Limpeza de moedas de alumínio

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
rodrigozanattasilva
Escudinho da II República
Registado: sexta fev 19, 2010 11:22 pm

Limpeza de moedas de alumínio

#1 Mensagem por rodrigozanattasilva » quinta abr 21, 2011 1:38 am

Essa vai para os que não gostam de limpeza de moedas. Comprei um lote com muitas moedas para começar. Separei todas e comecei a limpar as moedas de alumínio. Elas estavam bem ruins, algo como BC a R.

Pois bem, peguei uma a uma, limpei com uma escova de dente e detergente. Sequei e guardei. Para minha surpresa, abri o pote 1 mes depois ou mais e vi que as moedas oxidaram. Uma especie de terrinha começou aparecer em todas as moedas. Foi tanto, que no fundo do pote da para ver essa substancia que saiu das moedas, como na foto abaixo.

Imagem

O que foi que aconteceu:
  • O alumínio junto com a agua causaram alguma reação química que produziu isso?
  • Isso é a sujeira encrostada que está saindo (pouco provavel)
Eu terminei de estragar as moedas ou existe alguma opção? Isso vai acontecer com todas as moedas de alumínio?

Eu sei que tem gente que não gosta de qualquer tipo de limpeza, mas moedas recentes como essa eu prefiro tentar limpar, pois como ja disse no forum, já tive resultados positivos. Mas estou aprendendo que fazer isso com moedas de alumínio é uma péssima idéia, estou correto?

Nenhuma sugestão? Eis as imagens

Imagem Imagem Imagem

dcordeiro
Moderador
Registado: sábado mar 26, 2011 3:41 pm

Re: Limpeza de moedas de alumínio

#2 Mensagem por dcordeiro » quinta abr 21, 2011 8:38 am

Poderá estar relacionado com o detergente que usou. Este poderá ser muito agressivo para o aluminio. Parece que o aluminio foi "queimado".
David Cordeiro
OCD Constante: Ludovicus I
OCD mais recente: **** Tópico Geral - Império Germânico (1871-1918) ****

william
Reinado D.João IV
Registado: domingo set 07, 2008 3:04 pm
Contacto:

#3 Mensagem por william » quinta abr 21, 2011 3:19 pm

Para mim esse fato exposto tem tudo a ver com a mistura dos vários metais antes da sua intervenção. Houve um processo eletrolítico entre as moedas que gerou tal oxidação.

De uma lida no seguinte site do BCB:

http://www.bcb.gov.br/?MOEDACONS

Como medida preventiva NUNCA, JAMAIS misture metais. Inclusive não guarde em recipientes metálicos como latas e cofrinhos !

Escolha as melhores e mais adiante vá substituindo por outras que foram guardadas exclusivamente para coleção.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#4 Mensagem por doliveirarod » sexta abr 22, 2011 3:04 am

Esse tipo de oxidação eu já vi muito nessas peças, apesar do alumínio ser naturalmente resistente, parece que nessas cunhagens utilizou-se algo de baixa qualidade.
Numa opinião pessoal, isso não valeria o trabalho. As peças aparentemente estão corroídas demais, e não possuem valor de mercado nenhum. Mas se vc quiser tentar, experimente óleos lubrificantes. Já ouvi dizer que ácido muriático retira essa corrosão do alumínio, mas nunca experimentei.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

rodrigozanattasilva

#5 Mensagem por rodrigozanattasilva » sábado abr 23, 2011 3:30 am

Ok, uma parte de mim está apenas testando essas tecnicas por tentativa e erro :P

Eu fiz esse mesmo processo com outras moedas de alumínio, com estado bem melhor que essas, e a corrosão não aconteceu... Não sei, tinha muita sujeira nessas moedas..

Mas vou começar a tomar muito cuidado com alumínio.

doliveirarod, você não conhece algum método mais caseiro? Estou disponível para usar técnicas BEM AGRESSIVAS :P Sei que as moedas não valem nada, logo vamos ver se existe algo para deixar com uma cara bem melhor.

rodrigozanattasilva

#6 Mensagem por rodrigozanattasilva » sábado abr 23, 2011 3:48 am

Lol, esquece, eu ví vários produtos "limpa alumínio" na internet, acho que encontro até no supermercado.

Bruno Silva
Reinado D.João IV
Registado: sábado dez 20, 2008 9:12 pm

#7 Mensagem por Bruno Silva » sábado abr 23, 2011 4:42 am

Não devemos limpar as moedas :( :( A não ser que a moeda tenha alguma corrução que me vá obrigar a ter esse comportamento para não a perder de vez a moeda .Queira fazer um teste com uma moeda comum e o ácido muriático e uma pessima ideia primeiro o acido ia rapidamente ia dissolvel a moeda se for de aluminio dou-te garantia disso, segundo nesse prossesso e libertado gases que quando inalados ia queimar os alvelos pulmenares causando graves poblemas de saúde coma depois a morte do artista :( :( :( :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown: Amigo doliveirarod deve ter cuidado com a informação falsa quem disse uma babaridade dessas não devia querer o teu bem. :fire: :fire: :fire: :fire: :asdf: :asdf: Quanto ao oleo lubrificante não sai o que ia fazer as moedas porque eu nunca usai esse prosseço CUMPRIMENTOS:Bruno Silva :) :D ;)

DanielPinheiro
Reinado D.Filipe I
Registado: quinta nov 11, 2004 7:40 pm

#8 Mensagem por DanielPinheiro » sábado abr 23, 2011 6:30 am

É por estas e por outras que cada vez sou mais feliz por não saber limpar moedas :green:

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#9 Mensagem por doliveirarod » sábado abr 23, 2011 6:54 am

Evidentemente não sou adepto disso.
Esse ácido só ouvi falar, um comerciante me "indicou", nunca usei nem usaria, mas esse lote está imprestável mesmo.
Pessoalmente não iria além dos óleos, caso fosse algo que valesse a pena.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Ítalo Rosal
Reinado D.Maria II
Registado: sexta mar 13, 2009 11:41 pm

#10 Mensagem por Ítalo Rosal » domingo abr 24, 2011 3:16 pm

Esta "terrinha" a que se refere é alumina (óxido de alumínio, Al2O3).

Não é sujidade que a moeda largou, mas formou-se pela oxidação favorecida pela solução eletrolítica.

Ocorre mesmo em moedas do mesmo metal [até em uma única moeda, sem contato com outros metais] em solução eletrolítica, principalmente quando o metal é mais reativo que o hidrogénio [Mg, Al, Fe, Ni, Sn, Pb, Sb, Zn...].

Quando se misturam peças de metais diferentes, o propcesso apenas é acelerado. O mais reativo oxida, mas o mais nobre também sofre, sendo coberto com um precipitado.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”