A prata e o ouro não são uma "moeda" mas podem funcionar como "mercadoria" cujo valor é reconhecido desde sempre e cujo valor aumenta em periodos de crise. Não estamos ao abrigo de tempestades graves na economia e na sociedade e nestes casos, os metais preciosos podem funcionar como instrumento de troca. Eu não considero a prata (ou o ouro) como um investimento mas sim como um "seguro".
Desconheço por completo o mercado dos metais preciosos em Portugal mas sei que posso amanhã vender , por exemplo, as minhas moedas de prata de 50 francos "Hercule" a um negociante de Paris (por exemplo : Godot & Fils) que me paga 18.10 euros / peça ; considerando que a maior parte delas comprei-as a 10 euros, não perco dinheiro, pelo contrario !
Varios colegas têm referido a dificuldade que têm para vender as moedas de prata. Sugiro que procurem na net os negociantes no estrangeiro. Estes têm publicadas as sua tabelas de compra e venda. Passe a publicidade, digitem no Google :
https://www.achat-or-et-argent.fr/ .
Existem outros sinais que nos fazem reflectir sobre o papel futuro do ouro e da prata : a China, a Russia e a Turquia têm comprado nos ultimos tempos toneladas de ouro ; por exemplo, de Janeiro a Maio, a Turquia comprou cerca de 148 toneladas de ouro...
Pensar que "sempre foi assim" e "sempre assim ha-de ser" é uma atitude que não partilho mas concordo com o Nuno sobre o interesse de possuir "terra" sobretudo se produzir ao menos a renda necessaria para pagar as diversas taxas e impostos que lhe estão associados.