Encomenda retida Alfandega
Moderador: Moderador de Honra
- Joosan
- Reinado D.Pedro IV
- Registado: domingo ago 28, 2011 5:55 pm
Encomenda retida Alfandega
Comprei acessórios para moeda na China por email pessoal.A encomenda ficou retida na alfandega.Mandei fatura mas a alfandega pediu o Print Screen da loja online.Disse que tinha comprado através de um contato de um amigo e fiz a compra por email.Pediram-me para enviar os teor dos emails.Is é legal?Eu identifico nos emails o meu amigo e falo de outros assuntos.Até que ponto eu sou obrigado a enviar os emails?Pedem para confirmar os valores dos portes que foram oferecidos.Na alfandega não tem formas de saber o valor?
Pedia uma opinião sobre o tema.Não sei se xistem outros tópicos com o mesmo assunto.
obrigado
Joao
Pedia uma opinião sobre o tema.Não sei se xistem outros tópicos com o mesmo assunto.
obrigado
Joao
Re: Encomenda retida Alfandega
Já me aconteceu algo semelhante e pediram-me para fazer uma declaração, sob compromisso de honra, do valor dos bens.
Para cálculo das taxas aduaneiras é considerado o valor declarado dos ben, acrescidos dos portes.
Não me recordo o valor exacto mas creio que é 24 Euros. Se o valor total for inferior é isento.
Por isso, sempre que mando vir algo, moedas ou acessórios, peço que seja incluída uma factura ou declaração para fins alfandgários inferior a 24 Euros.
Isto tem fases: -Há alturas que passa tudo, outras em que querem mostrar serviço...
Para cálculo das taxas aduaneiras é considerado o valor declarado dos ben, acrescidos dos portes.
Não me recordo o valor exacto mas creio que é 24 Euros. Se o valor total for inferior é isento.
Por isso, sempre que mando vir algo, moedas ou acessórios, peço que seja incluída uma factura ou declaração para fins alfandgários inferior a 24 Euros.
Isto tem fases: -Há alturas que passa tudo, outras em que querem mostrar serviço...
- AntonioMota
- Reinado D.Filipe III
- Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am
É isso mesmo; não há critério, não há lógica, é tudo uma questão do acaso. Digo eu, que já vivi as duas situações!Monge Escreveu: Isto tem fases: -Há alturas que passa tudo, outras em que querem mostrar serviço...

- Joosan
- Reinado D.Pedro IV
- Registado: domingo ago 28, 2011 5:55 pm
Mas é legal pedirem teor dos emails??
Não creio que seja licito fazerem esse tipo de pedidos, informação privada? Uma coisa será a inquirição judicial ou uma investigação policial, mesmo nestes últimos casos julgo ser necessário mandato assinado por um Juiz ou Procurador. Mas da maneira como as coisas andam neste país já não sei, qualquer dia temos que mostrar a forma do rabo para comprar papel higiénico. 

"Quod erat demonstrandum"
- AntonioMota
- Reinado D.Filipe III
- Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am
fernanrei Escreveu: Não creio que seja licito fazerem esse tipo de pedidos (...) Mas da maneira como as coisas andam neste país já não sei, qualquer dia temos que mostrar a forma do rabo para comprar papel higiénico.![]()