D. Afonso I - dinheiro raro

Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#11 Mensagem por jdickson » domingo mar 30, 2014 4:28 pm

ESsa última, se não é a mesma do início do post, saiu da mesma fábrica...



jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#12 Mensagem por jdickson » domingo mar 30, 2014 4:28 pm

jdickson Escreveu:Esta última, se não é a mesma do início do post, saiu da mesma fábrica...

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#13 Mensagem por MCarvalho » domingo mar 30, 2014 4:33 pm

Esta última, se não é a mesma do início do post, saiu da mesma fábrica...
É a mesma moeda, tem o mesmo centramento e as mesmas falhas.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#14 Mensagem por Jacinto Silva » domingo mar 30, 2014 4:40 pm

Viva

Pois, parece-me a mesma moeda, apresentada no 1º e último post do Celso... Ou são "clones"?
A maior diferença é no preço!

Imagem

Cumprimentos

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#15 Mensagem por RuiFB » domingo mar 30, 2014 4:54 pm

Tenho acompanhado ao longo dos anos a saga desta peça.

Nos finais de Junho de 2011 é "vendida" numa leiloeira generalista por €5518,85 + comissões

No início de Março de 2012 volta à mesma leiloeira e é vendida de novo por €2134,40 + comisssões

Em Maio de 2012 aparece à venda por €3500€ num site de leilões online, www.leiloes.net

O exemplar apareceu a discussão num fórum, onde foram levantadas dúvidas relevantes, a partir daí desapareceu do mercado.

Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 883
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#16 Mensagem por crislaine » domingo mar 30, 2014 8:42 pm

Ora viva pessoal!
Até parece mal ainda não ter discutido este tópico...mais uma vez cheguei tarde.

A análise que o amigo Matos fez em juntar alguns dos dinheiros dá para ter uma ideia (fazendo a média) do que geralmente pode acontecer...(se é que me faço entender).
Quanto ao Rui, sempre atento, frisou alguns aspectos importantes.

Ora bem, a meu ver, a quando da classificação dos dinheiros de D. Afonso I no Alberto Gomes (previamente feito por Feraro Vaz), deve ter-se tido em conta o dito "crescimento de bulhão" dando a ver que o que apresenta uma percentagem de prata mais baixa é definitivamente o 1º a ser classificado...a qual acho errado. Ferraro Vaz classifica como grupo 1º o "pentalfa" por exemplo.

Reparem que ainda se afirma à casa monetária de Braga, segundo os estudos feitos relativo ao achado do Morabitino de D. Afonso I (em Viseu) respectivamente... o qual pouco faz sentido.
Quero isto dizer que, quanto ao peso, tamanho e quantidade de prata em bulhão são dependentes dos que foram cunhados em Castela-Leão, visto que os moedeiros eram os mesmos!
Os pesos e as formas teriam a ser idênticas, tudo o que pode ter aparecido mais tarde (hoje em dia por exemplo, os contrafeitos, para atrair os coleccionadores pelo valor e claro está, por se tratar do 1º rei de Portugal) tendem a ser postos de parte.
Reparem que a própria fundição do cobre-prata (bulhão), era algo especial na altura. Hoje em dia é impensável fazer-se o mesmo!
RuiFB Escreveu:Em relação às invenções modernas de notar, 3 grandes picos, as invenções ao tempo de Amaral Toro e seus amigos, que não enganaram mestre Teixeira de Aragão, mas que continuam por aí, as invenções após este magnífico trabalho do grande Batalha Reis, visando o tipo V-T e finalmente as invenções muito recentes que acompanharam todas as outras já conhecidas.
:claps: :claps: :claps: Bem visto!!!

Irei sempre dizer que é uma área interessante de estudo, não só pela dificuldade em arranjar uma peça destas como a primazia que se pode ter em estuda-la.
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#17 Mensagem por RuiFB » domingo mar 30, 2014 8:57 pm

Viva Hélder, estou por fora do ouro, já há um morabitino de Afonso I autêntico, não conhecia...

Em relação ao que referes, há a juntar ainda que os dinheiros de Afonso I são em parte moeda de poder, para a satisfação das necessidades de numária para circulação era usada principalmente a hispano-árabe, romana e leonesa, para além de outras estrangeira. Os subornos que ibn Qasi, etc pagavam a Afonso I para não atacar os muçulmanos possibilitavam que nem tivesse necessidade de bater moeda...

Com isto quero dizer que durante Afonso I e Sancho I, para mim a progressão não é bem linear, tanto que em Afonso II há uma valorização na lei. Este reinado tem tanta coisa ainda passível de discussão, um exemplo são os exemplares com busto, etc...

Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 883
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#18 Mensagem por crislaine » domingo mar 30, 2014 9:02 pm

RuiFB Escreveu:Com isto quero dizer que durante Afonso I e Sancho I, para mim a progressão não é bem linear, tanto que em Afonso II há uma valorização na lei. Este reinado tem tanta coisa ainda passível de discussão, um exemplo são os exemplares com busto, etc..
Ui.. até o que ainda virá por aí.
Quanto ao ouro.. nada esta delineado.

Ainda hoje estou à espera do tão abençoado artigo que o Eng. Magro vai fazer sobre um dos Morabitinos que foi ver em Viseu! Como se porventura fosse ele o único que possa autenticar as peças que vão aparecendo ou não.
Mas claro está, são tudo hipóteses. Pode revolucionar a numismática... isso acredito, mas tanto também não.
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

Avatar do Utilizador
Caetobriga
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 669
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#19 Mensagem por Caetobriga » domingo mar 30, 2014 10:34 pm

RuiFB Escreveu:
Os subornos que ibn Qasi, etc pagavam a Afonso I para não atacar os muçulmanos possibilitavam que nem tivesse necessidade de bater moeda...

Com isto quero dizer que durante Afonso I e Sancho I, para mim a progressão não é bem linear, tanto que em Afonso II há uma valorização na lei. Este reinado tem tanta coisa ainda passível de discussão, um exemplo são os exemplares com busto, etc...
Não tem nada a ver mas não eram propriamente subornos, era uma figura perfeitamente legítima na altura chamada parias que seria um tributo, tal como anteriormente existam os tributos cobrados pelos líderes muçulmanos aos nobre visigodos que se submeteram a partir de 711. :thumbs:

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. Afonso I - dinheiro raro

#20 Mensagem por RuiFB » domingo mar 30, 2014 11:28 pm

Sem dúvida! Obrigsdo amigo Luis! Este esquema foi muito usado também pelos romanos, a moeda "ibérica" com o padrão romano, servia muitas vezes precisamente para isso. Neste caso e infelizmente, quando começaram as lutas por entre as taifas, os muçulmanos gastaram o dinheiro todo para lutar uns contra os outros, ao deixar de pingar para os grandes senhores Visigodos como D. Afonso, foram quase arrasados em nome de Deus, Amén :D
D. Afonso I foi deveras visionário, tratou do assunto inerente à falta de pagamento, mas foi dando privilégios aos mouros que transportavam consigo o conhecimento em diversas áreas.

Responder

Voltar para “D. Afonso I”