Preço da Prata, (Que efeitos terá na numismática).

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
MERCW123
Reinado D.Pedro V
Registado: quarta abr 16, 2008 2:44 pm

Preço da Prata, (Que efeitos terá na numismática).

#1 Mensagem por MERCW123 » segunda dez 13, 2010 10:13 pm

OLá boa boite caros, foristas nestes ultimos dias apercebi-me de qu eo preço da prata tem subido bastante, o ouro sempre valeu bastante dinheiro.
Será que com esta crise nos mercado financeiros, não será uma oportunidade única numa vida, afinal a prata em 2008 creio que estava de 10 Euros a onça, e hoje quase passou os 30 Euros, não deveriamos olhar para as moedas de prata de uma outra forma.
è que as moedas têem caido bastante as cotações, e por vezes leva a que se perca algum valor investido como é o meu caso, mas isto é como tudo depois da tempestade vem a bonança.
Última edição por MERCW123 em sexta abr 08, 2011 6:40 pm, editado 1 vez no total.

Com os melhores cumprimentos
Rui Pedro Santos
"Acreditar é possuir antes de ter"

moedas2000@live.com.pt

gcz
Reinado D.Miguel
Registado: domingo set 30, 2007 11:37 pm

Re: Preço da prata, irá explodir.

#2 Mensagem por gcz » terça dez 14, 2010 1:56 am

Cuidado com especulações. Os preços de muitas matérias primas (metais e outro minério, produtos agrícolas) têm tido flutuações muito grandes desde que começaram a ser objecto de especulação maçica através de "futuros" (contratos para entrega futura), uma actividade que cresceu muitissimo nos últimos anos. Têm sido essenciamente "bolhas especulativas".

A prata actualmente é um metal industrial, nada mais do que isso. Aquele que era o grande uso industrial da prata, a revelação de fotografias, está a desaparecer. Nenhum outro uso da mesma dimensão em que a prata seja essencial surgiu entretanto. Nunca poderia voltar a ser um metal monetário comum porque não existe em quantidade suficiente. Mas é também demasiado abundante para ser usada como base para algum novo sistema monetário baseado em metal. Nesse caso seria o ouro apenas, como já foi - uma tolice, mas essas coisas repetem-se.

Não há nenhum motivo industrial para a subida recente do preço da prata. Não especulo se entretato ainda irá subir ou explodir, ou não, mas o certo é que a médio prazo terá que descer. O preço do ouro está provavelmente noutra bolha especulativa, mas aí, ao contrário da prata, há incertezas políticas em jogo, o fantasma do padrão ouro que os estados têm mantido ao manterem reservas monetárias em ouro.

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

#3 Mensagem por palves » terça dez 14, 2010 8:47 am

gcz Escreveu:Cuidado com especulações. Os preços de muitas matérias primas (metais e outro minério, produtos agrícolas) têm tido flutuações muito grandes desde que começaram a ser objecto de especulação maçica através de "futuros" (contratos para entrega futura), uma actividade que cresceu muitissimo nos últimos anos. Têm sido essenciamente "bolhas especulativas".

A prata actualmente é um metal industrial, nada mais do que isso. Aquele que era o grande uso industrial da prata, a revelação de fotografias, está a desaparecer. Nenhum outro uso da mesma dimensão em que a prata seja essencial surgiu entretanto. Nunca poderia voltar a ser um metal monetário comum porque não existe em quantidade suficiente. Mas é também demasiado abundante para ser usada como base para algum novo sistema monetário baseado em metal. Nesse caso seria o ouro apenas, como já foi - uma tolice, mas essas coisas repetem-se.

Não há nenhum motivo industrial para a subida recente do preço da prata. Não especulo se entretato ainda irá subir ou explodir, ou não, mas o certo é que a médio prazo terá que descer. O preço do ouro está provavelmente noutra bolha especulativa, mas aí, ao contrário da prata, há incertezas políticas em jogo, o fantasma do padrão ouro que os estados têm mantido ao manterem reservas monetárias em ouro.
Sim as especulações existem e este pode ser o caso, mas não penso que a análise seja assim tão simples. Vejamos:
1) Os contratos de futuros já andam por aqui há centenas de anos, se é perfeita verdade que o seu uso se tem banalizado, não me parece que o preço da prata seja um resultado deste efeito e porquê a prata? Aliás eles não se banalizaram nos últimos 6 meses, mas sim nos últimos 20 anos. é tarde demais para atribuir especulações à banalização dos contratos de futuro, que aliás são dos contratos mais simples que há.

2) A revelação de fotografias já vem a desaparecer há muito. Entre finais da década de 90 e hoje decresceu para 1/3 e anda hoje na volta dos 10% do consumo da prata. O que se não houvesse usos alternativos teria levado a uma queda absurda do valor da prata e não ao contrário. O que leva a 3)

3) Têm surgido avanços no uso da prata e hoje é muito utilizada na electrónica e em instrumentos ópticos de melhor qualidade. Adicionalmente, a prata é cada vez mais usada na indústria quimíca, na produção de baterias de elevada capacidade, na tecnologia da energia solar, na medicina e mesmo no vestuário.

4) Em momentos de crise, é comum as pessoas refugiarem-se nos metais preciosos. A prata é um deles

5) Alguns países, por exemplo a China, acreditam que é menos arriscado deter recursos naturais do que USD... daí as subidas absurdas que selectivamente muitos recursos sofreram, cobre, petróleo, ouro, zinco, ...

6) Estamos perante especulação? claro que estamos, mas isso estamos sempre.

Moral da história: Nunca nada é tão simples como a expressão "é especulação", pois isso é sinónimo de dizer "mercado". Desde que existe mercado, há especulação. Aliás os mercados não podem existir sem especuladores (que ao contrário do que se pensa, têm alguns efeitos benéficos)

Abraço,
Paulo Alves

PS: Muitos analistas dizem que se não fosse a crise a escalada no preço da prata tinha sido muito superior e que a subida está associada à taxa de crescimento dos países industriais... o que faz algum sentido

danger898
Reinado D.Duarte
Registado: sexta mar 21, 2008 7:59 am

#4 Mensagem por danger898 » quarta dez 15, 2010 2:52 pm

Alguém me sabe dizer se o valor da onça é referente a prata 925?
Como calcular o valor em prata para diferentes numero?500,750 etc?

Razão de 3 simples?

OBRIGADO
" Antes de estudares Economia estuda o economista; antes de estudares o economista estuda o seu meio histórico e social ". E.H Carr

danger898
Reinado D.Duarte
Registado: sexta mar 21, 2008 7:59 am

#5 Mensagem por danger898 » quarta dez 15, 2010 7:56 pm

RuiFB Escreveu:Pode fazer : Preço = [Peso (g)] X [permilagem de prata] X [preço da grama de prata(€)]

Exemplo:
Moeda de 1$00 1915

Preço = 25 X 0,835 X 0,70 = 14,61€
Obrigado amigo :thumbs:
" Antes de estudares Economia estuda o economista; antes de estudares o economista estuda o seu meio histórico e social ". E.H Carr

MERCW123
Reinado D.Pedro V

#6 Mensagem por MERCW123 » sexta dez 31, 2010 3:34 pm

A Prata acabou de ultra passar os 30 Euros a Onça.
Link: http://www.livecharts.co.uk/MarketCharts/silver.php

Neste linK, dá para ver cotação do ouro e prata.
Hoje já chegou aos 30,70 Euros a onça de prata.
Última edição por MERCW123 em sexta fev 18, 2011 3:41 pm, editado 1 vez no total.
Rui Pedro Santos

moedas2000@live.com.pt

Francisco
Reinado D.Luís
Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm

#7 Mensagem por Francisco » sexta dez 31, 2010 3:47 pm

A prata não está hoje a 30 euros a onça, mas sim a 23, o que de qualquer modo é quase um record. A cotação internacional dos mercados (spot) é dada em dolares por onça troy (31,1 g) que é preciso depois converter em euros. Hoje o euro vale 1,32 dolares.
Francisco Ferreira

gcz
Reinado D.Miguel
Registado: domingo set 30, 2007 11:37 pm

#8 Mensagem por gcz » sexta dez 31, 2010 8:58 pm

palves Escreveu:1) Os contratos de futuros já andam por aqui há centenas de anos, se é perfeita verdade que o seu uso se tem banalizado, não me parece que o preço da prata seja um resultado deste efeito e porquê a prata? Aliás eles não se banalizaram nos últimos 6 meses, mas sim nos últimos 20 anos. é tarde demais para atribuir especulações à banalização dos contratos de futuro, que aliás são dos contratos mais simples que há.
Referi futuros porque genericamente toda a especulação é construída sobre esse mecanismo, mas entre os chamados produtos derivados houve um aumento muito grande, na última década, dos instrumentos usados para este tipo de especulação. A "inovação financeira" infelizmente nem sequer se ficou pelas casas e pelas dívidas.
palves Escreveu:3) Têm surgido avanços no uso da prata e hoje é muito utilizada na electrónica e em instrumentos ópticos de melhor qualidade. Adicionalmente, a prata é cada vez mais usada na indústria quimíca, na produção de baterias de elevada capacidade, na tecnologia da energia solar, na medicina e mesmo no vestuário.
Até onde sei não surgiu nenhuma utilização industrial recente em larga escala em que a prata seja insubstituível. A preço alto pura e simplesmente deixará de ser usada.
palves Escreveu: 4) Em momentos de crise, é comum as pessoas refugiarem-se nos metais preciosos. A prata é um deles
É verdade.
palves Escreveu: 5) Alguns países, por exemplo a China, acreditam que é menos arriscado deter recursos naturais do que USD... daí as subidas absurdas que selectivamente muitos recursos sofreram, cobre, petróleo, ouro, zinco, ...
Mas disto, que tem sido anunciado por analistas, já duvido muito. Aparecem umas notícias a dizer isso, mas nenhum dado concreto, so opiniões. Analistas trabalham sempre para alguém, note-se, normalmente para os bancos e fundos de investimento que especulam nos materias que analisam.

Os mercados são necessários, é verdade. Mas num mercado como em qualquer outra instutuição há jogadores em oposição. Há produtores, consumidores, e intermediários. Mercados em que os intermediários rodem vezes sem conta stocks entre si para aumentar o preços não são no intreresse público. Mercados que passam ser controlados apenas por uma entidade ou um destes grupos também não serão muito bons para os outros dois grupos. E parece que (por exemplo) isto se tem passado ultimamente com o cobre e outros metais (link: http://online.wsj.com/article/SB1000142 ... 31412.html). O último grande "pico" no preço da prata, em 1980, também foi um caso muito bem conhecido de especulação (de que muitas moedas acabaram vítmias...), acho que é mesmo o exemplo mais comum usado nos livros sobre estas manipulações de preços.

Por isso quero repetir: cautela com as especulações.

MERCW123
Reinado D.Pedro V

Re: Preço da prata, irá explodir??

#9 Mensagem por MERCW123 » sábado jan 01, 2011 1:27 pm

Francisco Escreveu:A prata não está hoje a 30 euros a onça, mas sim a 23, o que de qualquer modo é quase um record. A cotação internacional dos mercados (spot) é dada em dolares por onça troy (31,1 g) que é preciso depois converter em euros. Hoje o euro vale 1,32 dolares.
Exacto quando escrevi, 30 Euros, queria dizer 30 Dolares, ou seja, tal como o Ouro está em maximos de sempre, hoje está nos 1419,17 Dolares e a Prata a 30,86 dolares.
Quero com isto dizer que nos proximos meses, muito provalvelmente a Prata irá subir e atingir os 50 Dolares, pois foi o pico que ocorreu em 1980, nessa altura o ouro estava a 875 Dolares, ou seja a prata muito provalvelemente irá disparar para a casa dos 50/60 Dolares a onça, nessa altura será tarde para dicidir se devemos comprar ou não.
Existem relatos de em Lisboa, se desfazem ja moedas, para irem em barras de prata para os chineses, ou seja, noticias essas que acompanham os mercados, vejamos, em setembro 2010 a Prata estava cotada a cerca de 21 Dolares, hpje é dia 1 de Janeiro e já ultrapassou a barreira dos 30 Dolares, para os que dizem sobre especulação, aqui está um claro sinal que está bulish mesmo, a proxima barreira creio que será as dos 35 Dolares, depois UP, UP, ninguem a segura creio.

Há certa de 1 um ano o Ouro estava a cerca de 1180 Dolares creio, e a prata nem sei, mas creio que ainda nem tinha arrancado.
Uma coisa está certa, as coisas já não voltar a se ro que eram, desconfiança abalou os mercados, ou seja o Ouro continuará a sua escalada e penso que se ultrapassar os 1500 Dolares, depressa chegará aos 1700 tal como a platina.
A minha questão é a seguinte, será esta uma boa altura, para comprar prata?? Pois julgo que está bastante acessivel a alguns bolsos, mais modestos como os meus??

Cumprimentos e bom ano, daqui a um mês virei aqui escrever de como estará a prata.
Rui Pedro Santos

moedas2000@live.com.pt

Francisco
Reinado D.Luís
Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm

#10 Mensagem por Francisco » sábado jan 01, 2011 4:29 pm

Durante o ano de 2010 a prata subiu 95,44% em euros. Tudo indica que vai continuar a subir. Nunca comprei prata com o ojectivo de investimento. Eu sou apenas um coleccionador de moedas. Tenho uma colecção quase completa de moedas da República portuguesa e muitas da monarquia. Continuo a comprar as moedas que vão saindo. As moedas que me faltam já são todas muito dispendiosas. Para satisfazer o vício, dentro de um orçamento limitado, dediquei-me no último ano a coleccionar moedas de uma onça de prata de vários paises: os pandas chineses, as liberdades americanas, as folhas de acer canadianas, os kookaburras, koalas e kangurus australianos, as filarmónicas austriacas, as britânias inglesas, etc. Acho essas moedas muito bonitas (embora haja puristas que as consideram mais medalhas do que moedas) e satisfazem a minha mania de coleccionar. Nunca vendi nenhuma dessa moedas e não tenciono vendê-las, mas acho interessante ir acompanhando a evolução dos preços da prata e vendo a valorização potencial da minha colecção. Como comprador a subida da cotação da prata não me dá geito nenhum por tornar mais dispendiosa a aquisição de mais moedas. Estou a comprar as de 2011 entre 25 e 30 euros, quando a maioria da que tenho me custaram entre 15 e 20 euros. No entanto, como possuidor, gosto de ver a minhas moedas a valorizarem-se ao contrário das do núcleo da minha colecção, (as portuguesas) que, na sua maioria, valem hoje menos do que dei por elas.
Francisco Ferreira

Responder

Voltar para “Numismática em geral”