Organização da Colecção

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Responder
Mensagem
Autor
LealDaSilva
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 41
Registado: quinta ago 19, 2021 7:16 pm

Organização da Colecção

#1 Mensagem por LealDaSilva » domingo set 12, 2021 9:15 pm

Olá a todos!

Para catalogar a minha coleção preferi dispor por, País, Período, Valor/tipo e Ano. As Proof e BNC, permanecem nas respetivas carteiras e expostas numa vitrine.

No entanto, para as restantes possuo apenas um dossier com capas plásticas e estou um pouco indeciso acerca de como e qual a melhor forma de acondicionar/expor. Será que me podem ajudar dando umas ideias?

Obrigado a todos



monteiro
Reinado D.João VI
Mensagens: 406
Registado: sábado mai 21, 2011 9:10 pm
Localização: Cascais

Re: Organização da Colecção

#2 Mensagem por monteiro » segunda set 13, 2021 6:21 pm

Boas.
Cada um sabe como prefere ter a sua colecção e quanto está disposto para gastar na respectiva organização.
Optei pelo Conjunto Classic GRANDE GIGANT da leuchtturm. Adquiri através de um conhecido vendedor aqui do forum.
Se é caro ou barato, como costumo dizer os anos o dirão. Até agora cerca de 9 anos depois continuo muito satisfeito com a compra.
Num deles tenho Republica e ex-colónias. Colecção não está completa mas já tenho os espaços para todas as moedas. Devido ao peso convém que esteja deitado. Refiro que apenas não tenho lá as moedas de mil escudos por estarem expostas num tabuleiro.
Depois tenho outro apenas para os euros. Tenho também outros 2 para as moedas do resto do mundo e pré-euro.
Estou bastante satisfeito com este conjunto e as folhas de 20 alvéolos são também da mesma marca e até agora valeram o preço.
Os meus cumprimentos.
Rui Monteiro

LealDaSilva
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 41
Registado: quinta ago 19, 2021 7:16 pm

Re: Organização da Colecção

#3 Mensagem por LealDaSilva » segunda set 13, 2021 9:02 pm

Claro que cada uma sabe como pode/deve fazer... o objetivo da minha publicação era retirar algumas ideias. Quanto ao que sugeriu, ja estive a ver e até me parece bem. Também gostei da ideia dos tabuleiros.

Obrigado por tudo

Lipe
Reinado D.Carlos
Mensagens: 120
Registado: terça out 01, 2019 10:52 am

Re: Organização da Colecção

#4 Mensagem por Lipe » terça set 14, 2021 6:47 am

Eu uso os tabuleiros em estojos com cápsulas quadrum da leuchtturm.

monteiro
Reinado D.João VI
Mensagens: 406
Registado: sábado mai 21, 2011 9:10 pm
Localização: Cascais

Re: Organização da Colecção

#5 Mensagem por monteiro » terça set 14, 2021 8:28 am

Tabuleiro apenas tenho as moedas de mil escudos. Estou a pensar em obter outro para as onças de prata. Tambem utilizo capsulas quadrum da leuchttrum.
Em relação ao dossier, optei por ter uma cor para os Euros outra para a Republica e outra para o restante mundo. Assim fica fácil distinguir.
Em relação à catalogação propriamente dita, nos Euros imprimi uma bandeira em folha A4 meti numa mica, antes das respectivas moedas.
Colecciono as correntes apenas por series e não por anos. Depois coloco as comemorativas.
Os meus cumprimentos.
Rui Monteiro

LealDaSilva
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 41
Registado: quinta ago 19, 2021 7:16 pm

Re: Organização da Colecção

#6 Mensagem por LealDaSilva » terça set 14, 2021 8:58 am

Excelentes dicas! Obrigado a todos

Responder

Voltar para “Numismática em geral”