2$50 - 1974 - 74 Dupla batida

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Mmatos
Reinado D.Manuel I
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Re: 2$50 - 1974 - 74 Dupla batida

#11 Mensagem por Mmatos » segunda set 05, 2011 7:44 pm

X centavos 1951 - Eixo vertical
X centavos 1965 - Eixo vertical
X centavos 1968 - Eixo vertical
XX centavos 1951 - Eixo vertical
XX centavos 1964 - Eixo vertical
2$50 1964 - Eixo vertical
2$50 1973 - Eixo vertical
Exemplos de moedas feitas num tempo de "quasi-anarquia chamada de liberdade pela esquerda"...

trofa
Reinado D.Pedro V
Registado: sábado jan 22, 2011 9:05 pm

#12 Mensagem por trofa » terça set 06, 2011 8:51 am

Mmatos Escreveu:X centavos 1951 - Eixo vertical
X centavos 1965 - Eixo vertical
X centavos 1968 - Eixo vertical
XX centavos 1951 - Eixo vertical
XX centavos 1964 - Eixo vertical
2$50 1964 - Eixo vertical
2$50 1973 - Eixo vertical
Exemplos de moedas feitas num tempo de "quasi-anarquia chamada de liberdade pela esquerda"...
Embora concorde que no período pós 25 de Abril aconteceram muitos disparates, a verdade é que os exemplos acima foram mal seleccionados, dado que são tudo moedas referentes à fase pré 25 de Abril de 1974.
Semper Discentes

Mmatos
Reinado D.Manuel I

#13 Mensagem por Mmatos » terça set 06, 2011 5:13 pm

trofa Escreveu: Embora concorde que no período pós 25 de Abril aconteceram muitos disparates, a verdade é que os exemplos acima foram mal seleccionados, dado que são tudo moedas referentes à fase pré 25 de Abril de 1974.

Caro amigo, o meu comentário era irónico... pois gostaria de saber qual a justificação para a existência das moedas que citei. Se calhar era algum "vermelhusco esquerdista" a boicotar o bom trabalho da múmia de Stª Comba...

trofa
Reinado D.Pedro V
Registado: sábado jan 22, 2011 9:05 pm

#14 Mensagem por trofa » quarta set 07, 2011 10:46 am

Mmatos Escreveu:
trofa Escreveu: Embora concorde que no período pós 25 de Abril aconteceram muitos disparates, a verdade é que os exemplos acima foram mal seleccionados, dado que são tudo moedas referentes à fase pré 25 de Abril de 1974.

Caro amigo, o meu comentário era irónico... pois gostaria de saber qual a justificação para a existência das moedas que citei. Se calhar era algum "vermelhusco esquerdista" a boicotar o bom trabalho da múmia de Stª Comba...

Caro Mmatos,
Peço desculpa pois não compreendi a ironia :beer:

Em todo o caso, penso que existe uma lenda, pelo menos já a ouvi (ou li, não me recorda) em que nesse período haveria um director da Casa da Moeda (engraçado que nunca há nomes nestas histórias), que teria uma colecção onde valorizava os erros. Como tal mandava produzir umas centenas ou poucas milhares de moedas com erros guardando algumas para si e colocando as restantes em circulação para valorizar o erro.
Será história, será verdade?

Em todo o caso, nesse período o número de tiragens por emissão disparou, atingindo em certos casos as dezenas de milhar, algo que antes não ocorria. Pelo que poderá ter apenas havido uma verdadeira incapacidade por parte do controlo de qualidade ainda não habituado a este nível de produção (isto sou eu a divagar).
Semper Discentes

Mmatos
Reinado D.Manuel I

#15 Mensagem por Mmatos » quarta set 07, 2011 3:55 pm

trofa Escreveu: Em todo o caso, nesse período o número de tiragens por emissão disparou, atingindo em certos casos as dezenas de milhar, algo que antes não ocorria. Pelo que poderá ter apenas havido uma verdadeira incapacidade por parte do controlo de qualidade ainda não habituado a este nível de produção (isto sou eu a divagar).
Caro amigo, também vou mais por essa explicação, que é a mais lógica, pois quem analisar o nº de moedas cunhadas nos anos em que existem desvios de eixos, verá que foram anos em houve um número muito elevado de moedas cunhadas, algumas na ordem das dezenas de milhões. Isto tanto se aplica a antes como a depois do 25 de Abril. O que eu quis evidenciar com o meu comentário é que há sempre alguém a agitar certos "fantasmas" que têm costas largas para levar com culpas de tudo e mais alguma coisa.

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#16 Mensagem por tm1950 » quarta set 07, 2011 5:21 pm

Deixem-me apenas dizer quatro coisinhas:
1. Não sei se esta interessante moeda com que o Ramiro nos presenteou foi cunhada antes ou depois de 25Abr1974. Até admito como mais provável que tenha sido antes, mas não sei.
2. Em conversa com um sujeito que anda na Numismática há uns anos, referiu-me que, desde os anos 196_, já viu as prensas da Casa da Moeda a funcionar por várias vezes e sempre surgiram paragens inopinadas por mau funcionamento. Na cunhagem dos mais de 22 milhões de exemplares que foram emitidos com esta data certamente que terão surgido centenas de moedas com defeito. A maior parte destas terão sido detectadas, mas é impossível apanhá-las a todas.
3. Um Director da Casa da Moeda não precisaria de dar uma ordem para cunharem moedas com defeito, pois isso iria acontecer naturalmente.
4. Como prefiro acreditar nas pessoas, admito mais facilmente que o Director do tempo dos Centavos de 1922 não tenha retirado os seis exemplares da Casa da Moeda, e, se o fez, admito como mais razoável que foi sem intenção de dali tirar dividendos para ajudar a sustentar a família. Dos outros Directores tenho a mesma impressão, até provas em contrário. Serei um ingénuo, mas é assim.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#17 Mensagem por Jorge Silva » quinta mar 08, 2012 7:21 am

Este sim é um bom erro.
Cumprimentos
Jorge Silva
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am

#18 Mensagem por antoniojulio » sexta mar 09, 2012 1:57 pm

Bom erro. :green:
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”