Como tratar as moedas de aluminio ?
Moderador: Moderador de Honra
Como tratar as moedas de aluminio ?
De regresso a Portugal e à triagem de algumas dezenas de quilos de moedas que recebi, dei com uma caixa com algumas dúzias de peças de alumínio de 10 centavos de alumínio 1969/1979. Infelizmente não dei com nenhuma maior "do que as outras" ... só moedas de 1971 e anos seguintes. Estas moedas não valem o trabalho que vou ter com elas mas custa-me vê-las no estado em que as encontrei. Algumas quase desapareceram com a corrosão do alumínio, outras estão ainda apresentáveis mas já com os sinais da corrosão... Algumas poucas, que estavam acondicionadas em separado, estão bastante boas.
A minha pergunta :
- é possível recuperar estas peças menos estragadas e em caso afirmativo como as conservar em boas condições ?
A minha pergunta :
- é possível recuperar estas peças menos estragadas e em caso afirmativo como as conservar em boas condições ?
HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
na minha opinião acho que não vale a pena esforçar-se muito. Veja só a questão dos eixos na de 74 e 76, se for vertical valem algum dinheiro principalmente a de 76 que é raríssima. 
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
Ouff...são para ai umas 300 moedas a verificar eixos minúsculos. Vou oferecer a penitência a N.Sa. de Fátima para desconto dos meus pecados
Obrigado caro Fernando pela sugestão. Vou separar e guardar as melhores... e o resto, depois de verificados os eixos, vai para a reciclagem.
HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
Sou também da opinião que guarde as melhores com todo o cuidado e nas melhores condiçõesPedro Leg Escreveu: ↑sexta dez 20, 2019 11:40 pmOuff...são para ai umas 300 moedas a verificar eixos minúsculos. Vou oferecer a penitência a N.Sa. de Fátima para desconto dos meus pecados
Obrigado caro Fernando pela sugestão. Vou separar e guardar as melhores... e o resto, depois de verificados os eixos, vai para a reciclagem.
As outras se não ocuparem espaço em casa é guarda-las no caixote das "velharias"
Cumprimentos
AMISTADE
AMISTADE
- Numisatlantica
- Senhor Escudo da I República
- Mensagens: 45
- Registado: sexta out 25, 2019 5:17 am
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
Que eu saiba, recuperar moedas de alumínio é impossível. O processo corrosivo simplesmente "esfarela" as coitadas.
Para as de melhor estado, o melhor a fazer é acondicioná-las em cápsulas ou em coin holders autocolantes.
Para as de melhor estado, o melhor a fazer é acondicioná-las em cápsulas ou em coin holders autocolantes.
Cada moeda é um pedacinho da História em nossas mãos! Valorize isso!
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
Muito obrigado pelas vossas sugestões. Estas moedas são tão frágeis que daqui a uns anos se vão tornar raras.
HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE
- doliveirarod
- Reinado D.Afonso Henriques
- Mensagens: 15576
- Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
- Localização: Brasil
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
Não sou bom nos alumínios, não trato com eles, mas tente deixar numa solução de óleo mineral com um pouco de WD-40, depois de uns dias escove bem e seque, acondicionando bem as peças. Mal garanto que não fará nenhum.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
muito obrigado
... e Feliz Natal !
HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
É seguro então WD-40 para dar alguma proteção ao alumínio antes de colocar no holder?doliveirarod Escreveu: ↑terça dez 24, 2019 4:15 pmNão sou bom nos alumínios, não trato com eles, mas tente deixar numa solução de óleo mineral com um pouco de WD-40, depois de uns dias escove bem e seque, acondicionando bem as peças. Mal garanto que não fará nenhum.
Estava com esta dúvida.
Grato
Re: Como tratar as moedas de aluminio ?
Não sei como estão mas o alumínio dá para limpar.
Exemplo (feito agora, à bruta, com um sucedâneo do material certo - tenho de comprar):


Não há milagres, podem ficar uns risquinhos (que só se veem nas fotos! nem com lupa se veem) mas ficam melhores.
Se quiser, mande para cá algumas que eu experimento e logo se vê.
Melhor ainda: informo que o alumínio surpreendentemente aguenta quase tudo: experimente com o seu bom senso sem medo!
Para conservar é sempre a mesma coisa: camada protectora (microcera).
Quo vadis, Petrus?
Exemplo (feito agora, à bruta, com um sucedâneo do material certo - tenho de comprar):


Não há milagres, podem ficar uns risquinhos (que só se veem nas fotos! nem com lupa se veem) mas ficam melhores.
Se quiser, mande para cá algumas que eu experimento e logo se vê.
Melhor ainda: informo que o alumínio surpreendentemente aguenta quase tudo: experimente com o seu bom senso sem medo!
Para conservar é sempre a mesma coisa: camada protectora (microcera).
Quo vadis, Petrus?
GPC™
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados. :-) Ou dar. Também já aconteceu.
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados. :-) Ou dar. Também já aconteceu.
