4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#11 Mensagem por carrancho » quinta mar 15, 2018 10:49 am

Tirei novas fotos, parece-me claro que o 3 está lá bem visível a barriga de baixo, entre o limite da moeda e sobrepondo-se à circunferência, entre as 5 e as 6 H.

S.3[.] R


Já agora, a moeda "C" do comparativo parece-me agora mais J2. resumindo:

A, E e C = J2
B, F e D = J3
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#12 Mensagem por fernanrei » quinta mar 15, 2018 11:51 am

Estarmos a usar como certeza classificativa uma incerteza visual :think: penso que não nos levará ao rumo certo. No meu humilde raciocínio, consigo apurar alguns factos que resultam da lógica. Qual é a face mais importante para o soberano? se se mantêm duas legendas com referência a dois Reis diferentes, qual delas deverá ter lugar de destaque? Quanto a mim, por ser híbrido, será de D. Manuel e o aproveitamento de D. João II. É apenas a minha opinião e se me conseguirem convencer de outra hipótese aceito com muito gosto, porque é sinal de que foi feito muito trabalho no sentido de aumentar o conhecimento :beer:
espero que não seja uma brincadeira ou alguma experiência :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#13 Mensagem por carrancho » quinta mar 15, 2018 12:38 pm

Qual é a face mais importante para o soberano? se se mantêm duas legendas com referência a dois Reis diferentes, qual delas deverá ter lugar de destaque?
Caro fernanrei, a face "mais importante" é a do rei mais recente, um híbrido M1/J2 é uma moeda de M1, um híbrido J3/M1 é uma moeda do reinado de J3 (quanto a este ponto acho que todos estão de acordo). Outro facto é que há ceitis com o reverso de J3 e anverso de M1, que deitam por terra qualquer teoria de que nos híbridos resultam do aproveitamento do reverso do reinado passado.

Esta estou fortemente convencido que é J3, não só por todo o aspecto geral da moeda e estilo mas também pela legenda, o 3 está lá mesmo. ;)
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#14 Mensagem por Jacinto Silva » quinta mar 15, 2018 1:31 pm

Viva pessoal

Bom debate! :thumbs:
A minha opinião sobre a leitura da legenda é esta
Híbrido Rev..jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#15 Mensagem por fernanrei » quinta mar 15, 2018 1:39 pm

Jacinto Silva Escreveu:Viva pessoal

Bom debate! :thumbs:
A minha opinião sobre a leitura da legenda é esta
Híbrido Rev..jpg
Também fiquei com essa ideia na primeira abordagem à imagem da moeda, mas depois de olhar melhor comecei a ficar com dúvidas. Parece um três, mas há certeza?
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#16 Mensagem por fernanrei » quinta mar 15, 2018 2:01 pm

fernanrei Escreveu:
Jacinto Silva Escreveu:Viva pessoal

Bom debate! :thumbs:
A minha opinião sobre a leitura da legenda é esta
Híbrido Rev..jpg
Também fiquei com essa ideia na primeira abordagem à imagem da moeda, mas depois de olhar melhor comecei a ficar com dúvidas. Parece um três, mas há certeza?
(continuo a meter a hipótese de ser marosca :think: )
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#17 Mensagem por carrancho » quinta mar 15, 2018 2:54 pm

Não é nenhum teste ou brincadeira fernanrei :) o anverso e reverso que coloquei é mesmo da mesma moeda.
Por falar em teste, agora estou curioso para saber o resultado da minha tentativa em adivinhar o reinado dos reversos colocados pelo Pedro :think:
Há 3 que ficaria muito admirado caso tenha errado.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#18 Mensagem por euoutravez » quinta mar 15, 2018 3:41 pm

Eu só pelo escudo teria dificuldades em atribuir a moeda a João III, mas estando lá o três está a dúvida tirada! :)

Ficamos agora com outra que é a se todas as catalogadas em Manuel I serão híbridos com João III, ou se também existirão com João II.. Provavelmente não, digo eu..

Em relacão às híbridas há muitas teorias, eu era muito adepto da teoria do erro, mas já há algum tempo que me apercebi que os aproveitamentos teriam que ser propositados, pois há alguns que se dão 30 anos depois! Daí também custar-me que se reutilize um cunho que não seja o do escudo, mas também nada no diz que alguns desses reaproveitamentos não terão, alguns deles, sido erros. Resumindo, dificilmente teremos a certeza se todos foram propositados, sabemos certamente que não poderão todos eles ter sido erros..

Quanto á moeda ser atribuída ao rei mais recente, parece não existirem dúvidas.. :D

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#19 Mensagem por Jacinto Silva » quinta mar 15, 2018 4:53 pm

euoutravez Escreveu: Ficamos agora com outra que é a se todas as catalogadas em Manuel I serão híbridos com João III, ou se também existirão com João II.. Provavelmente não, digo eu.. :D
As referências da separata M 5.1.3A e J3 4.1.1A deixam-me dúvidas pela semelhança na tipologia, creio que as 2 moedas podem ser da referência D. João III 4.1.1 A.
Na página 207 do catálogo encontramos mais 2 híbridos M/J2 – ref.ªs 5.1.2b e 5.1.3b. Destes, nada podemos comprovar sobre a sua tipologia, porque só temos registo das legendas.
E por último, na página 209 estão referenciados 3 exemplares M1 5.3.1. Todos estes são híbridos e nunca vi moedas desta referência que não sejam híbridas… Estas sim têm tipologia exatamente igual à referência João II 4.2.4, poderíamos chamar-lhes híbridas M1 5.3.1 / J2 4.2.4... :)

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

#20 Mensagem por euoutravez » quinta mar 15, 2018 5:30 pm

carrancho Escreveu: Por falar em teste, agora estou curioso para saber o resultado da minha tentativa em adivinhar o reinado dos reversos colocados pelo Pedro :think:
Há 3 que ficaria muito admirado caso tenha errado.
LOL! Aquilo não era bem um teste!! Foi só para mostrar que são muito parecidos :)
As duas de cima e a do meio em baixo são João II, as outras duas são João III, acho que desta última vez acertaste :)

Responder

Voltar para “D. João III”