Tirar duvidas pessoais

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Vizelapop
Reinado D.Luís
Registado: sexta nov 05, 2004 9:52 pm
Contacto:

Tirar duvidas pessoais

#1 Mensagem por Vizelapop » domingo out 16, 2005 4:09 pm

Caros colegas utilizadores, sei que o tema de estado de conservação é problemático mas tenho tido inumeras discusões acerca do tema e peço a vossa opinião.
Durante tempos de utilização de manuais "não on-line" ou seja livros aprendi alguma coisa e tenho estado a constactar que talvez eu esteja errado, mas errar é humano e quero aprender cada vez mais.
No livro Alberto Gomes há uma página sobre os graus de conservação que até indica exemplares correspondentes a tal. Hoje em dia no mundo CIBER apresentam-me moedas consideradas de outra forma.
Reparem num Bela e num MBC do alberto gomes e comparem com a descrição que é feita a certas moedas a nível da net? E FDC? onde está? Será esse grau de conservação português? :roll:
Derivado à má intrepertação que este tópico poderá vir a ter, venho já referir que não é para criticar ninguém mas corrigir ou confirmar a minha actitude numismática perante este assunto.

Cá está a página do Alberto Gomes:

Imagem

Obrigado

Paulo Oliveira

FEIRA INTERNACIONAL DE NUMISMÁTICA DO PORTO 2018: http://www.pinf.pt
Compramos todo o tipo de notas e moedas
Email: numispar@gmail.com Telemóvel: 936044984

PBarbot
Reinado D.Filipe II
Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm

#2 Mensagem por PBarbot » domingo out 16, 2005 9:58 pm

Paulo, lamento informar, mas só tens 2 hipoteses.
1ª Juntas-te a eles, já que não se conseguem vencer.
2ª Não colocas estados de conservação.

Eu sempre "aprendi" os estados de conservação, com os mais velhinhos, com a Sociedade Numismatica daqui do Porto. Uma pessoa comprava uma moeda dita MBC, que agora é BELA ou SOBERBA. Eu não ponho estados de conservação, pela simples razão, que perdia com a concorrencia. Escolhi o não colocar, sei que é errado, mas se colocasse os estados que achava que devia por, ainda me chamavam "parvo" por vender moedas Soberbas por MBC.

As pessoas esquecem-se que uma moeda MBC é uma moeda MUITO bem conservada. E que os ligeiros sinais de desgaste nas superficies mais elevadas, são mesmo LIGEIROS.

Mas prontos, quem sou eu para tentar mudar o que está a ser "normalizado". Continuo a dizer o mesmo.:
Enquanto as pessoas não se convencerem que os estados de conservação são uma coisa totalmente diferente do preço, não adianta.

PBarbot
Reinado D.Filipe II

#3 Mensagem por PBarbot » domingo out 16, 2005 10:53 pm

Qual é o estado de conservação desta moeda?? (ela não tem defeito nenhum na data, só foi cortada porque sim)

Imagem

Vizelapop
Reinado D.Luís
Contacto:

#4 Mensagem por Vizelapop » domingo out 16, 2005 10:56 pm

Mal conservada. Penso eu! :rolleyes:

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#5 Mensagem por Alfonsvs » domingo out 16, 2005 11:01 pm

FDC (flor de cunho) situa-se entre PROOF e SOBERBA e depende do tipo tecnológico de produção.
A IN-CM (Imprensa Nacional Casa da Moeda) adopta critérios bem definidos na produção das suas moedas, para tirar dúvidas, pois reina internacionalmente uma grande confusão entre estados de conservação e métodos de produção.
Das três características das moedas que a IN-CM utiliza (PROOF, BNC e FDC) convém conhecer esta última:

O DISCO é o mesmo que utiliza na moeda corrente, mas são escolhidos cuidadosamente.
Os CUNHOS são do tipo utilizado para a moeda corrente mas que são submetidos a uma operação final de cromagem dura de toda a superfície de cunhagem.
A CUNHAGEM é feita a ritmo rápido, em máquina automática normal, de golpe único por disco.
A ESCOLHA de selecção simples é a operação que incide sobre a moeda pronta e que selecciona, apenas e só, moedas produzidas de muito boa qualidade nas primeiras séries de cunhagem, enquanto efectuadas com cunhos novos, destinada a seleccionar quantidades que não ultrapassarão as cem mil moedas

Em minha opinião são possíveis as duas opções:
Juntarmo-nos a eles pois o quadro está mais ou menos bem normalizado e é indispensável em diversas situações, como por exemplo quando existe um catálogo de leilão com moedas sem imagens e que licitamos apenas pelo estado de conservação indicado.
Não colocar estados de conservação quando a moeda está presente na transacção ou na net quando existe imagem!!
José Matos

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#6 Mensagem por Alfonsvs » domingo out 16, 2005 11:09 pm

Na pagina 81 do anuário de numismatica tem o lema a respeitar:
"O grau de conservação de uma moeda é determinado pela quantidade total de desgaste que possui.
O coleccionador principiante deve treinar-se a classificar as suas moedas segundo este princípio, observando o desgaste global apresentado por cada moeda como um todo e não fixar unicamente pormenores isolados."
:biggthumpup:
José Matos

PBarbot
Reinado D.Filipe II

#7 Mensagem por PBarbot » segunda out 17, 2005 10:18 am

Pois, a grande confusão entre estados de conservação e metodos de cunhagem.
FDC não é um estado de conservação, mas desde muito tempo que as pessoas gostam de chamar isso a moedas NOVAS. Não me "choca", choca-me é chamarem isso a moedas que não tem nada a vêr com novas.

Já que ng disse o estado daquela moeda que apresentei, vou eu dar a minha opinião. Para mim ela está BC (quanto muito, utilizando os sinaizinhos que muita gente gosta, BC+). Passo a explicar porquê.:
A moeda, até poderia estar MBC se não tivesse sido limpa, ela foi limpa, por isso desceu um estado de conservação. Mas o mais engraçado disto, não é isso, mas sim a relação entre estados e preços. Se eu tivesse deixado estar a moeda como estava (MBC), ela teria um preço inferior. Não me venham dizer que isso é porque os Portugueses ainda não percebem de moedas. Isso acontecia em qualquer parte do Mundo.

Vizelapop
Reinado D.Luís
Contacto:

#8 Mensagem por Vizelapop » segunda out 17, 2005 10:27 am

Pedro, eu já tinha respondido. Pela data está Mal conservada e cá está outra questão: existe algum sitio que refere estados de conservação pelo facto de terem sido limpas ou só pelo seu desgaste? Nunca vi nada que diga que uma moeda limpa não pode ser MBC! Agora se me disserem que a limpeza provocou desgaste!

PBarbot
Reinado D.Filipe II

#9 Mensagem por PBarbot » segunda out 17, 2005 11:19 am

A data não tem nada a ver, a data está normal, eu é que apaguei o ultimo digito (no programa de tratamento de imagem).
Quanto ás limpezas, ng fala das limpezas nos estados de conservação, porque ng pensava que se poderiam "lavar" moedas. Mas está "instituido" Universalmente, que não se devem lavar moedas, pois elas ficam piores, logicamente perdem nos estados de conservação.

Vizelapop
Reinado D.Luís
Contacto:

#10 Mensagem por Vizelapop » segunda out 17, 2005 11:57 am

Cá está a falha + uma vez. Está instituido tanta coisa e a numismática como uma ciência peca por isso. Aonde? Cá está o problema que eu quero chegar. Há desculpas para tudo. Sempre me disseram estas palavras: " lava com agua e sabão natural" que limpa a cara e não faz nada á moeda. Depois seca bem de forma a não ficar humidade na moeda". Com isto entendi a preocupação que há em não provocar danos de desgaste na moeda, mas nunca me disseram deixa estar o verdete que ele é bom.
Para mim os graus de conservação estão escritos por quem de direito universalmente. Não há que inventar +. Agora tb digo uma coisa: as moedas sujinhas escondem muito ai isso escondem. Lavem a cara e mostrem o que realmente é.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”