Henrique ou Filipe?

Mensagem
Autor
RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Henrique ou Filipe?

#11 Mensagem por RuiFB » segunda jul 31, 2017 9:35 pm

Monge Escreveu:Também não gosto nada dela e não consigo determinar qual seria a moeda base para o "trabalhinho".
Para comparação deixo a minha:
Imagem
Se bem que na minha a letra e a marquilha são mais grossas.
Acho que nunca mais vi outra entretanto num estado ainda agradável. Esta moeda deve ser bem difícil.
Um truque simples, os anversos normalmente têm um "R" completamente novo de perna longa, enquanto os reversos mantém o R ao estilo de Sebastião.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Henrique ou Filipe?

#12 Mensagem por numisiuris » segunda jul 31, 2017 11:16 pm

Deixo o acervo possível.

A moeda 9, que é apresentada no catálogo do leilão 54 da Numisma, apenas com foto de anverso, parece-me que vai dar origem à moeda 6, já com castelos em forma de peças de puzzle e numeral expressionista.

Será que a 8 deu origem à 7?

Imagem
image uploader

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Henrique ou Filipe?

#13 Mensagem por numisiuris » terça ago 01, 2017 4:11 am

há três cunhos de anverso:

1, 3 e 5 (a 4 é a 1)
2 e 9 (a 6 já foi a 9?)
8 (já nem sei se a sete não é mas é falsificada e pronto)

e há 2 cunhos de reverso:

3, 5 e 8
1 e 2 (a 4 é a 1)

Parece ser PORTVG ET ALGARB no tipo de numeral grande e PORTVGALIE ET ALGA no tipo de numeral pequeno. O pequeno parece sempre vasado

A 6 não tem foto de reverso na numisma, a marquilha parece igual à da meili/c.costa, fora o "traço expressionista". Já a legenda, parece ter sido feita à medida do tipo que tem a marquilha mais pequena... Mas vai-se ao AG e vê-se o reverso antigo. Ou seja, com um restauro conseguiram misturar elementos de duas tipologias diferentes e fazer uma moeda que não existe. :angry: Melhor ainda, colocam-na no acervo de um museu público. :fire: Ou será que a do museu do dinheiro é mais uma falsificada da última vaga? Alguém tem o catálogo da colecção do Banco de Portugal? Pelo número de inventário pode ser que se consiga perceber melhor... O disco da 6 e da 9, que é a do AG, parece não ser igual. Mas abstractamente não me admiro que quem recrie uma moeda também apare o disco...

Imagem
image img

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Henrique ou Filipe?

#14 Mensagem por RuiFB » terça ago 01, 2017 12:30 pm

Excelente trabalho Iúri, a moedinha 9 era uma bela moedinha antes do restauro. Curiosamente também me parece do mesmo cunho de anverso da do amigo Monge(esta sem restauro claro).

Assim tendo em conta as moedas virgens, ficamos apenas com 1,2,3,4,5,8 da galeria exposta.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Henrique ou Filipe?

#15 Mensagem por numisiuris » terça ago 01, 2017 6:46 pm

A 1 e a 4 parecem-me a mesma e não houve restauros ao longo do tempo, penso. A 9, que vem no AG, também me parece virgem. Resta saber se deu origem à 6, por via directa ou mediata...

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Henrique ou Filipe?

#16 Mensagem por RuiFB » terça ago 01, 2017 7:44 pm

Já agora, corrijo, a 2 e a 9 não são do mesmo cunho, embora os cunhos tenham sido abertos pelo mesmo abridor.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Henrique ou Filipe?

#17 Mensagem por numisiuris » terça ago 01, 2017 8:06 pm

Estava a falar só do cunho de anverso, Rui. Aquele que é possível comparar. Não te deixes iludir pela dupla batida na zona do "DG". Compara a posição dos elementos.

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Henrique ou Filipe?

#18 Mensagem por RuiFB » terça ago 01, 2017 9:24 pm

Imagem

As diferenças que verifiquei são as assinaladas, provavelmente é sim o mesmo cunho, com pequenas diferenças (emendas do abridor), bastante comum de se verificar. Ou então é algum efeito da dupla ou tripla batida.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Henrique ou Filipe?

#19 Mensagem por numisiuris » terça ago 01, 2017 10:07 pm

Sim, há essas diferenças! :) Mas a moeda do Monge está resvalada. Em tipos raros é muito mais frequente encontrar cunhos iguais. Estou em crer que dificilmente uma batida origina a mesma impressão numa moeda. Resvalo para aqui, resvalo para ali, intensidade, orientação da batida. Tudo conta. Só que a coincidência da maioria dos elementos acaba por ser determinante para a avaliação. Se fosse lá mais para a frente, na cunhagem mecânica, diria que eram dois cunhos de uma mesma matriz. Aqui estou em crer que seja o mesmo, sem emendas até.

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Henrique ou Filipe?

#20 Mensagem por RuiFB » terça ago 01, 2017 10:17 pm

Concordo, após análise mais profunda, são apenas batidas com tempos de vida diferentes do cunho, um levou 2 batidas ou outro levou 3 ou mais, etc , mas no geral é a mesma coisa.

Responder

Voltar para “D. Henrique I”