Contagem de quadrantes

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Contagem de quadrantes

#1 Mensagem por NVMVS » terça jun 04, 2019 10:02 pm

Olá!

Gostaria de saber se algum de vós me pode ajudar na numeração dos quadrantes de uma moeda.
Em matemática, a contagem é iniciada na parte superior direita no sentido anti-horário (junto imagem). Na moedas há outra regra definida ou utiliza-se a convenção internacional da matemática?

Obrigado
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Cumprimentos
Diogo

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: Contagem de quadrantes

#2 Mensagem por José Almeida » terça jun 04, 2019 10:27 pm

Creio que a regra é no sentido horário. :thumbs:

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Contagem de quadrantes

#3 Mensagem por numisiuris » quarta jun 05, 2019 1:35 am

Eu desconhecia essa regra da matemática. Também julgo que nas moedas se usa o sentido horário, a começar às 12h.

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Contagem de quadrantes

#4 Mensagem por palves » quarta jun 05, 2019 9:19 am

Eu conhecia a lógica matemática, mas em numismática sempre vi usar o sentido horário a começar às 12h. O AG usa algo diferente , por exemplo A1 AG01.02, mas fico sem saber qual o sentido em que conta.

Se me lembro, o Mário Gomes Marques algures também usa algo diferente do sentido horário (ou começa a contar às 9h, não me lembro bem). Acho que é uma daquelas coisas em que a prática do dia a dia e a facilidade de comunicação superou a tradição científica.

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Contagem de quadrantes

#5 Mensagem por palves » quarta jun 05, 2019 2:23 pm

Encontrei:
Mário Gomes Marques, Introdução à Numismática, página 96: Usa a lógica matemática apresentada no post original.
Curioso que para os escudos usa 1-2 (cima) / 3-4 (baixo).

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Contagem de quadrantes

#6 Mensagem por NVMVS » quarta jun 05, 2019 4:30 pm

Obrigado José, Iúri e Paulo pelos vossos comentários.
E em termos internacionais, sabem o que se costuma usar?
Cumprimentos
Diogo

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Contagem de quadrantes

#7 Mensagem por palves » quarta jun 05, 2019 4:38 pm

Há uma outra razão para usar o sentido horário e começar nas 12h: a leitura das legendas. por exemplo nos dinheiros a legenda AL GA RB II, por facilidade e lógica de leitura, faz sentido associar o 1º quadrante à primeira sílaba da legenda e seguir a ordem da mesma.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Contagem de quadrantes

#8 Mensagem por fernanrei » quinta jun 06, 2019 6:39 am

Não me parece racional alterar o conceito trigonométrico, até porque, os anteriores ilustres que abordaram este tema (passado mais longínquo) eram catedráticos e de certo conhecedores dos meandros matemáticos. O esquema inicial do tópico está correto, não vamos querer que os espíritos dos matemáticos gregos voltem para nos atormentar. :jumpgreen:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Contagem de quadrantes

#9 Mensagem por palves » quinta jun 06, 2019 7:48 am

fernanrei Escreveu:Não me parece racional alterar o conceito trigonométrico, até porque, os anteriores ilustres que abordaram este tema (passado mais longínquo) eram catedráticos e de certo conhecedores dos meandros matemáticos. O esquema inicial do tópico está correto, não vamos querer que os espíritos dos matemáticos gregos voltem para nos atormentar. :jumpgreen:
Não vejo que isso seja de todo um problema. Há inúmeros casos em que a leitura ou utilização de elementos muda de área para área. Adicionalmente, na numismática não parece haver um consenso ou lei científica. Ver, por exemplo, a utilização do AG e outros casos haverá. Eu continuarei a utilizar os quadrantes a iniciar às 12h e a ler no sentido horário, estou demasiado velho para aprender a ler as legendas de outra forma. Um cruz cravada passa a ter a legenda PO/AL/VG/RT ?

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Contagem de quadrantes

#10 Mensagem por NVMVS » quinta jun 06, 2019 8:36 am

Era mesmo este ponto que me parece fundamental neste âmbito dos quadrantes:
palves Escreveu: Há inúmeros casos em que a leitura ou utilização de elementos muda de área para área. Adicionalmente, na numismática não parece haver um consenso ou lei científica. Ver, por exemplo, a utilização do AG e outros casos haverá.
O problema dos quadrantes não tem a ver com a leitura de legenda (sempre será como se fez até aqui) mas sim com a identificação de elementos no campo.

Imaginemos que estamos a descrever este reverso de um real de 10 soldos do porto e queremos indicar a posição das letras monetárias P e do O em termos de quadrantes.
p o.jpg
De acordo com a convenção o P está no 3º quadrante e o O no 4º.
Isto facilitaria a comunicação (era esse o intuito).
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos
Diogo

Responder

Voltar para “Numismática em geral”