2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem
Responder
Mensagem
Autor
Vicentino
Escudinho da II República
Mensagens: 18
Registado: sábado jul 11, 2020 1:52 pm

2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

#1 Mensagem por Vicentino » segunda jul 27, 2020 9:21 pm

Boa noite a todos,

Gostava de saber a vossa opinião acerca de uma moeda de 2$50 de 1951. Em análise detalhada, verifico a presença de pequenos "sinais", redondos, em alguns locais de ambas as faces da moeda. Não me parece que tenha sido also feito à posteriori, uma vez que a moeda não apresenta sinais adicionais de desgaste, e as marcas são bastante bem definidas. A minha questão é a seguinte: podem estas marcas ser consideradas um defeito/erro de cunhagem? Existe alguém que já tenha detectado semelhantes marcas em outras moedas da mesma série?

Imagem

Imagem



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9516
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

#2 Mensagem por silvio2 » segunda jul 27, 2020 10:09 pm

Caro Gil

Com todo o respeito e até prova em contrário, acho que a moeda seja "falsa" e terá sido obtida pelo método de fundição. Para melhor entender "do que é que eu estou a falar" dê uma vista d'olhos, no seguinte Tópico Falsas por: FUNDIÇÃO / GALVANOPLASTIA / PUNÇÕES / VICIADAS
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: 2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

#3 Mensagem por Mmatos » segunda jul 27, 2020 11:46 pm

Vicentino Escreveu:
segunda jul 27, 2020 9:21 pm

Gostava de saber a vossa opinião acerca de uma moeda de 2$50 de 1951. Em análise detalhada, verifico a presença de pequenos "sinais", redondos, em alguns locais de ambas as faces da moeda.
....
Já viu a moeda fora do alvéolo ? Esses "redondos" parecem-me bolhas de verniz que ao ser mal aplicado secou e ficaram essas marcas. Aqui há uns anos era vulgar envernizarem-se as moedas para não oxidarem.

Avatar do Utilizador
mmartins
Reinado D.Carlos
Mensagens: 144
Registado: terça mar 19, 2013 11:11 am
Localização: FLG

Re: 2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

#4 Mensagem por mmartins » terça jul 28, 2020 3:37 pm

A moeda é boa e não é fundida.
Muito provavelmente, como diz o Mmatos, é verniz. Retire-a do alvéolo e limpe-a com acetona. Não vai estragar nada e logo se vê o resultado.
Jorge ;)

Avatar do Utilizador
smertola
Reinado D.Fernando
Mensagens: 1369
Registado: domingo jan 25, 2009 5:53 pm
Localização: Amadora

Re: 2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

#5 Mensagem por smertola » terça jul 28, 2020 5:05 pm

Aparenta realmente estar envernizada.
Como foi dito passe com acetona (pura) na moeda é ficará resolvido certamente.
Cumprimentos,

Sérgio Mértola

http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-smertola

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11052
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

#6 Mensagem por fernanrei » terça jul 28, 2020 10:04 pm

No meu ponto de vista, nem verniz nem defeito de cunhagem. Pelo que se pode observar, tendo em conta a possibilidade da ilusão óptica, são marcas feitas depois da cunhagem da moeda. Parece-me que a moeda foi sujeita à interposição de duas superfícies, que depois de forçada a proximidade, levou à deformação da superfície da mesma. Creio que essas pequenas irregularidades sejam a reprodução das ligeiras projecções de uma das superfícies.. :thumbupleft: Falsificar uma moeda tão barata é um mau negócio... :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Vicentino
Escudinho da II República
Mensagens: 18
Registado: sábado jul 11, 2020 1:52 pm

Re: 2$50 de 1951 - erros de cunhagem?

#7 Mensagem por Vicentino » terça ago 04, 2020 6:11 pm

Boa tarde a todos,

Agradeço os comentários relativos à situação que expus. Retirei a moeda do alvéolo, e coloquei um pouco de acetona para verificar se as marcas seriam causadas por verniz. Mas efectivamente nada aconteceu, e com uma análise de toque na moeda, noto que as irregularidades estão efectivamente cravadas nas faces da mesma. Algo terá acontecido, e embora não haja uma resposta clara, mantê-la-ei, cautelosamente, como um caso "particular" da colecção.

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”