Olá e Tesouro desenterrado

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
unonet
Sou só um euro caloiro
Registado: domingo nov 24, 2019 5:54 pm

Olá e Tesouro desenterrado

#1 Mensagem por unonet » domingo nov 24, 2019 6:26 pm

Boa tarde,

numa recente limpeza de um móvel, descobrimos vários sacos com moedas correntes e notas de escudos, assim como muitas coleções da Philae e moedas comemorativas de euro.

Algumas iremos manter por serem belas (no sentido estético e não de estado de conservação que não tenho experiência para avaliar) e talvez para iniciar um novo hobby.

Procurei saber que opções tenho e após algumas pesquisas com resultados menos esclarecedores, encontrei este vosso imenso fórum onde acabo de me registar.

Aproveito assim esta apresentação para solicitar a vossa ajuda com algumas dúvidas que estou a ter dificuldade em esclarecer:

Moedas comemorativas portuguesas de 2,5€, 5€ e 8€
Têm estas moedas o seu valor facial em Portugal? Isto é, posso dirigir-me a um banco e trocá-las por dinheiro?

Moedas comemorativas de 500$, 1000$ embrulhadas em papel, mostrando algumas a formação de uma pátina parcial.
Moedas de escudos e centavos de uso corrente, e, sacos.
Notas de escudos de 20$, 50$, 100$, 1000$
Coleções de moedas do mês da Philae, conjuntos completos de vários anos.
Coleções várias da Philae de moedas e medalhas em estojos e quadros.
Onde posso tentar vendê-las em Lisboa? Há mercado para elas? Procurei aqui nos leilões e não me pareceu terem muito movimento.

Obrigado,

Nuno

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Olá e Tesouro desenterrado

#2 Mensagem por silvio2 » domingo nov 24, 2019 7:07 pm

unonet Escreveu:
domingo nov 24, 2019 6:26 pm
Boa tarde,

numa recente limpeza de um móvel, descobrimos vários sacos com moedas correntes e notas de escudos, assim como muitas coleções da Philae e moedas comemorativas de euro.

Algumas iremos manter por serem belas (no sentido estético e não de estado de conservação que não tenho experiência para avaliar) e talvez para iniciar um novo hobby.

Procurei saber que opções tenho e após algumas pesquisas com resultados menos esclarecedores, encontrei este vosso imenso fórum onde acabo de me registar.

Aproveito assim esta apresentação para solicitar a vossa ajuda com algumas dúvidas que estou a ter dificuldade em esclarecer:

Têm estas moedas o seu valor facial em Portugal? Isto é, posso dirigir-me a um banco e trocá-las por dinheiro?

Moedas comemorativas de 500$, 1000$ embrulhadas em papel, mostrando algumas a formação de uma pátina parcial.
Onde posso tentar vendê-las em Lisboa? Há mercado para elas? Procurei aqui nos leilões e não me pareceu terem muito movimento.

Obrigado,

Nuno
CARTA DE INTENÇÕES DO FÓRUM Escreveu: Imagem
É aconselhável que os novos membros, por uma questão de cordialidade e antes de qualquer outra
intervenção no Fórum, façam a sua apresentação à nossa comunidade, na respectiva secção, ou seja,
aqui Imagem http://www.forum-numismatica.com/viewforum.php?f=1, para darem a conhecer um pouco
de si (no mínimo ... o nome próprio e a idade) aos restantes membros, e receber as boas vindas, da parte
destes ...
Cumprimentos,
Sílvio Silva

RubenGMelo
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#3 Mensagem por RubenGMelo » domingo nov 24, 2019 7:10 pm

Seja bem-vindo ao fórum caro Nuno!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

unonet
Sou só um euro caloiro
Registado: domingo nov 24, 2019 5:54 pm

#4 Mensagem por unonet » domingo nov 24, 2019 7:26 pm

Caro Sílvio Silva, obrigado pela chamada de atenção. Pensava eu que tinha colocado esta primeira mensagem precisamente no canal de apresentação, lamento a confusão, foi erro de maçarico. Receio mesmo ter postado duas vezes a mesma mensagem pois ao não encontrar a primeira, voltei a repetí-la, só depois percebendo que o fórum é moderado e que a mensagem tinha ficado retida a aguardar aprovação.

Caro Ruben Melo, obrigado :)

Mmatos
Reinado D.Sebastião
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#5 Mensagem por Mmatos » domingo nov 24, 2019 9:00 pm

unonet Escreveu:
...
Essas moedas são dinheiro... :) Pode usá-las nas compras e os bancos também por lei as têm de receber, embora na prática, muitas vezes coloquem problemas. Se for o caso peça o livro de reclamações, pois são moedas emitidas pelo Banco de Portugal com cobertura de um decreto-lei.
unonet Escreveu:
As moedas de mil e de 500 escudos são em prata e já valem mais que o seu valor facial. As notas de escudo, se ainda estiverem dentro do prazo, pode trocar no Banco de Portugal, mas se forem novas têm mais valor no mercado coleccionista. Coloque o conjunto em leilão por um preço baixo aceitável no Megaleilões ou no OLX e de certeza que vende.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#6 Mensagem por silvio2 » domingo nov 24, 2019 9:05 pm

Caro Nuno, antes de mais, obrigado pela sua compreensão. :)
No que diz respeito às questões que coloca, vou dar-lhe a minha opinião. Vamos então ..." por partes"

1º - As moedas comemorativas têm curso legal e valor fiduciário mas só nos países emissores. Logo, no nosso país, poderá fazer pagamentos com elas ou pode fazer um depósito bancário mas não pode trocá-las (que eu saiba os Bancos não o fazem) (saiba mais, aqui Imagem https://www.bportugal.pt/sites/default/ ... moedas.pdf )

2º - As moedas de 500 e de 1.000 escudos, como são de prata são sempre mais valorizadas (valem sempre, no mínimo, o seu valor em prata). As outras moedas que refere, terão sempre um valor relativo, tudo dependendo do estado de conservação e da procura. Mas existe mercado, por certo.

3º - Quanto às emissões das "Colecções Philae", na verdade, não são muito procuradas por coleccionadores, mas têm sempre alguma procura (só que por valores, por vezes, muito abaixo do preço de compra)

4º - Quanto aos locais de possível venda, em Lisboa, não lhe sei dizer pois não conheço.

Para finalizar, aconselho-o a que não limpe as moedas, faça um "inventário" do que tem e vá colocando aqui no Fórum, para que se tenha uma ideia mais concreta do que estamos em presença.
Daqui a algum tempo, cumpridas que sejam as regras (Imagem http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 23&t=19350 ) poderá tentar vendê-las provavelmente com sucesso. ;)

Espero ter contribuído para ajudar a esclarecer as suas dúvidas. Disponha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Numismática em geral”