Comprei uma VERDE :) Ajudem

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
bakano
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado out 30, 2010 2:08 pm

Re: Comprei uma VERDE :) Ajudem

#31 Mensagem por bakano » quarta fev 05, 2014 8:36 pm

No estado de conservação que esta moeda se encontra qual o valor que acham aceitável para uma possível venda?

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#32 Mensagem por RuiFB » quarta fev 05, 2014 9:06 pm

carlos47 Escreveu:o facto de uma moeda estar recoberta de vert-de-gris ou do oxido de cobre não é uma garantia de preservação,prova disso se eliminarmos completamente essa oxidação na grande maioria dos casos veremos buracos no metal e raramente uma superfície lisa
Na moeda de cobre, bolhão e prata, já com alguma idade que não tenha sido limpa, tudo o que se encontra à superfície, por baixo do lixo, pertence à moeda, como dizia o outro, na natureza nada se perde tudo se transforma, o cobre por exemplo deixa de ser atómico para se "transformar" em compostos moleculares, tudo isso faz parte da moeda, claro que limpando fica esburacado, o cobre ou prata que lá estavam e se transformaram por exemplo em cloreto de cobre ou sulfeto de prata deixam de existir associados ao objecto.
Se todas as gerações limpassem agressivamente uma moeda romana nova, ela não duraria certamente um milénio.

O que se pretende é apenas distinguir o bom do mau, no caso da doença do cobre, hoje existem processos de estabilização conhecidos utilizando solução etílica de BTA que permite estabilizar a reacção destrutiva sem limpar, preservando quase tudo de original nos exemplares. Existem também testes para detectar o inicio das reacções malignas.
Uma moeda despida do seu percurso ao longo dos séculos é algo amputado. Claro que se podem enterrar os problemas, repatinar. Coleccionar moedas é uma questão de gosto, se for para vender é preciso muita abstracção. É muito fácil uma moeda medieval ou romana perder metade ou quase todo o seu valor tangível. Equiparando, seria como se as moedas recentes perdessem o seu brilho de cunhagem. Uma moeda da república caso não seja escassa, sem o seu brilho original pouco vale.

Neste exemplo apresentado há pouco em que ainda se vê o núcleo, podemos concluir, se fosse tentada uma limpeza agressiva de todos os cloretos, ficaríamos com algo parecido a um ceitil, na realidade, existem moedas em que o núcleo metálico é praticamente nulo, é preciso mesmo muita ponderação. São estes sinais que nos ajudam a autenticar por vezes os numismas, esta grossura de sais de cobre, não se obtém com uma repatinagem de vão de escada, nem enterrando um numisma 2 anos. São processos seculares e por vezes milenares, obra da mãe Natureza. Este asse por exemplo transformou-se, não passa de um grande pedaço de sal cúprico, já pouco cobre atómico possui, é isto que faz um grande numisma, embora a zona, por estar partida, por ter sido quebrado o selo superficial com poucos micrómetros de espessura, seja como uma ferida aberta que pode trazer dissabores.
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 0&t=100660
Imagem

Mmatos
Reinado D.João II
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#33 Mensagem por Mmatos » segunda fev 17, 2014 8:55 pm

Tenho acompanhado com atenção este debate e não posso deixar de concordar com o que o amigo RuiFB diz:
RuiFB Escreveu: Uma moeda despida do seu percurso ao longo dos séculos é algo amputado. ...
...São estes sinais que nos ajudam a autenticar por vezes os numismas, esta grossura de sais de cobre, não se obtém com uma repatinagem de vão de escada, nem enterrando um numisma 2 anos. São processos seculares e por vezes milenares, obra da mãe Natureza.
Adquiri uma moeda que tem uma camada de oxidação, mas que me parece estável. Não lhe vou mexer, vou apenas colocá-la num alvéolo e guardá-la num local longe de humidade.

Índia - Atiá de 1778 - D.Maria I e Pedro III AG MP.03.03
ImagemImagem

*Clicar para ampliar
Última edição por Mmatos em terça jul 11, 2017 7:12 pm, editado 1 vez no total.

Nascimento
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo set 09, 2007 5:07 pm

#34 Mensagem por Nascimento » terça fev 18, 2014 9:55 pm

Viva Matos, este exemplar conserva bem aquele verdete "canceroso" tradicional e tende a propagar-se tanto no interior como no exterior, convem fotografar e controlar(no minimo 3/3meses), se fosse minha passava pelo calor de ambos os lados por diversos segundos "á chama", por exemplo com o auxilio de um isqueiro normal, de ambos os lados, pois é a unica forma que conheço sem ter de recorrer a acidos ou outros componentes mais agressivos para o metal, mas claro é apenas a minha opinião.
Espero ter ajudado. :D
Nascimento

gil costa
Reinado D.Filipe I
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

#35 Mensagem por gil costa » domingo mar 03, 2019 9:44 pm

O que é BTA?
GPC
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados. :-) Ou dar. Também já aconteceu.

bruck
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

#36 Mensagem por bruck » segunda mar 04, 2019 5:00 pm

Nascimento Escreveu:Viva Matos, este exemplar conserva bem aquele verdete "canceroso" tradicional e tende a propagar-se tanto no interior como no exterior, convem fotografar e controlar(no minimo 3/3meses), se fosse minha passava pelo calor de ambos os lados por diversos segundos "á chama", por exemplo com o auxilio de um isqueiro normal, de ambos os lados, pois é a unica forma que conheço sem ter de recorrer a acidos ou outros componentes mais agressivos para o metal, mas claro é apenas a minha opinião.
Espero ter ajudado. :D
oie, caro colega!
Na tua opinião (e na de quem mais quiser manifestar) expor à chama do fogo moedas de cobre com zinebre é um método eficaz e seguro para controlá-lo? Por quantos minutos seria o ideal deixá-la sobre o fogo sem comprometer a estrutura do metal? e devemos mantê-la a uma certa distância das chamas ou imergi-la em meio ao fogo??? a quantos graus (aproximadamente) seria o tolerável? :1zhelp: :D :thumbupleft:
Desculpe a enxurrada de questionamentos (típico de um novato como eu) :thumbs:
abraços e muito obrigado.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#37 Mensagem por silvio2 » segunda mar 04, 2019 6:46 pm

gil costa Escreveu:O que é BTA?
Imagem
BTA = "nome abreviado" de Benzotriazol (C6H5N3)

Benzotriazol é um inibidor de corrosão para cobre e para ligas de cobre e é muito usado nos sistemas de refrigeração de água. Outras aplicações de benzotriazol incluem o uso como um agente nos detergentes das máquinas de lavar louça, anticongelante de veículos, antiferrugem para fotografia e como um aditivo lubrificante.
(fonte: https://www.ulprospector.com/en/eu) :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

soga80
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#38 Mensagem por soga80 » segunda mar 04, 2019 9:29 pm

:thumbupleft:

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#39 Mensagem por fernanrei » quarta mar 06, 2019 9:22 am

caros ilustres, pelo facto de terem referido o Benzotriazol sem no entanto ressalvarem o facto de ser uma matéria extremamente perigosa, aproveito eu para dizer algumas palavras de advertência. Começo por dizer que é uma matéria sólida muito sensível ao calor, às faíscas, chamas diretas e também ao calor humano. É muito inflamável e extremamente nocivo quando ingerido ou inalado. Quando derramado em meios aquáticos provoca graves perturbações da vida desse meio por períodos muito perlongados, mesmo em quantidades pequenas. Os anticongelantes dos sistemas de refrigeração ou aproveitamento solar têm na sua composição quantidades muito pequenas, mas mesmo assim constituem compostos muito perigosos. No meu ponto de vista, não deve ser usado senão em ambientes industriais muito bem controlados. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

gil costa
Reinado D.Filipe I
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

#40 Mensagem por gil costa » quarta mar 06, 2019 6:54 pm

GPC
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados. :-) Ou dar. Também já aconteceu.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”