Ceitil híbrido Manuel I / João III

Mensagem
Autor
Marcio Cachapela
Reinado D.Miguel
Mensagens: 329
Registado: terça jan 31, 2023 11:07 pm

Ceitil híbrido Manuel I / João III

#1 Mensagem por Marcio Cachapela » segunda jun 12, 2023 8:00 am

Bom dia caros foristas

Esta pequena está em trânsito para vir ter comigo, mas gostava de ter a vossa opinião sobre a classificação que fiz como hibrída com a verso de Manuel I no a verso, onde apresenta castelo com porta, ladeado por aneletes e onde se nota as partes inferiores das letras MANU.
No reverso por baixo do escudo identificar-se o S seguido do 3, sendo que este está praticamente completo.
Peço desculpa pelas fotos de má qualidade mas enquanto a moeda não chegar apenas tenho estas.
Agradeço desde já as opiniões que queiram dar.

Abraços
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#2 Mensagem por fernanrei » segunda jun 12, 2023 8:46 am

Excelente exemplar em muitos dos aspetos tidos como importantes nos ceitis, nomeadamente os bons relevos, a cunhagem centrada e a existência clara de legenda. Concordo com a sua linha de raciocínio e parece-me ser a referência 4.1.5 (C) do livro dos ceitis de Francisco Magro, no entanto a questão das ondas cria-me alguma renitência... :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Marcio Cachapela
Reinado D.Miguel
Mensagens: 329
Registado: terça jan 31, 2023 11:07 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#3 Mensagem por Marcio Cachapela » segunda jun 12, 2023 5:37 pm

fernanrei Escreveu:
segunda jun 12, 2023 8:46 am
Excelente exemplar em muitos dos aspetos tidos como importantes nos ceitis, nomeadamente os bons relevos, a cunhagem centrada e a existência clara de legenda. Concordo com a sua linha de raciocínio e parece-me ser a referência 4.1.5 (C) do livro dos ceitis de Francisco Magro, no entanto a questão das ondas cria-me alguma renitência... :beer:

Obrigado Fernando pela sua opinião. Eu também iria para essa referência do Magro, mas existe essa questão das ondas, vamos ver se mais alguém quer opinar.
Eu sei que os hibrídos são relativamente mais raros em relação aos outros, tendo este uma raridade de RRR no Magro, mas tendo o livro alguns anos, eu gostaria de saber qual é a situação actual deste tipo de moeda...são realmente raras?
Obrigado mais uma vez.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#4 Mensagem por fernanrei » segunda jun 12, 2023 8:11 pm

Marcio Cachapela Escreveu:
segunda jun 12, 2023 5:37 pm
fernanrei Escreveu:
segunda jun 12, 2023 8:46 am
Excelente exemplar em muitos dos aspetos tidos como importantes nos ceitis, nomeadamente os bons relevos, a cunhagem centrada e a existência clara de legenda. Concordo com a sua linha de raciocínio e parece-me ser a referência 4.1.5 (C) do livro dos ceitis de Francisco Magro, no entanto a questão das ondas cria-me alguma renitência... :beer:

Obrigado Fernando pela sua opinião. Eu também iria para essa referência do Magro, mas existe essa questão das ondas, vamos ver se mais alguém quer opinar.
Eu sei que os hibrídos são relativamente mais raros em relação aos outros, tendo este uma raridade de RRR no Magro, mas tendo o livro alguns anos, eu gostaria de saber qual é a situação actual deste tipo de moeda...são realmente raras?
Obrigado mais uma vez.
Sim, ainda são moedas raras dado que não é fácil aparecerem em condições de serem identificadas sem dúvidas... :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Marcio Cachapela
Reinado D.Miguel
Mensagens: 329
Registado: terça jan 31, 2023 11:07 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#5 Mensagem por Marcio Cachapela » sábado jun 17, 2023 10:21 am

Bom dia caros foristas

Já tive tempo de tirar fotos melhores a este híbrido.
Espero que gostem e se tiverem alguma opinião que queiram partilhar não se abstenham!

Mede 17,4 mm x 17,7 mm

Pesa 1,6g

Também gostaria de saber da vossa parte se acham o verdete está activo e se deverei fazer alguma coisa nesse em relação a isso.

Obrigado
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#6 Mensagem por fernanrei » domingo jun 18, 2023 6:46 pm

As novas fotos estão bem melhores. Em relação ao verdete, pelas fotos parece estar ativo, e aqui no fórum creio que irá encontrar alguma informação útil sobre esse assunto. viewforum.php?f=11
"Quod erat demonstrandum"

Marcio Cachapela
Reinado D.Miguel
Mensagens: 329
Registado: terça jan 31, 2023 11:07 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#7 Mensagem por Marcio Cachapela » segunda jun 19, 2023 9:57 pm

fernanrei Escreveu:
domingo jun 18, 2023 6:46 pm
As novas fotos estão bem melhores. Em relação ao verdete, pelas fotos parece estar ativo, e aqui no fórum creio que irá encontrar alguma informação útil sobre esse assunto. viewforum.php?f=11
Obrigado Fernando.
Em relaçâo ao verdete não sei mesmo que técnica utilizar.
Se calhar o ideal seria tentar "desactivar" o verdete (não sei se isso é possível) e deixar ficar inactivo.
Já alguma vez tentou algum método em especial?
Ou se houver algum dos foristas que tenha obtido bons resultados com algum método específico e queira partilhar a experiência agradecia.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#8 Mensagem por fernanrei » terça jun 20, 2023 3:00 pm

Marcio Cachapela Escreveu:
segunda jun 19, 2023 9:57 pm
fernanrei Escreveu:
domingo jun 18, 2023 6:46 pm
As novas fotos estão bem melhores. Em relação ao verdete, pelas fotos parece estar ativo, e aqui no fórum creio que irá encontrar alguma informação útil sobre esse assunto. viewforum.php?f=11
Obrigado Fernando.
Em relaçâo ao verdete não sei mesmo que técnica utilizar.
Se calhar o ideal seria tentar "desactivar" o verdete (não sei se isso é possível) e deixar ficar inactivo.
Já alguma vez tentou algum método em especial?
Ou se houver algum dos foristas que tenha obtido bons resultados com algum método específico e queira partilhar a experiência agradecia.
No link que eu partilhei estão algumas técnicas úteis. Pessoalmente, mas muitas poucas vezes, costumo usar o bicarbonado de sódio. Misturo muito bem 250 ml de água destilada morna e 1 colher de chá (5 g) de bicarbonato de sódio. Se a moeda estiver toda cheia de verdete, mergulho na solução o tempo necessário (+- 5 minutos) para que essa corrosão se dissolva, no entanto, o facto mais comum, se só estiverem presentes alguns pontos de verdete uso um cotonete e faço a aplicação localizada. Depois é só limpar com uma escova de dentes macia, secar bem e aplicar um pouco de vaselina líquida neutra. No entanto, tenho a informar que em algumas moedas o resultado não foi muito bom, dado que ficaram com uma aspeto artificial feio, no entanto, e passado bastante tempo, voltaram a ganhar patina. Experimente primeiro numa moeda de baixo valor.. :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Luis Cozeto
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2012
Registado: quinta mar 10, 2022 3:56 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#9 Mensagem por Luis Cozeto » quarta jun 21, 2023 3:49 pm

Caro Márcio a gravura , os relevos e a legenda estão acima da média , bela aquisição.

Marcio Cachapela
Reinado D.Miguel
Mensagens: 329
Registado: terça jan 31, 2023 11:07 pm

Re: Ceitil híbrido Manuel I / João III

#10 Mensagem por Marcio Cachapela » quarta jun 21, 2023 5:11 pm

fernanrei Escreveu:
terça jun 20, 2023 3:00 pm
Marcio Cachapela Escreveu:
segunda jun 19, 2023 9:57 pm
fernanrei Escreveu:
domingo jun 18, 2023 6:46 pm
As novas fotos estão bem melhores. Em relação ao verdete, pelas fotos parece estar ativo, e aqui no fórum creio que irá encontrar alguma informação útil sobre esse assunto. viewforum.php?f=11
Obrigado Fernando.
Em relaçâo ao verdete não sei mesmo que técnica utilizar.
Se calhar o ideal seria tentar "desactivar" o verdete (não sei se isso é possível) e deixar ficar inactivo.
Já alguma vez tentou algum método em especial?
Ou se houver algum dos foristas que tenha obtido bons resultados com algum método específico e queira partilhar a experiência agradecia.
No link que eu partilhei estão algumas técnicas úteis. Pessoalmente, mas muitas poucas vezes, costumo usar o bicarbonado de sódio. Misturo muito bem 250 ml de água destilada morna e 1 colher de chá (5 g) de bicarbonato de sódio. Se a moeda estiver toda cheia de verdete, mergulho na solução o tempo necessário (+- 5 minutos) para que essa corrosão se dissolva, no entanto, o facto mais comum, se só estiverem presentes alguns pontos de verdete uso um cotonete e faço a aplicação localizada. Depois é só limpar com uma escova de dentes macia, secar bem e aplicar um pouco de vaselina líquida neutra. No entanto, tenho a informar que em algumas moedas o resultado não foi muito bom, dado que ficaram com uma aspeto artificial feio, no entanto, e passado bastante tempo, voltaram a ganhar patina. Experimente primeiro numa moeda de baixo valor.. :beer:
Obrigado Fernando pelas suas dicas.
Já tinha pesquisado sobre o bicarbonato de sódio e é uma hipótese que está em cima da mesa.
Entretanto encontrei um texto sobre "bronze disease" em que aconselham como método inicial a imersão da moeda durante uns dias em água destilada, mas como diz no próprio texto, parece uma medida contra-intuitiva, passando para métodos mais fortes se não funcionar.
Não sei se alguém já experimentou este método com estas moedas de cobre e quais os resultados.
A moeda 15 dias imersa em água... Não sei não... :D
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “D. João III”