Ceitil - Sebastião

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
alpinojuan
Reinado D.Maria II
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Ceitil - Sebastião

#1 Mensagem por alpinojuan » sábado nov 02, 2019 10:45 am

Bom dia amigos

Hoje trago um Ceitil de D Sebastião I que comprei recentemente.
Está num estado bem decente e apresenta ainda alguma sujeira por ter sido encontrado. Optei por não o limpar visto que posso estragar a moeda que me parece das "boas".

Nunca estive tanto tempo de volta de uma única moeda, e confesso que venho aqui apresenta~la mas não com as fotos que gostaria. Não consigo mesmo melhor, já passei horas a tentar fotografar este pequenito e nada. Cá vai o possível.

Quanto à classificação poderão ser duas, mas eu estou inclinado para a seguinte:

Grupo 4 - com circunferência ou vestígios só no reverso
4.2 - Mar de ondas soltas
Sub-grupo 4.2.1 - com porta na muralha e ameias bem definidas

Magro: 4.2.1a .SEBASTIANVS I
REX.PORTVG:ET AL

Na minha moeda a legenda não está legível como a que foi catalogada no Magro, mas acrescentaria um ponto antes do REX no reverso e um ponto no anverso depois do I

Legenda do Anverso: (...)TIANVS I .
Legenda no reverso: .REX (...)L

Problema desta classificação: começa pelos vestígios da circunferência, que a meus olhos e com a moeda em mão estão por baixo do ponto que antecede o REX (poderá ser confundido com a perna do L) e entre o RE na parte inferior, ao microscópio também se nota algo entre o EX na parte superior, mas pode ser dos meus olhos.

Classificação alternativa e não considerando os vestígios de circunferência:

Grupo 3 - Sem circunferências nas faces
Sub-grupo 3.3 - Mar de ondas soltas

Magro: 3.3.2b .SE(...)
.R(...)R(...)AL

Legenda do Anverso: (...)TIANVS I .
Legenda no reverso: .REX (...)L

Esta classificação encaixa também nas características da moeda, sendo que no Magro a legenda do reverso começa por R que poderá ser REX, tal como a minha, aqui a única questão são os sinais de circunferência que a mim me parecem presentes. Não estou à procura que a minha moeda encaixe na referência 4.2.1a (única) do Magro, pois a referência 3.3.2b é também uma referência das "boas" (RRRR).

Deixo aqui para ouvir as vossas opiniões.

As fotos são mesmo muito más e já não sei como fazer melhor, tentei de tudo com os meios ao meu alcance, peço desculpa pela má qualidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cordialmente
Juan Santos

Cordialmente
Juan Santos

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Ceitil - Sebastião

#2 Mensagem por silvio2 » terça nov 05, 2019 8:39 pm

Obrigado, amigo Juan, pela partilha da "última aquisição" (duma moeda de D. Sebastião.)
As imagens "não ajudam muito" a uma apreciação mais assertiva do que, acredito, seja uma boa moeda. Talvez que, com uma ligeira limpeza (só para remover as incrustações) e melhores fotos se consiga uma melhor apreciação e a respectiva classificação. ;)
Abraço. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

alpinojuan
Reinado D.Maria II
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Ceitil - Sebastião

#3 Mensagem por alpinojuan » terça nov 05, 2019 9:08 pm

Obrigado pela resposta amigo Sílvio.

Já estive a aconselhar-me com o amigo Paulo Alves, para melhorar as fotografias, o reduzido tamanho destes pequenos complicam muito quando se quer reproduzir fielmente em foto.
De momento não tenho equipamento para tirar as fotografias que gostaria, mas estou a fazer o investimento necessário (que por sinal nem é assim tão grande), dentro de pouco tempo terei condições, agora se o vou conseguir fazer, já é outro assunto.
Agradeço o seu comentário e os conselhos que me dá, espero poder em breve dar seguimento a este tópico com a dignidade que esta moeda merece.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

Responder

Voltar para “D. Sebastião”