Tirar duvidas pessoais

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Re: Tirar duvidas pessoais

#71 Mensagem por carrancho » quinta jul 11, 2013 11:22 pm

A moeda pode não ser de manteiga mas uma coisa é certa, se o seu acabamento fôr Proof e tiver uma dedada ,já foi.
Passa a ser o quê, soberba? Como se classifica uma moeda assim? ou imaginemos uma proof com riscos num campo, ou uma mossa... Já vi moedas assim e não sei como as classificar. Pessoalmente prefiro uma normal soberba a uma proof com dedadas mas não sei se faço bem.

Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Vizelapop
Reinado D.Luís
Registado: sexta nov 05, 2004 9:52 pm
Contacto:

#72 Mensagem por Vizelapop » sexta jul 12, 2013 8:49 am

Cumprimentos,
na minha perspectiva o proof é um acabamento e não estado de conservação. Deste modo é fácil de tomar qualquer decisão conforme as nossas exigências. Por exemplo, eu posso coleccionar moedas com acabamento proof e exigir que a moeda esteja soberba. Se a moeda proof tiver um risco ou uma dedada não perde o acabamento mas deixa de ser soberba. Deste modo, tal como as moedas correntes, as moedas com acabamento proof também podem estar BC. ATENÇÃO: desde que o desgaste não faça perder as qualidades do acabamento proof de forma a que este não deixe de ser verificado facilmente a "olho nu" pois então não haveria garantias sobre o acabamento.

Cumprimentos

Paulo Oliveira
Numispar
FEIRA INTERNACIONAL DE NUMISMÁTICA DO PORTO 2018: http://www.pinf.pt
Compramos todo o tipo de notas e moedas
Email: numispar@gmail.com Telemóvel: 936044984

carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#73 Mensagem por carlos47 » sexta jul 12, 2013 9:43 am

eu formulei uma opinião baseada nas definições britânicas francesas e portuguesas
segundo essas definições a maioria das avaliações que tenho testemunhado aqui são fantasistas, altamente lisonjarias

1= pior estado possível a 11= estado perfeito de conservação

1-basal -disco redondo sem nenhum relevo, impossivel a identificar
2-poor pouco relevo,impossivel a identificar
3-fair pouco relevo,mas possivel identificar
4-good muito usada mas com as inscrições principais visíveis,moeda pouco usada mas com furos ou dobrada
5-very good muito usada mas com as inscrições principais visíveis,não falta nenhuma inscrição
6-fine usada mas com 50% dos detalhes mais pequenos ainda visiveis
7-very fine todos os detalhes principais estão presentes assim como 75% dos relevos
8-extremely fine conserva algum brilho de cunho 95% do relevo está conservado (visíveis os cabelos finos nas figuras)
9-almost (aunc) 95% do relevo está presente,50% do brilho de cunho, as moedas antigas podem estar um pouco oxidadas ou ter patine
10-uncirculated permitidos algumas marcas de contacto,brilho original ,nenhuma oxidação ou patine
11-fdc moeda perfeita sem marcas oxidação ou patine

frança
1 -bc (bem conservada) pouco relevo impossível a identificar
2- tbc (muito bem conservada) muito usada mas com relevo e inscrições principais presentes, moeda que esteja pouco usada mas com furos será considerada igualmente tbc
3- beau (belo) muito usada mas com relevos e inscrições claramente visíveis, e não faltando nenhuma inscrição
4-tb tres beau (muito belo) usada mas com 50% dos detalhes mais pequenos ainda visíveis
5-ttb (muito,muito belo)todos os detalhes principais estão presentes assim como 75% dos relevos
6-ttb a sup conserva algum brilho de cunho 95% do relevo está conservado (visíveis os cabelos finos nas figuras)
7-sup (soberbo) 95% do relevo está presente,50% do brilho de cunho, as moedas antigas podem estar um pouco oxidadas ou ter patine
8-fdc fleur-de-coin ( flor de cunho)

resumindo flor de cunho é segundo se deduz o estado de conservação perfeito, sem nenhuma oxidação nem patine nem marcas de contacto e não é de forma alguma um acabamento especial como são as bnc,proofs etc
ora fdc é usado abusivamente regularmente assim como as soberbas
estas são as definições mais usadas
Krause
Spinks
Pykerley's Collectibles
Whitman
traduzido do artigo "Numisdoc Anglais"

a definição flor de cunho é usada em muitos paises.inglaterra,frança,portugal,italia,holanda,espanha ect
Última edição por carlos47 em sexta jul 12, 2013 9:59 am, editado 1 vez no total.

gerrikabeitia
Reinado D.Carlos
Registado: sexta jul 05, 2013 7:34 am

#74 Mensagem por gerrikabeitia » sexta jul 12, 2013 9:52 am

Não sei se estão de acordo com a mesma mas a Wikipedia ate tem uma tabela de correspondência para os diferentes países em http://en.wikipedia.org/wiki/Coin_grading

E também acho que do que tenho visto cá no forum, a definição de Soberba utilizada maioritariamente se aproxima muito mais do Extra Fine (US) /Superbe (FR) que do não circulada.
A minha colecção no KollectBox

carlos47
Contacto:

#75 Mensagem por carlos47 » sexta jul 12, 2013 10:08 am

impossível de encontrar um consenso nesta matéria pois não existe uma forma cientifica de avaliação
serão sempre aproximações onde prevalecerá sempre a sensibilidade do examinador
mas devia haver mais rigor nas avaliações que se fazem pois entre uma avaliação perfeita e uma fantasista há um abismo onde vejo cair regularmente muitos colegas

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#76 Mensagem por Tiago6 » sexta jul 12, 2013 11:03 am

Cumprimentos,
na minha perspectiva o proof é um acabamento e não estado de conservação. Deste modo é fácil de tomar qualquer decisão conforme as nossas exigências. Por exemplo, eu posso coleccionar moedas com acabamento proof e exigir que a moeda esteja soberba. Se a moeda proof tiver um risco ou uma dedada não perde o acabamento mas deixa de ser soberba. Deste modo, tal como as moedas correntes, as moedas com acabamento proof também podem estar BC. ATENÇÃO: desde que o desgaste não faça perder as qualidades do acabamento proof de forma a que este não deixe de ser verificado facilmente a "olho nu" pois então não haveria garantias sobre o acabamento.
Nem mais, não confundir as coisas. Proof é um tipo de acabamento, não um estado de conservação.

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#77 Mensagem por Jorge Silva » sexta jul 12, 2013 5:22 pm

Exactamente, não confundir estados de conservação com os acabamentos, não tem nada a haver uma coisa com outra.
O que eu queria defacto dizer é que uma moeda com acabamento Proof, tem vários estágios de conservação.
Nos catálogos quando vem referido o valor de uma moeda Proof, esse valor pressupõe que a moeda esteja imaculada sem manchas, dedadas ou outras marcas, que depreciem a moeda, mas o seu acabamento será o Proof.
E uma moeda com manchas, dedadas ou outras marcas, terá considerávelmente um valor comercial bastante mais baixo (Proof), porque o seu estado de conservação já sofreu alterações.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

bakano
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado out 30, 2010 2:08 pm

#78 Mensagem por bakano » sexta jul 12, 2013 9:57 pm

Que confusão... podiam dar apenas números de 1 a 5 à classificação de EC e siga.

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#79 Mensagem por Jorge Silva » sábado jul 13, 2013 1:10 am

Por isso quando adquirirem material Proof, tem que têr em atenção estes pressupostos.
Também é verdade que se pode chegar a um concenso, (relação qualidade preço), e ser vantajoso para ambas as partes.
Ou seja a moeda quando sai da incm (se fôr lá comprada) tem que estar nova sem qualquer tipo de manchas, riscos, dedadas, etc.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

carlos47
Contacto:

#80 Mensagem por carlos47 » sábado jul 13, 2013 7:51 am

bakano Escreveu:Que confusão... podiam dar apenas números de 1 a 5 à classificação de EC e siga.

se reflectir alguns segundos sobre o assunto verá por si próprio que 5 estados de conservação seria algo irrisório
os dois primeiros estados de conservação basal (chapa) mc (mal conservado)raramente se encontram no mercado por falta de interessados em adquiri-los,excepto se forem peças muito raras
a moeda perfeita fdc raramente se encontra se exceptuar-mos as moedas recentes de rolo,(e mesmo assim...)
restaria 2 niveis para a quase totalidade das moedas existentes no mercado , e mesmo nessas mais 4 níveis são insuficientes
bc-mbc-bela-soberbo, razão pela qual se recorre ao bc - ou bc+ mbc- ou mb+ bela- ou bela+ soberbo-
aqui já conto sendo assim 3 níveis extremos+4 níveis base+7 níveis intermédios=14 estados
agora pode acrescentar os ++ ou +++ que se vê regularmente atribuídos ou os quase

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”