caneta de limpeza de moedas

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#11 Mensagem por MCarvalho » sexta jul 17, 2009 8:53 pm

Também não aconselho.
Vai riscar as moedas.

MCarvalho

Alberto Paashaus
Reinado D.Fernando
Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Contacto:

#12 Mensagem por Alberto Paashaus » sexta jul 17, 2009 11:05 pm

Vai riscar as moedas.

É lá de aço, vai fazer exatamente o que o Mário disse.
Ajudem-me a recuperar minhas moedas furtadas por algum funcionário dos vergonhosos e mal administrados Correios do Brasil. Agradeço!

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

mh1967
Reinado D.João II
Registado: domingo out 05, 2008 1:38 am

Re:

#13 Mensagem por mh1967 » sexta jul 17, 2009 11:37 pm

:fire: :fire:
NOTAS PORTUGUESAS

NOVAS A 1 €€€€€€

http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-mh1967

tcmn
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo jan 27, 2008 11:02 am

Re:

#14 Mensagem por tcmn » domingo jul 19, 2009 11:17 am

DanteD Escreveu:com certeza quanto as moedas que vc acha,elas tem que ser limpas mesmo para tirar a sujeira,mas nunca a pátina, acho que os colegas entenderam que era para vc limpar moedas já compradas limpas, imagino que faltou esclarecimento. invejo vcs de portugal que "caçam " as proprias moedas, deve dar um valor sentimental maior a coleção.boa sorte!
Não querendo ser mau, mas aqui em Portugal o uso de detector de metais é ilegal, por isso "caçar" com esse método não é o "mais correcto" apesar ser frequente. Desculpem a mensagem, mas como na minha profissão me deparo muitas vezes com situações de saque a património que é de todos com recurso a este método ilegal, não consegui manter-me em silêncio. Peço mais uma vez desculpa se alguém se sentir ofendido, foi apenas um desabafo :think:

rubencamacho
Reinado D.Luís
Registado: quarta fev 20, 2008 5:54 pm

#15 Mensagem por rubencamacho » domingo jul 19, 2009 12:43 pm

caro amigo tcmn primeiro eu habito em frança e a segunda leia primeiro as leis em portugal sobre detectores de metais de pois e que pode desabafar. A lei nao proibe este hobby (a utilização de detectores de metais é proibida na área de todos os sítios de valor arqueológico subaquático reconhecidos e constantes do inventário e dos registos do IPA, assim como nas áreas permanente, temporária ou intermitentemente )isto que dizer com ordem de qualque popriatario de um terreno que nao seja arqueologico pode detectar ou entao num raio de 50 metros de um sitio arqueologico leiam atentamente a lei
http://www.ipa.min-cultura.pt/legis/leg ... detectores
obrigado
rubencamacho

DanteD
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

Re: Re:

#16 Mensagem por DanteD » domingo jul 19, 2009 2:59 pm

tcmn Escreveu:
DanteD Escreveu:com certeza quanto as moedas que vc acha,elas tem que ser limpas mesmo para tirar a sujeira,mas nunca a pátina, acho que os colegas entenderam que era para vc limpar moedas já compradas limpas, imagino que faltou esclarecimento. invejo vcs de portugal que "caçam " as proprias moedas, deve dar um valor sentimental maior a coleção.boa sorte!
Não querendo ser mau, mas aqui em Portugal o uso de detector de metais é ilegal, por isso "caçar" com esse método não é o "mais correcto" apesar ser frequente. Desculpem a mensagem, mas como na minha profissão me deparo muitas vezes com situações de saque a património que é de todos com recurso a este método ilegal, não consegui manter-me em silêncio. Peço mais uma vez desculpa se alguém se sentir ofendido, foi apenas um desabafo :think:
acho que as moedas estão mais bem guardadas com colecionadores, do que debaixo da terra,não considero quem coleciona peças desta maneira saqueadores.existem muitas leis precisando serem feitas e outras reestudadas.

tcmn
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo jan 27, 2008 11:02 am

#17 Mensagem por tcmn » terça jul 21, 2009 6:50 pm

1º - Como membro do forum tenho o direito a "desabafar" livremente sobre qualquer assunto
2º - Artigo 1.º "É proibida a utilização de detectores de metais na pesquisa de objectos e artefactos relevantes para a história, para a arte, para a numismática ou para a arqueologia."
3º - Pode não ser o seu caso, mas tenho sérias dúvidas que a todos peçam autorização aos proprietários dos terrenos, ou respeitem as áreas protegidas na lei
4ª Mais uma vez lamento se nenhuma destas situações é o seu caso, e desejo-lhe boa sorte nas suas buscas

PS: não há dúvida que as moedas estarão melhor em cápsulas do que no meio da terra, apenas questiono o meio e o local donde muitas são descobertas

Paulo Mateus
Reinado D.António
Registado: sexta jul 10, 2009 8:58 pm

Re:

#18 Mensagem por Paulo Mateus » terça jul 21, 2009 8:02 pm

tcmn Escreveu:1º - Como membro do forum tenho o direito a "desabafar" livremente sobre qualquer assunto
2º - Artigo 1.º "É proibida a utilização de detectores de metais na pesquisa de objectos e artefactos relevantes para a história, para a arte, para a numismática ou para a arqueologia."
3º - Pode não ser o seu caso, mas tenho sérias dúvidas que a todos peçam autorização aos proprietários dos terrenos, ou respeitem as áreas protegidas na lei
4ª Mais uma vez lamento se nenhuma destas situações é o seu caso, e desejo-lhe boa sorte nas suas buscas

PS: não há dúvida que as moedas estarão melhor em cápsulas do que no meio da terra, apenas questiono o meio e o local donde muitas são descobertas

rubencamacho
Reinado D.Luís
Registado: quarta fev 20, 2008 5:54 pm

#19 Mensagem por rubencamacho » terça jul 21, 2009 8:15 pm

caro amigo temos todos o direito de desabafar so o que da zanga é muita gente pensar que o detectorista e um ladrao a quem seja claro como noutros casos claro nao e so no detectorismo caro amigo quanto a lei artigo 1 tem que se ler muito bem a lei porque nao ta muito bem esplicado
obrigado
rubencamacho

DanteD
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

#20 Mensagem por DanteD » terça jul 21, 2009 8:41 pm

na maioria dos paises do europa oriental,oriente medio, e em israel tambem, é onde existem os maiores sitios de moedas antigas gregas ,romanas e similares, nestes paises é proibido que pçs arqueologicas saiam de lá.escavação e detectores, só com autorização dos governos,no entanto diariamente surjem centenas de moedas oriundas destes lugares, onde inclusive são vendidas em feiras locais,então eu lhe pergunto sobre ética,(a não ser que quem critica não simpatize com pçs antigas...)quando vcs compram alguma moeda se preocupam se ela veio parar de forma lícita na mão do vendedor?duvido, se não existisse quem as comprasse, ninguem as caçaria.tambem sou contra destruir um patrimonio ou sítio arqueologico ,ou escavar paredes de castelos e de ruinas destruindo-os,visando o lucro apenas,porque acredito que a história deve ser preservada.mas um colecionador busca-las em lugares aleatorios onde andaram seus antepassados, considero um hobby bem inocente.e nada condenável, estou com vc rubem camacho!!!detectorista colecionador não é ladrão!

Responder

Voltar para “Numismática em geral”