Banhos de acetona

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Responder
Mensagem
Autor
josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Banhos de acetona

#1 Mensagem por josix » quinta nov 23, 2023 10:44 pm

Tenho que dar banho a algumas moedas da minha colecção que ainda estavam por tratar. Tinham sofrido menos num álbum de PVC (erros de principiante) porque estavam em bons alvéolos. O album maldito já foi para o lixo há muito mas várias moedas ainda estavam arrumadas por tratar.

Estas não pareciam ter sofrido mas acho que será boa idéia mudá-las para alvéolos novos e dar-lhes banho pelo meio. A acetona será pura, nada de coisas de supermercado com óleos.

Com o banho de acetona, em moedas de cu-ni que estavam no álbum sem alvéolos, há uns anos não tive cuidados especiais. Até esfreguei com os dedos as piores. O resultado chegava a ser um líquido esverdeado mas as moedas felizmente ficaram boas.

Mas as pratas que deixei de lado serão sensíveis. Qual é a melhor forma de as limpar com acetona? Deixar apenas de molho certo tempo? Trocar várias vezes o líquido.

Outra quiestão de banhos: os alvéolos modernos autocolantes que se vendem são de confiança? Os albuuns já vi que agora são assinalados como livres de PVC, espero não vir a sofrer outra desilução.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11082
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Banhos de acetona

#2 Mensagem por fernanrei » quinta nov 30, 2023 9:46 pm

Os alvéolos autocolantes atuais, na minha opinião, são muito confiáveis...
"Quod erat demonstrandum"

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Banhos de acetona

#3 Mensagem por josix » sexta dez 01, 2023 3:33 am

fernanrei Escreveu:
quinta nov 30, 2023 9:46 pm
Os alvéolos autocolantes atuais, na minha opinião, são muito confiáveis...
Obrigado! Fico mais descansado que estou a fazer a coisa certa, para desta vez realmente as proteger.

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Banhos de acetona

#4 Mensagem por josix » segunda dez 04, 2023 2:29 pm

Entretanto respondo à minha própria questão com algumas observações que fiz. Podem aqui servir a outars pessoas.

Usem acetona pura, de drogaria. Não as acetonas de supermercado com óleos e outros produtos misturados.

A acetona tem efeito bastante rápido, pareceu-me que bastam uns minutos de banho.

Numa moeda que já tenha alguma sujidade será preciso dar mais do que um banho. O primeiro tira o pior e a acetona pode até ficar verde. Se toma cor, dêm rapidamente um segundo banho porque quando a acetona seca vai deixar em partes das moedas depósitos daquela porcaria.

Acho que o ideal é ter 2 recipientes e mudar logo a moeda para o segundo recipiente com acetona fresca. Troquem a acetona quando o segundo banho começar a mostrar mudanças de cor.

Não esfreguem seja de que maneira for, com dedos ou luvas, as moedas de metais sensíveis, ouro ou prata. Cupro-níquel não há problema, podem fazer isso. Mas não vai servir de muito. O resíduo do PVC ou sai com o banho ou, onde não sai, é já a oxidação provocada por esse resíduo e esfregar só vai fazer pior.

Acho que as pratas e os cuni normalmente recuperam bem dos danos do PVC. Os meus 20 escudos da ponte passaram de esverdeados a uma beleza que parece nova. Os cobres, esses é mais próvável que por baixo já tenham sofrido corrosão.

A acetona não faz milagres e não solta sujidade que já estava acumulada antes do lixo do PVC. É possível que fiquem compostos de cloro evaporado do PVC nessas zonas se sujidade e aí continuem a promover corrosão.
Para isso talvez uns banhos mais demorados em água destilada ajudem. Ainda não experimentei.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11082
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Banhos de acetona

#5 Mensagem por fernanrei » segunda dez 04, 2023 4:20 pm

Eu costumo usar a acetona, com elevado estado de pureza, apenas para tirar gorduras, manchas de tinta, resíduos de cola e verniz, mas sempre com muito cuidado e lavo sempre as moedas depois de a utilizar...
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15236
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Banhos de acetona

#6 Mensagem por doliveirarod » terça dez 05, 2023 7:47 pm

Outra quiestão de banhos: os alvéolos modernos autocolantes que se vendem são de confiança? Os albuuns já vi que agora são assinalados como livres de PVC, espero não vir a sofrer outra desilução.

Use os alemães (de mylar), que não contém PVC. Evite os chineses.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Banhos de acetona

#7 Mensagem por josix » quarta dez 06, 2023 12:22 am

Obrigado, usei mesmo os alemãoes, daquela lecher.. nome estranho alemão. :D

Também me perguntei se devia lavar com água (destilada?) no final ou apenas deixar evaporar a acetona. Pensei que com vários banhos, um final em que já não se note lixo dissolvido, se pode deixar simplesmente secar a acetona. Mas pode ser melhor lavagem final. A acetona pura deve evaporar sem resíduo, lembro-me que era o solvente usado em laboratório para limpar os vidros.

Esqueci-me de contar, também usei para tirar verniz numa macuta, recomendo luvas de latex nesses casos: os vernizes antigos podem dissolver-se numa massa amarelada muito densa.

A macuta até ficou engraçada, o verniz já tinha rachado com a idade e deixou-lhe este padrão de oxidação.
Acredito que já devia ter removo o verniz há anos quando notei que estava a rachar. E protegido a moeda ou com novo verniz ou num alvéolo e ambiente seco. Acabo a gostar do padão que as rachas do verniz criaram.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11082
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Banhos de acetona

#8 Mensagem por fernanrei » quinta dez 07, 2023 10:20 am

josix Escreveu:
quarta dez 06, 2023 12:22 am
Obrigado, usei mesmo os alemãoes, daquela lecher.. nome estranho alemão. :D

Também me perguntei se devia lavar com água (destilada?) no final ou apenas deixar evaporar a acetona. Pensei que com vários banhos, um final em que já não se note lixo dissolvido, se pode deixar simplesmente secar a acetona. Mas pode ser melhor lavagem final. A acetona pura deve evaporar sem resíduo, lembro-me que era o solvente usado em laboratório para limpar os vidros.

Esqueci-me de contar, também usei para tirar verniz numa macuta, recomendo luvas de latex nesses casos: os vernizes antigos podem dissolver-se numa massa amarelada muito densa.

A macuta até ficou engraçada, o verniz já tinha rachado com a idade e deixou-lhe este padrão de oxidação.
Acredito que já devia ter removo o verniz há anos quando notei que estava a rachar. E protegido a moeda ou com novo verniz ou num alvéolo e ambiente seco. Acabo a gostar do padão que as rachas do verniz criaram.
Fez muito bem em tirar o verniz, ficou excelente...
"Quod erat demonstrandum"

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Banhos de acetona

#9 Mensagem por josix » quarta dez 13, 2023 3:37 pm

fernanrei Escreveu:
quinta dez 07, 2023 10:20 am
Fez muito bem em tirar o verniz, ficou excelente...
Obrigado! Um destes anos terei que encontrar uma irmã sem carimbo para colocar ao lado na colecção.

Sei que o uso de verniz para protecção de moedas anda considerado obsoleto. Mas estou tentado a experimentar com alguns outros cobres, da Índia, que acho que tenho em risco de corrosão. Parece-me que enquanto estiver intacto faz o trabalho de protecção.

Responder

Voltar para “Numismática em geral”