Morabitino Sancho I

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Morabitino Sancho I

#11 Mensagem por numisiuris » sábado jan 18, 2020 4:17 pm

Alfonsvs Escreveu:
sexta jan 17, 2020 10:16 pm
A representação da cabeça do cavalo também é semelhante à 04.02 do AG
Tinha-me esquecido desta questão.

A 04.02 do AG parece-me ser esta:
Imagem

A questão da cabeça do cavalo, para mim, está na linha superior que, nos morabitinos de D. Sancho I, ao que me é possível ver, é sempre interrompida pelas orelhas. O mesmo já não se passa nos de D. Afonso II e no único exemplar conhecido de D. Sancho II. Talvez assim seja mais perceptível:
Imagem

A única excepção a este padrão das orelhas, em toda a amostra que consegui reunir de morabitinos de D. Sancho I, é esta:
Imagem

Mas esta moeda é excepcional em todos os aspectos. Tem "T's" semelhantes aos que foram usados nas amoedações de D. Afonso II e D. Sancho II. Daí também que a veja, para já, com alguma reserva, embora encaixe numa possível evolução estilística. Aparece no leilão 42 da numisma (colecção António Olmos) e volta a aparecer no leilão 112 da mesma casa leiloeira. O leilão 42 foi em Novembro de 1999. Antes dessa data não consigo rastrear a moeda.

Deixo este texto, do catálogo do leilão 42, onde apareceram à venda, de uma só vez, 9 morabitinos:
Imagem

Realço que, destes nove morabitinos, alguns vêm rastreados no catálogo. A este que me refiro, no entanto, não se faz qualquer menção de proveniência.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#12 Mensagem por Alfonsvs » quarta jan 29, 2020 9:19 pm

Enfim de volta!
O trabalho ocupa-me metade do dia e a numismática ficou temporariamente para segundo plano. Mas como me interesso pelas moedas desde 1973 não vai ser agora que vou desistir.
Agradeço o trabalho de pesquisa do amigo Iúri, que levanta questões que põe qualquer apaixonado pelas moedas a pensar duas vezes antes de as defender, só porque estão numa leiloeira de boa reputação. As leiloeiras com frequência "descuidam-se" e os clientes apressados compram sem olhar duas vezes.
Existem "bons" artistas a aperfeiçoar a técnica para cunhar novas moedas que é necessário toda a atenção para as distinguir. A base de imagens para comparação de pormenores terá que ser cada vez maior no meu PC pois as leiloeiras apresentam cada vez melhores fotografias.

Este morabitino "dos triângulos" que vai a leilão amanhã, não o compraria. :angry:
José Matos

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#13 Mensagem por Alfonsvs » sábado fev 15, 2020 12:28 pm

Aparece agora outro no Aureo & Calicó para 12.03 com estilo semelhante ao da Kunker:

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

As linhas do desenho deste novo morabitino são muito grossas.
Durante anos os morabitinos de legenda PORTVGALI eram os mais raros. Agora são dos que mais aparecem.
José Matos

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#14 Mensagem por numisiuris » domingo fev 16, 2020 3:27 am

Exactamente caro José Matos! Mais um aparecido "do nada" e sem registo anterior. Outra vez o traço característico. Os relevos demasiado arredondados e sinultaneamente elevados. Gravura fresca, sem marcas de circulação. A letra é uma chatice. Eles, aos punções já chegaram, mais ou menos. Falham no espaçamento, na agregação das marcas dos punções. Pouco mais. As estrelas do reverso são uma vergonha. É a continuação da escola dos escudos clássicos de afonso II aparecidos aqui há uns anos. Upgrade15k.

onlion
Reinado D.Luís
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

#15 Mensagem por onlion » sexta mai 22, 2020 2:46 pm

Aproveito o tópico para mostrar uma moeda que eu encontrei online e não tinha conhecimento. Talvez seja o único que não sabia da sua existência, mas não deixa de ser curioso a sua semelhança do desenho com o "nosso" morabitino

Sei que havia cópias no estilo de várias moedas talvez até para se poder transaccionar por essa Europa fora com mais facilidade mas este desenho é incrivelmente parecido

Imagem

Pennig de Erik Emune (1134-37) ou Érico II da Dinamarca

krav
Reinado D.Luís
Registado: terça jun 06, 2017 4:51 pm

#16 Mensagem por krav » sexta mai 22, 2020 3:03 pm

Morabitino. Confesso que sempre quis ter um e se a minha vida o permitir, dentro de alguns anos, hei-de tentar adquirir um. Porém, assusto-me ao ver como de repente existem tantos morabitinos à venda..
Tomás Oliveira

Responder

Voltar para “D. Sancho I”