquisei pela internet, e parece que há algumas outras por ai, mas infelizmente nunca pude ver em mãos, mas se há uma moeda variante de orla que vale a pena procurar é esta.

Então deixo a curiosidade sobre as orlas para os colegas, se algum colega gosta deste tipo de moeda, e tem em casa algumas pode se distrair dando uma olhada com uma boa lupa, separar mais algumas pra coleção quem sabe, se distrair um pouco. Se não, espero ao menos ter ajudado um pouco a passar o tédio numismático dos que leram estas linhas.

Abraços.

jaimecosta
Reinado D.Maria II
Registado: segunda ago 29, 2011 7:23 pm

Re: Variantes de Orla mas moedas de 50 Centavos do Brasil

#2 Mensagem por jaimecosta » segunda abr 13, 2020 10:00 pm

Excelente pesquisa realizada pelo amigo :clap3: :clap3:
Me recordo do Tópico referente as bordas que fez anteriormente e também da opinião dos demais membros do Fórum dizendo que não seriam variantes já que vieram de fornecedores terceirizados.
Mas creio que a pesquisa está no caminho certo e somente com o tempo e com mais estudos vindouros irá colocar estas diferenças nos catálogos de moedas brasileiras.
Com relação ao Boletim da SNP , teve alguma manifestação do membros ?
Preservar o passado para que o futuro possa aprender

LSalema
Reinado D.Filipe I
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Variantes de Orla nas moedas de 50 Centavos do Brasil

#3 Mensagem por LSalema » terça abr 14, 2020 12:11 am

Parabéns pela pesquisa, vou ficar de olho nas moeda de 2019, vai que eu acho uma sem as letras.
A informação dos fornecedores achei muito interessante, obrigado por partilhar conosco. :thumbs:
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#4 Mensagem por silvio2 » terça abr 14, 2020 9:17 am

Muito interessante, sem dúvida, este "curioso" trabalho de pesquisa e análise sobre a orla (bordo) das moedas de 50 centavos do Brasil. :)
Obrigado, caro Rogério, pela disponibilidade e partilha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Rogbert
Reinado D.João V
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

#5 Mensagem por Rogbert » terça abr 14, 2020 12:13 pm

Caro jaimecosta,

Sobre o retorno no boletim, na verdade como dito e observado por você, as conversas sobre elas vem há muito tempo, quase uma década, e converso com colegas disso faz tempos, e com eles também é aceito que o mais provável seja os fornecedores diferentes, então juntei informações e opiniões de muito tempo, inclusive as opiniões do fórum aqui, e consegui dados das licitações da Casa da Moeda e juntei tudo com os tipos diferentes que separei nas moeda todo esse tempo e saiu essa lista com informações para justificar as letras, então os colegas com quem mais converso já tinham dado opinão antes do texto no boletim, e para os novos interessados, como é muito difícil explicar tudo isso em uma conversa, há o texto para ler.

No início, com as primeiras se pensava que seria algo como uma troca de virola, ou por quebra e ou por uso de uma nova ferramenta, mas com o tempo e com informações que vieram, se percebeu que a possibilidade maior seria novos fornecedores. Com a Lei de Acesso a Informação tivemos muito acesso a dados de compras da Casa da Moeda, onde se podem ver os detalhes de compras de discos, de qual fornecedor e qual data, embora não vi ainda nos dados sobre quais tipos de discos eram fornecidos. Se todos, ou só alguns.

Dai ficou meio óbvio que as mudanças nas letras era do fato de fornecedores diferentes de discos, pois batiam os tipos novos com novos fornecedores. Claro, não podemos descartar que haja um fornecedor que trocou a ferramenta por quebra, uso de nova tecnologia ou mesmo a pedido da Casa da Moeda, mas fiz alguns chutes de comparar tipo por fornecedor. Por exemplo, o Três S Ferramentas de Precisão Ltda que forneceu discos de 2008 a 2019, deve ser o da letra tipo T01 que se encontra em quase todos estes anos, e o T06 que só vi compras em 2018 e 2019 pode vir da MONEA, pois ela só forneceu estes anos, e é possível juntar mais alguns fornecedores assim por ano que forneceu e tipo que saiu. Mas como não sei que discos cada um forneceu com documentos, ou se ficam estoques na Casa Da Moeda de um ano para o outro, só posso chutar.

Quem sabe algum colega consegue informações e podemos dizer com documentos que tal tipo é de tal fornecedor não ? Mas até lá, creio ser provável e seguro dizer realmente que as letras vem de fornecedores diferentes, mas se se descobrir que um fornecedor trocou a ferramenta e teve dois tipos de letras, acho totalmente provável também.

Já quanto a sair em catálogos, como eu disse não há moedas raras nas letras diferentes (ao menos nas que eu pesquisei, claro pode aparecer algo novo por ai), ao menos se for variante assim que venha do fornecedor sempre existirão milhões. Se nem as 5 e 50 centavos com cunhos de bustos diferentes foram listados neles, estas também não creio haver interesse de listar.

Mas há o caso do fantástico trabalho do colega Edil Gomes no livro que saiu ano passado o Manual de Erros em Moedas, onde diversos tipos diferentes são mostrados, creio que já em um livro assim elas poderiam ser comentadas, algo mais especializado. Inclusive para quem gosta de variantes e não leu o livro ainda eu recomendo, há fotos de peças lindas e textos muito bons sobre como ocorrem. Fica a dica ai para ler.

Abraços, e obrigado aos colegas pelas palavras de apoio.

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » terça abr 14, 2020 12:24 pm

Congratulo-o pelo trabalho apresentado, tanto pelo trabalho de pesquisa extenso como pela qualidade da análise executada. :clap3:
:D FMMRei :D

LSalema
Reinado D.Filipe I
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

#7 Mensagem por LSalema » quarta abr 15, 2020 4:35 am

Indico também o livro de Edil Gomes "o Manual de Erros em Moedas", muito bom.
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

fcar
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta dez 07, 2018 12:27 am

#8 Mensagem por fcar » terça abr 21, 2020 3:00 am

obrigado por compartilhar, eu perdi bastante tempo nas minhas, sem referência não fui muito longe, hoje eu guardo apenas uma de cada ano com orla/letra para cima e para baixo, quando tiver um tempo vou verificar novamente as que eu tenho aqui.

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”