Dificuldade em identificar um ceitil

Responder
Mensagem
Autor
Paulo P.
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2018 2:18 pm

Dificuldade em identificar um ceitil

#1 Mensagem por Paulo P. » quarta abr 10, 2024 7:02 pm

Boa tarde,

Encontrei esta moeda em casa dos meus avós e gostava de saber de qual ceitil se trata. Sei que é de D. João III, penso que está em bom estado, diria BC+ e acho que é rara. Coleciono escudos e moedas da monarquia até D. José. Este tipo de moedas são novidade para mim. Que acham?
Deixo aqui a moeda que acho que se trata segundo o catálogo de 2021 do Alberto Gomes.

Toda a ajuda é super agradecida!! :D
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Paulo P.
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2018 2:18 pm

Re: Dificuldade em identificar um ceitil

#2 Mensagem por Paulo P. » quarta abr 10, 2024 7:06 pm

Não tenho intenção de vender a moeda mas gostava de saber qual é e quanto vale :)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dificuldade em identificar um ceitil

#3 Mensagem por fernanrei » quarta abr 10, 2024 7:28 pm

Parece-me ser do grupo 2 do livro do Francisco Magro e não é nem escudo coroado nem Híbrido, na minha opinião. Creio que é a referência 2.1.5. Do AG talvez seja a referência 02.09. :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Paulo P.
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2018 2:18 pm

Re: Dificuldade em identificar um ceitil

#4 Mensagem por Paulo P. » quinta abr 11, 2024 9:05 am

Agradeço resposta 💪
Honestamente não conhecia o livro, peço desculpa mas pouco percebi da explicação :( Não percebo quase nada do mundo das moedas de cunhagem manual, mas o facto de ter encontrado esta já me deu vontade de começar a colecionar e a perceber um pouco do assunto!

Pergunto qual o estado que acham em que esta moeda se encontra? A mim parece-me em bastante bom estado mas não sei como é que elas costumam "aparecer"

Entretanto vou tentar aprender algo aqui no fórum, que me parece haver bastante informação sobre este tipo de moedas, alguma sugestão que tenham para eu passar os olhos é bem vinda!! :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dificuldade em identificar um ceitil

#5 Mensagem por fernanrei » sexta abr 12, 2024 9:56 am

Paulo P. Escreveu:
quinta abr 11, 2024 9:05 am
Agradeço resposta 💪
Honestamente não conhecia o livro, peço desculpa mas pouco percebi da explicação :( Não percebo quase nada do mundo das moedas de cunhagem manual, mas o facto de ter encontrado esta já me deu vontade de começar a colecionar e a perceber um pouco do assunto!

Pergunto qual o estado que acham em que esta moeda se encontra? A mim parece-me em bastante bom estado mas não sei como é que elas costumam "aparecer"

Entretanto vou tentar aprender algo aqui no fórum, que me parece haver bastante informação sobre este tipo de moedas, alguma sugestão que tenham para eu passar os olhos é bem vinda!! :)
Muito bom dia,
Como citou uma página do catálogo AG, comecei por elencar os aspetos que mais diferenciam os ceitis de João III nessa mesma página, os quais estão bem legíveis na caraterização das várias referências apresentadas. O escudo coroado, que deverá ser encimado por uma coroa e os híbridos que têm na legenda referência a D. Manuel I, numa face, e a D. João III, na outra face. Depois há também a questão dos escudetes salientes com 1 ou mais besantes(os pontinhos). Tenho também a referir que o ceitil apresenta um ótimo estado de conservação, BC+ a MBC- quanto a mim... :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. João III”