D. Manuel 3.1.12 ??Ajuda

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

Caetobriga
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

D. Manuel 3.1.12 ??Ajuda

Mensagempor Caetobriga » quinta out 30, 2014 10:54 pm

Penso que tal como um outro que apresentei anteriormente ( viewtopic.php?f=100&t=105916 )estes 2 penso que tem a mesma referência. Não sou entendido mas como estavam juntos poderão até ter o mesmo cunho ou então estou a dizer uma bacorada. Desde já agradeço a confirmação da referência (3.1.12) porque posso estar redondamente enganado.

ImagemImagem

Este está bonito.
ImagemImagem

Desde já obrigado.

zirtam
Reinado D.Fernando
Registado: sexta mai 11, 2007 6:12 pm

Re: D. Manuel 3.1.12 ??Ajuda

Mensagempor zirtam » quinta out 30, 2014 11:09 pm

Considero 3.1.14, porque a torre central não corta totalmente a circunferência.
Zirtam / Duarte Soares

As almas grandes têm muito em conta as coisas pequenas.

Diz não às falsificações

Caetobriga
Reinado D.João IV

Mensagempor Caetobriga » quinta out 30, 2014 11:11 pm

Para os dois? Não reparei nesse pormenor do primeiro. Obrigado.

Guerras84
Reinado D.Maria I
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Mensagempor Guerras84 » quinta out 30, 2014 11:22 pm

Olá
na primeira moeda a dúvida é se a torre toca ou corta a circunferência. Na minha opinião, toca a circunferência, pelo que sugiro a referencia 3.1.14.
Na segunda moeda a referencia 3.1.12 assenta bem se os escudetes apresentarem besantes.
Se confirmar a inexistência de besantes nos escudetes então a referencia que sugiro é a 3.1.13. Creio que no escudete inferior é possível ver pelo menos 1 dos besantes.
No subforum ceitis acho que não há nada contra as "bacoradas". :beer:
Cumprimentos
CGuerra

Caetobriga
Reinado D.João IV

Mensagempor Caetobriga » sexta out 31, 2014 12:00 am

Obrigado. Nem pensei nos besantes. Na primeira as ameias estão no lugar da circunferência pelo que posso considerar que corta a circunferência. Na segunda parece haver um vestígio de besante no escudete da esquerda e um besante ( ou ponto como é só um) no escudete inferior. Eu olhei, olhei e pareciam-me tão iguais e afinal já tenho uma nova referência. Obrigado aos dois.

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Mensagempor Jacinto Silva » sexta out 31, 2014 4:08 pm

Viva

Em relação à primeira moeda, também me parece que a torre central corta a circunferência.
Já em relação ao tipo de “ondas”, inclino-me mais para “ondas contínuas” - referência 3.1.4.

Para determinar o tipo de ondas, normalmente utilizo este método… Que consiste em verificar como se distribuem as curvaturas das ondas, em relação a linhas retas paralelas...Neste caso, parece-me que se distribuem, acima e abaixo das linhas retas, de forma equilibrada... sem predominância de concavidades.

Gostaria de saber o que vos levou a considerar “ondas côncavas”... !?

Imagem

Em relação à 2ª moeda, concordo com a referência D. Manuel I 3.1.12, F. Magro.

Um abraço!
:beer:

Caetobriga
Reinado D.João IV

Mensagempor Caetobriga » sexta out 31, 2014 5:40 pm

Obrigado especialmente pelo método para determinar as ondas. :thumbupleft:

Guerras84
Reinado D.Maria I
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Mensagempor Guerras84 » sábado nov 01, 2014 12:19 am

Olá
... torre que corta a circunferência é aquela que, no mínimo, sobrepõe na totalidade o traço da circunferência.
... torre que toca a circunferência é aquela que toca a circunferência ou sobrepõe em parte o traço da circunferência.
Quanto às ondas, nos exemplos que se seguem a partir do catálogo a primeira tem mar de ondas côncavas e as restantes de continuas. Na minha opinião a moeda tem uma ondas idênticas à primeira do exemplo e largamente diferente dos outros 2 exemplos (ondas continuas).
Imagem
Em parte uso um método idêntico ao do Jacinto que parece bom. Neste caso a onda desenha uma só concavidade, dai côncava! Diria contínua se a onda apresentasse 2 ou 3 concavidades.
Cumprimentos
CGuerra

[

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Mensagempor Jacinto Silva » sábado nov 01, 2014 10:51 pm

Caro Guerra

Obrigado por ter partilhado as suas opiniões.

Guerras84 Escreveu:... torre que corta a circunferência é aquela que, no mínimo, sobrepõe na totalidade o traço da circunferência.
... torre que toca a circunferência é aquela que toca a circunferência ou sobrepõe em parte o traço da circunferência.

Sinceramente, gosto deste método – utilização de conceitos curtos, claros e concisos… E que assentariam perfeitamente junto das correspondentes imagens! É isto que nos faz falta!

Sobre o 1º ceitil certamente haveria muito mais a dizer e provavelmente todos teríamos as nossas razões… Por isso não me vou alongar, mas deixo este quadro que expressa uma opinião minha… Para pensarmos!...

Imagem

Em resposta, certamente dirão os mestres e muito bem “quem quiser que corrija”!

Cumprimentos!
:beer:

Voltar para “D. Manuel”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante