Duraglit!

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Joao santos
Reinado D.Pedro IV
Registado: terça mar 03, 2009 3:04 pm

Duraglit!

#1 Mensagem por Joao santos » quarta mar 04, 2009 9:17 pm

A todos os entendidos peço desde já desculpa pela minha ignorancia! Desde que me registei neste fórum tenho aprendido bastante com os comentários de vários coleccionadores, eu não me considero como tal, sou mais um ajuntador mas com o bichinho de colecionador. Já á varios anos que junto moedas por valor e data e cheguei a "limpar" algumas usando DURAGLIT algodão, terei perdido irremediavelmente esssas peças?
Desde já o meu obrigado.

antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am

#2 Mensagem por antoniojulio » quarta mar 04, 2009 9:28 pm

Bem vindo ao fórum. :green:

Quanto há limpeza é preciso saber fazer com esses produtos como o marpel e o algodão e outros, pois as mesma pode vir corrosivas e é preciso parar isso para não continuarem.
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

Joao santos
Reinado D.Pedro IV

Re:

#3 Mensagem por Joao santos » quarta mar 04, 2009 9:43 pm

antoniojulio Escreveu:Bem vindo ao fórum. :green:

Quanto há limpeza é preciso saber fazer com esses produtos como o marpel e o algodão e outros, pois as mesma pode vir corrosivas e é preciso parar isso para não continuarem.
Obrigado antoniojulio, pelo que tenho lido mais vale não limpar, e é o que irei fazer agora em diante, mas terei perdido o valor comercial dessas moedas ou apenas desvalorizado, e será irremidiável?

jcunha
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

#4 Mensagem por jcunha » quarta mar 04, 2009 9:45 pm

De entre todos os produtos vendidos como limpa-moedas, o Duraglit é de longe o pior...

Os seus efeitos são finais, não há retrocesso :(
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

pcssousa
Reinado D.Pedro IV
Registado: segunda jul 09, 2007 10:05 am

#5 Mensagem por pcssousa » sexta mar 06, 2009 3:12 pm

Infelizmente nos meus tempos de principiante também utilizei este produto... Ainda bem que a maior parte das moedas eram de baixo valor e salvo pouquissimas excepções acabaram por ser substituidas!

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#6 Mensagem por doliveirarod » sexta mar 06, 2009 9:50 pm

Uma vez feito, o dano fica irreversível, a moeda é classificada como "cleaned", e cai na valoração.

O que se pode fazer é diminuir o dano estético, deixando-a patinar com o passar do tempo, em um local exposto ao ar, por exemplo.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Joao santos
Reinado D.Pedro IV

Re:

#7 Mensagem por Joao santos » sexta mar 06, 2009 11:41 pm

doliveirarod Escreveu:Uma vez feito, o dano fica irreversível, a moeda é classificada como "cleaned", e cai na valoração.

O que se pode fazer é diminuir o dano estético, deixando-a patinar com o passar do tempo, em um local exposto ao ar, por exemplo.
Obrigado pelo seu conselho, tenho aprendido muitas coisa uteis neste fórum.

vai_victus
Senhor Escudo da I República
Registado: quarta mar 23, 2011 11:50 pm

Re:

#8 Mensagem por vai_victus » domingo mar 27, 2011 10:52 pm

doliveirarod Escreveu:Uma vez feito, o dano fica irreversível, a moeda é classificada como "cleaned", e cai na valoração.

Boa noite.
Comecei a organizar as moedas que o meu avô me deu e como tal pretendo trata-las e organiza-las com algum cuidado. Comecei por limpara as moedas das series dos descobrimentos com Duraglit e depois limpar/secar com jornal para retirar a humidade. Parece que cometi um grande erro, não? As moedas estavam em excelente estado apenas lhe queria dar um brilho antes de as por nos alveolos! Talvez o ideal era não lhe ter feito tratamento nenhum. O que acham?

Cumprimentos

thiagomandrade
Reinado D.João VI
Registado: sábado mai 17, 2008 4:23 pm

Re: Duraglit!

#9 Mensagem por thiagomandrade » domingo mar 27, 2011 11:44 pm

Realmente, o ideal era não ter feito nada, pois o valor da moeda sempre cai após a limpeza.
Pessoalmente eu prefiro que a moeda tenha pátina, pois mostra sua idade real. O que pode ser feito, em alguns casos, é uma limpeza específica para tirar sujeiras, mas nunca a pátina.
Thiago Andrade

Jonex
Senhor Escudo da I República
Registado: sábado mar 28, 2009 4:08 pm

Re: Duraglit!

#10 Mensagem por Jonex » segunda mar 28, 2011 12:19 am

Eu cheguei a fazer isso a algumas, como não abusei do duraglit posso dizer que actualmente não noto difrença nas moedas. mas o melhor é mesmo não limpar.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”