Quem inventou a moeda...

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Nascimento
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo set 09, 2007 5:07 pm

Quem inventou a moeda...

#1 Mensagem por Nascimento » terça mar 15, 2011 11:37 pm

Afinal, quem inventou a moeda ?

Não se pode afirmar com certeza, sem incorrer em erros ou omissões, atribuir a uma só pessoa, ou civilização a invenção da moeda; o seu surgimento ou "descoberta" foi conseqüência de um longo processo de maturação nas chamadas transações entre as pessoas e os povos.

Há uma vertente que afirma terem sido os reis da Lídia, na Anatólia a serem os primeiros a forjá-las; eram pequenas moedas com um formato irregular, porém arredondadas, em uma liga de âmbar natural, de origem aluvional (prata e ouro).

No anverso, foi cunhada uma cabeça de leão e no reverso, uma marca de garantia do emissor.

Coube também a um rei lídio, Creso, dono de uma imensa fortuna, a primazia, em 550 a.C., criar as primeira moedas de ouro e de prata. O rei persa Dario, conquistador da Lídia, adotou o seu sistema monetário, tendo sido a primeira personalidade a ter o seu retrato cunhado em moedas, em 330 a.C.; os chamados dáricos, de ouro, quanto os siclos, de prata, traziam no anverso a imagem do rei com o arco e o cetro.

Uma outra vertente de estudiosos, afirmam que a verdadeira paternidade das moedas deve ser atribuída aos reis da Macedônia, ao rei Fidone de Argo, ou aos administradores da ilha de Egina.

Por sua vez, o povo chinês, como legítimos criadores do chamado papel-moeda, também pleiteiam terem sido os inventores das moedas.

(Conforme testemunho do veneziano Marco Pólo na corte do Kublai Khan, im sua fabulosa viagem ao Oriente)

Parece que essa é ainda considerada uma questão bastante polêmica"....

Nascimento

Alberto Paashaus
Reinado D.Fernando
Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Contacto:

Re: Quem inventou a moeda...

#2 Mensagem por Alberto Paashaus » quarta mar 16, 2011 12:06 am

Só sei que não foi o Alberto :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl:

(este gajo criou os carimbos!)
Ajudem-me a recuperar minhas moedas furtadas por algum funcionário dos vergonhosos e mal administrados Correios do Brasil. Agradeço!

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

#3 Mensagem por DanteD » quarta mar 16, 2011 3:29 am

concordo com a versão mais popular ,isto se formos considerar moedas apenas como pçs redondinhas com lados desenhados similares as que existem hoje,aí realmente as primeiras seriam mesmo as do rei kroisus, e algumas contepôraneas ou próximas a elas, como as as de égina com sua famosa tartaruga e os siglos persas...mas agora se formos considerar moedas, qualquer artefato feito TAMBEM com esta finalidade, aí certamente os chineses estão muito na frente,na china antiga era comum enterrarem os mortos com seus pertences e riquesas, em muitos tumulos da idade do bronze (aprox 1200 ac)foram encontrados pequenos pedaços de metais , de tamanhos diferentes e marcados com numeros.... tudo indica serem objetos de escambo... ..e depois deste vieram ainda as moedas: pás, enchadas, gosth face,etc..etc..mas como há quem defenda estas pçs serem apenas objetos funerários(o que eu acho absurdo), estas pçs todas não são plenamente reconhecidas como "moedas".....e isto aconteceu muitos séculos antes de kroisus bater as suas .... fora as chinesas tambem há um grande variedade de "proto moedas" de outros povos da antiguidade, tambem de antes da era de kroisus...vou procurar o link de uma pç chinesa minha da idade do bronze, q já foi apresentada aqui no forum e posta-lo.
Última edição por DanteD em quarta mar 16, 2011 3:38 am, editado 1 vez no total.

DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

#4 Mensagem por DanteD » quarta mar 16, 2011 3:37 am

..não achei meu tópico..acho q na verdade nem o fiz,na época me senti inibido pelo desinteresse da maioria aqui do forum pela história da numismática ....................então peguei carona em um do paul (o americano), apenas para lhe pedir uma opinião, já que ele tinha uma igual as minhas.,. tenho duas destas pçs chinesas, uma marcada com o numeral 10 (esta não coloquei foto ) e outra menor com o 2(são marcações em chinês arcaico) ... são pçs da idade do bronze ,de aproximadamente 1600 a 1200 ac http://www.forum-numismatica.com/viewto ... lit=+ordos se forem moedas(só não são redondas..), e tudo indica q sejam, foram feitas 1000 anos antes das de kroisus...

Responder

Voltar para “Numismática em geral”