Disco cortado. Erro ou vandalismo de época?

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
km#29
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 19, 2020 11:23 am

Disco cortado. Erro ou vandalismo de época?

#1 Mensagem por km#29 » quarta ago 05, 2020 7:28 pm

CR$1,00 1946

Estava olhando este detalhe mas não consigo definir se é erro no corte do disco ou de foi vandalizada.
O perfil e o reverso tem características de erro no corte, mas o detalhe na borda do corte no obverso parece indicar que foi cortada após a cunhagem.
A coloração na superfície do corte é compatível com a do resto da moeda.

Ideias?

Grato

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6376
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Disco cortado. Erro ou vandalismo de época?

#2 Mensagem por fernanrei » quinta ago 06, 2020 9:17 am

Na minha opinião, o defeito apresentado foi feito depois da moeda estar cunhada. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

km#29
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 19, 2020 11:23 am

Re: Disco cortado. Erro ou vandalismo de época?

#3 Mensagem por km#29 » quinta ago 06, 2020 5:08 pm

fernanrei Escreveu:
quinta ago 06, 2020 9:17 am
Na minha opinião, o defeito apresentado foi feito depois da moeda estar cunhada. :thumbupleft:
Concordo.

Mas seria muito fácil passar a perna em um novato que não percebe o significado da borda no obverso.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6376
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Disco cortado. Erro ou vandalismo de época?

#4 Mensagem por fernanrei » quinta ago 06, 2020 6:15 pm

km#29 Escreveu:
quinta ago 06, 2020 5:08 pm
fernanrei Escreveu:
quinta ago 06, 2020 9:17 am
Na minha opinião, o defeito apresentado foi feito depois da moeda estar cunhada. :thumbupleft:
Concordo.

Mas seria muito fácil passar a perna em um novato que não percebe o significado da borda no obverso.
Concordo consigo :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”