3000 do PVC para a limpeza

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
carrancho
Reinado D.Maria I
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

3000 do PVC para a limpeza

Mensagempor carrancho » segunda mar 04, 2013 1:08 am

Muito recentemente, após quase 10 anos sem tocar na colecção, descobri que as folhas de arquivo ambar "especiais" para numismática tinham arruinado as minhas 3000 moedas nelas arquivadas. E não éram umas folhas quaisquer, não sr., escolhia as mais caras, com gaveta lateral, que pareciam bem melhores que as de pala.

Há +-10 anos, útima vez que lhes tinha tocado, fiquei fulo por já não encontrar essas folhas transparentes pois tinham substituidas por umas baças que não me agradavam nada, mas como queria o melhor para as minhas moedas lá comprei mais uma série delas para arquivar as que tinha conseguido nos ultimos tempos.Todas as moedas que adquiria, vinham num álveolo com agráfos, que parecia muito pouco pró. Como sou mais esperto que os outros, toca a desagrafar e meter directamente nas folhas ambar especiais que até há de todos os tamanhos. Bem, nessa altura o problema já devia existir nas transparentes, mas nas folhas baças não foram necessários 10 anos para ter todas as moedas com tons azul-esverdeado, principalmente as de prata. Ao retirá-las das folhas além do esverdeado têm uma gosma e cheiro desagradável.

Neste estado, não me parece nada recomendável sairem directamente do pvc para alvéolos sem passarem por uma limpeza 1º, que já iniciei.

Após muita pesquisa, também neste fórum que muito me tem ajudado, não querendo comprometer mais o metal e patina, após alguns testes em repetidas, optei por dar o seguinte tratamento a todas (independentemente do metal com que foram cunhadas):

1- Coloco as moedas sobre um papel absorvente branco;
2- Humedeço um cotonete em óleo de amêndoas doces que espalho sobre a face virada para cima uniforme e suavemente;
3- Após alguns minutos para o verdete e sujidade humedecer bem, passo novamente um cotonete seco em movimentos rotativos suaves (normalmente sujo 3 a 4 cabeças de cotonete por cada face de moeda que ficam bem sujas de verde-azulado);
4- repito o processo para a outra face;
5- Com outro papel absorvente seco melhor do óleo;
6- Coloco em cima de papel absorvente e com o cotonete humedecido em acetona passo novamente por todas a moeda para retirar o resto de oleo;
7- seco novamente a moeda com um pano de flanela;
8- coloco num alveolo.

O verdete, a gosma e o cheiro derivado desse contacto com o pvc aparentemente tem saído todo ficando a moeda como estava antes de lá ser colocada. Penso que não estou a comprometer o metal, tonalidade, patina... usando estes produtos em todo o tipo de metal e liga. Bem sei que não estou a resolver outros problemas (muitos até mais graves) que mereciam outro tipo de intervenção. Esses pretendo deixar para mais tarde, quando tiver mais conhecimentos e experiência de limpeza. Agora, pretendo só estancar rápidamente a "hemorragia" e manter o EC das peças.

Há algum tipo de problema, para algum tipo de metal, com este processo? O óleo ou a acetona afectam de alguma maneira algum tipo de moeda?

Muito obrigado a quem ajudar. Preciso mesmo de ajuda, a taréfa é hercúlea e não quero estar a cometer outro erro.

Um abraço,

Carrancho

PS- estou a guardar umas fotografias que depois coloco.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

carrancho
Reinado D.Maria I
Contacto:

Re: 3000 do PVC para a limpeza

Mensagempor carrancho » segunda mar 04, 2013 1:33 am

Adquiri MARPAL mas nem vou abrir o frasco, eventualmente pode servir mais tarde para os casos mais bicudos.

Estou é tentado em experimentar trocar o óleo de amêndoas doces por gasóleo ou petróleo, pelo menos para as de metal branco. Será sensato?

Um abraço,

Carrancho
Um abraço,
Carrancho

Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Thomás
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

Mensagempor Thomás » segunda mar 04, 2013 2:04 am

O amoníaco é muito aconselhado para remover a "gosma" de PVC.
Cordialmente,
Thomás Ribeiro

O meu blog: www.moedasemoedas.wordpress.com/

"Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo."
Jorge Santayana

jmilheiro
Reinado D.José
Registado: quarta nov 05, 2008 12:27 pm

Mensagempor jmilheiro » segunda mar 04, 2013 2:21 am

Caro amigo a minha na minha humilde opinião as patinas dificilmente serão recuperadas, mas não se aflija as moedas ganharam outras patinas com os anos (melhores ou piores), a unica forma de evitar a criação de patinas é o verniz metodo que a maioria dos colecionadores desaprova (grupo onde me incluo).
Em relação ás moedas e sua limpeza, o metodo que está a utilizar poderá ser eficaz para os bronzes e cobres se o verdete não estiver incrustado.
Para as moedas de Cupro-Niquel o metodo mais eficaz que conheço é uma mezinha caseira (ácido citrico), esprema uns limões e dê um banho nas moedas de uns 4/5 minutos, passe por agua da torneira e seque com um pano macio, tenha o cuidado de deixar secar bem as moedas (deixe ao ar varios dias) antes de as colocar em alveolos.
Em relação ás moedas de prata existe muita controvérsia pelo que não vou opinar.
Para todas elas no caso de ter acesso a maquinas de ultra-sons industriais (utlizadas para a limpeza dos metais antes da pintura) será uma solução rápida e eficaz.
Cumprimentos
jmilheiro

Os meus Leilões:

http://vendedor.coisas.com/jmilheiro/

carlos47
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

Mensagempor carlos47 » segunda mar 04, 2013 9:34 am

sobre limpezas já tudo foi dito vezes sem conta,há inúmeros tópicos sobre isso
já repeti tanta vez, façam experiências.nada vale aquilo que se constatou. devem experimentar todos os métodos que aqui foram aconselhados de maneira a ter a vossa própria opinião.
deve ser sempre privilegiado o método que necessite o mínimo de acção mecânica o brilho do cunho é extremamente frágil

uma dica que podem constatar em casa, uma moeda de prata perfeitamente limpa e desengordurada deixada ao ar livre cria patine uniforme em menos de um mês o que nunca aconteceria com uma não limpa

carrancho
Reinado D.Maria I
Contacto:

Mensagempor carrancho » segunda mar 04, 2013 10:58 am

Thomás Escreveu:O amoníaco é muito aconselhado para remover a "gosma" de PVC.

O MARPAL não é na verdade amoníaco?!?
Um abraço,
Carrancho

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

Mensagempor Tiago6 » segunda mar 04, 2013 11:03 am

Sim, correcto! No entanto, acho que deve ficar longe do Marpal.
Eu defendo que a utilização do Marpal deve ser pouca ou nenhuma e, quando utilizado, todo o cuidado é pouco. Basta um piscar de olhos, demorar mais alguns segundos no banho, e a moeda pode sofrer danos irreparáveis.
Se o seu método funciona, continue a utilizá-lo. Apenas recomendo algum cuidado na colocação das moedas no alvélolo, tente eliminiar ao máximo qualquer vestigio de humidade.

carlos47
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

Mensagempor carlos47 » segunda mar 04, 2013 11:06 am

carrancho Escreveu:

não conheço mas não creio
o amoníaco diluído adicionado de detergente loiça dispensa esfregar,polir etc basta uma escova de dentes das mais suaves e é o mais indicado para moedas de prata sobretudo em quantidades
proceder por lotes mudando a mistura claro

Thomás
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

Mensagempor Thomás » segunda mar 04, 2013 11:42 am

carlos47 Escreveu:
carrancho Escreveu:

não conheço mas não creio
o amoníaco diluído adicionado de detergente loiça dispensa esfregar,polir etc basta uma escova de dentes das mais suaves e é o mais indicado para moedas de prata sobretudo em quantidades
proceder por lotes mudando a mistura claro

Sou da opinião do colega Carlos.
Cordialmente,
Thomás Ribeiro

O meu blog: www.moedasemoedas.wordpress.com/

"Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo."
Jorge Santayana

carrancho
Reinado D.Maria I
Contacto:

Mensagempor carrancho » segunda mar 04, 2013 11:47 am

Tiago6 Escreveu:

Sim, correcto! No entanto, acho que deve ficar longe do Marpal.
Eu defendo que a utilização do Marpal deve ser pouca ou nenhuma e, quando utilizado, todo o cuidado é pouco. Basta um piscar de olhos, demorar mais alguns segundos no banho, e a moeda pode sofrer danos irreparáveis.
Se o seu método funciona, continue a utilizá-lo. Apenas recomendo algum cuidado na colocação das moedas no alvélolo, tente eliminiar ao máximo qualquer vestigio de humidade.

Sim, sim, como disse no post inicial deste tópico o frasco do MARPAL vai ficar fechado até eu ter mais experiência com limpeza de moedas. Há muitos anos, já tinha usado, sem diluir em 2x água, e ficaram "bonitas" como umas que tenho desde os meus 10 anitos de idade quando as juntei todas numa bacia e esfreguei com vinagre e sal. Ainda hoje me dá vómitos só des as ver! :)

Não encontro o raio do cabo que liga do tlm ao pc para passar algumas fotografias... :fire:
Um abraço,
Carrancho

Voltar para “Estados de Conservação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante