Como tratar as moedas de aluminio ?

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.João V
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Como tratar as moedas de aluminio ?

#1 Mensagem por Pedro Leg » sexta dez 20, 2019 8:29 pm

De regresso a Portugal e à triagem de algumas dezenas de quilos de moedas que recebi, dei com uma caixa com algumas dúzias de peças de alumínio de 10 centavos de alumínio 1969/1979. Infelizmente não dei com nenhuma maior "do que as outras" ... só moedas de 1971 e anos seguintes. Estas moedas não valem o trabalho que vou ter com elas mas custa-me vê-las no estado em que as encontrei. Algumas quase desapareceram com a corrosão do alumínio, outras estão ainda apresentáveis mas já com os sinais da corrosão... Algumas poucas, que estavam acondicionadas em separado, estão bastante boas.

A minha pergunta :
- é possível recuperar estas peças menos estragadas e em caso afirmativo como as conservar em boas condições ?

HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Como tratar as moedas de aluminio ?

#2 Mensagem por fernanrei » sexta dez 20, 2019 11:13 pm

na minha opinião acho que não vale a pena esforçar-se muito. Veja só a questão dos eixos na de 74 e 76, se for vertical valem algum dinheiro principalmente a de 76 que é raríssima. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Pedro Leg
Reinado D.João V

#3 Mensagem por Pedro Leg » sexta dez 20, 2019 11:40 pm

fernanrei Escreveu:
sexta dez 20, 2019 11:13 pm
na minha opinião acho que não vale a pena esforçar-se muito. Veja só a questão dos eixos na de 74 e 76, se for vertical valem algum dinheiro principalmente a de 76 que é raríssima. :thumbupleft:
Ouff...são para ai umas 300 moedas a verificar eixos minúsculos. Vou oferecer a penitência a N.Sa. de Fátima para desconto dos meus pecados :)
Obrigado caro Fernando pela sugestão. Vou separar e guardar as melhores... e o resto, depois de verificados os eixos, vai para a reciclagem.

amistade
Reinado D.Pedro I
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

#4 Mensagem por amistade » sexta dez 20, 2019 11:58 pm

Pedro Leg Escreveu:
sexta dez 20, 2019 11:40 pm
fernanrei Escreveu:
sexta dez 20, 2019 11:13 pm
Ouff...são para ai umas 300 moedas a verificar eixos minúsculos. Vou oferecer a penitência a N.Sa. de Fátima para desconto dos meus pecados :)
Obrigado caro Fernando pela sugestão. Vou separar e guardar as melhores... e o resto, depois de verificados os eixos, vai para a reciclagem.
Sou também da opinião que guarde as melhores com todo o cuidado e nas melhores condições
As outras se não ocuparem espaço em casa é guarda-las no caixote das "velharias"
Cumprimentos

AMISTADE

Numisatlantica
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta out 25, 2019 5:17 am

#5 Mensagem por Numisatlantica » sábado dez 21, 2019 4:52 am

Que eu saiba, recuperar moedas de alumínio é impossível. O processo corrosivo simplesmente "esfarela" as coitadas.

Para as de melhor estado, o melhor a fazer é acondicioná-las em cápsulas ou em coin holders autocolantes.
Cada moeda é um pedacinho da História em nossas mãos! Valorize isso!

Pedro Leg
Reinado D.João V

#6 Mensagem por Pedro Leg » sábado dez 21, 2019 8:03 pm

Muito obrigado pelas vossas sugestões. Estas moedas são tão frágeis que daqui a uns anos se vão tornar raras.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#7 Mensagem por doliveirarod » terça dez 24, 2019 4:15 pm

Não sou bom nos alumínios, não trato com eles, mas tente deixar numa solução de óleo mineral com um pouco de WD-40, depois de uns dias escove bem e seque, acondicionando bem as peças. Mal garanto que não fará nenhum.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Pedro Leg
Reinado D.João V

#8 Mensagem por Pedro Leg » terça dez 24, 2019 10:00 pm

muito obrigado ;) ... e Feliz Natal !

km#29
Reinado D.Manuel II
Registado: sexta jun 19, 2020 11:23 am

#9 Mensagem por km#29 » domingo jul 19, 2020 3:02 pm

doliveirarod Escreveu:
terça dez 24, 2019 4:15 pm
Não sou bom nos alumínios, não trato com eles, mas tente deixar numa solução de óleo mineral com um pouco de WD-40, depois de uns dias escove bem e seque, acondicionando bem as peças. Mal garanto que não fará nenhum.
É seguro então WD-40 para dar alguma proteção ao alumínio antes de colocar no holder?
Estava com esta dúvida.

Grato

gil costa
Reinado D.Filipe I
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

#10 Mensagem por gil costa » domingo jul 19, 2020 6:11 pm

Não sei como estão mas o alumínio dá para limpar.
Exemplo (feito agora, à bruta, com um sucedâneo do material certo - tenho de comprar):

Imagem

Imagem

Não há milagres, podem ficar uns risquinhos (que só se veem nas fotos! nem com lupa se veem) mas ficam melhores.

Se quiser, mande para cá algumas que eu experimento e logo se vê.
Melhor ainda: informo que o alumínio surpreendentemente aguenta quase tudo: experimente com o seu bom senso sem medo!

Para conservar é sempre a mesma coisa: camada protectora (microcera).

Quo vadis, Petrus?
GPC
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados. :-) Ou dar. Também já aconteceu.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”