duvida-envio de moedas por ctt

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
pedro.m
Reinado D.Miguel
Registado: sábado mai 29, 2010 3:19 pm

Re: duvida-envio de moedas por ctt

#11 Mensagem por pedro.m » terça jul 26, 2011 12:48 am

Atenção, para não existir confusão ou má interpretação e posso estar enganado, algum tempo atrás, dirigi-me a um posto dos ctt, e com essa mesma questão:

- Posso enviar moedas?

A resposta:

- Não pode enviar dinheiro corrente!

Depreendo que por exemplo, moedas de escudo (não euros), não são dinheiro corrente, são apenas peças de colecção!

Abraço,
Pedro Martins

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

#12 Mensagem por palves » terça jul 26, 2011 8:30 am

A ideia que eu tenho confirma o pedro.m. Não podemos enviar moedas/notas que circulem, para enviar dinheiro corrente, os CTT têm um serviço de vale postal.

Moedas ou notas que já não circulem podem ser enviadas, são na realidade objecto históricos e não têm valor fiduciário.

Depois há as zonas cinzentas, por exemplo notas ou moedas que circulem mas que sejam raras ou tenham erro? Supostamente não podem ser enviadas...

creative Escreveu:...muito estranho, porque já enviei umas 3x que me lembro e numa delas até foi correio normal e nunca preenchi nada disso nem me foi falado no acto da entrega!Do estrangeiro também já me chegou muita moeda e também nunca veio esse papel anexado ao envelope.
Sim, João. O Celso está correcto. Para o estrangeiro temos de colar na embalagem/envelope uma declaração que refere o conteúdo e o valor da item. é uma pequeno autocolante eu diria que uns 8cmx4xm azul/verde. Penso que o não incluir apenas aumenta a probabilidade da embalagem ser aberta no país do destinatário, nada mais que isso.

corlett
Reinado D.João VI
Registado: sábado mar 28, 2009 5:46 pm

#13 Mensagem por corlett » terça jul 26, 2011 8:31 am

Já enviei moedas para todo o mundo, imensas vezes. mando por correio sempre e declaro que é material numismatico e acabou. ha de algum funcionário dizer que não posso enviar. Possivelmente o funcionário esse é mal tratado pelo mulher ( ou vice versa ) e como se sente infeliz com a sua vida pessoal atrapalha a vida dos outros como compensação.
Abraço
Corlett
Abraço

Corlett

layne
Escudinho da II República
Registado: terça set 11, 2007 10:00 am

#14 Mensagem por layne » terça jul 26, 2011 9:42 am

Boas,
Enviei na semana passada uma encomenda (para o estrangeiro) pelos CTT do Rato e, como tem sido habitual, tive que preencher o dito "papelinho" azul/verde (curiosamente estão esgotados e na realidade foi uma fotocópia do dito papel). Nunca identifiquei o conteúdo como sendo "moedas", pois tenho sempre o receio que essa palavra possa provocar a curiosidade de algum funcionário.

Já em relação ao recebimento de encomendas do estrangeiro, não tenho tido problemas da Europa, mas fora disso, as minhas últimas 3 trocas bateram todas nos serviços alfandegários (origem: EUA, Índia e Rússia), onde 1º) me solicitam para abrir a encomenda e 2º) me solicitam a factura do material a receber. A encomenda da Índia voltou para o remetente porque não os consegui convencer que o valor era reduzido (e era!!!).

Não tem sido fácil ...

miguelkosta
Reinado D.João I
Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm
Contacto:

#15 Mensagem por miguelkosta » terça jul 26, 2011 9:53 am

Olá viva,

Já enviei dezenas de envelopes com moedas. Nos envios para fora da UE perguntam sempre qual o conteúdo para assinalarem num "documento" qualquer mas nunca me pediram para assinar.

Quando me perguntam qual o conteúdo eu respondo sempre: "Itens coleccionáveis."
MoedaMania

Miguel Costa

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#16 Mensagem por tm1950 » terça jul 26, 2011 10:33 am

O tal documento é este: Declaração para a Alfândega - CN22
É verde e tem de dimensões: 10,4x7,4cm (sem as instruções).
Segundo informação da funcionária, deve ser utilizado em correio registado para os países fora da Europa. Questionei-a se seria UE ou Europa e ela reafirmou Europa.
Eu costumo preencher o conteúdo, o valor e datar e assinar.

Imagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Nascimento
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo set 09, 2007 5:07 pm

#17 Mensagem por Nascimento » terça jul 26, 2011 1:51 pm

Acreditem, se for foncionaria(mulher)...vai atrapalhar-vos o envio!
Nascimento

Moedamaria
Reinado D.Pedro V
Registado: quarta nov 24, 2010 6:28 pm

#18 Mensagem por Moedamaria » terça jul 26, 2011 2:52 pm

creative Escreveu:
tm1950 Escreveu:Em correio internacional, tem que se preencher o documento alfandegário e aí teremos que declarar o conteúdo.
Qual documento? Pergunto isto porque já tenho enviado algumas coisas para o nosso amigo DPaul e nunca preenchi nada além do papel de registo :think:

Quando envio para o estrangeiro em correio verde almofadado o envelope já tem do lado esquerdo um carimbo grande chamado de Declaração da Alfândega, para se preencher e dizer o que é (ex: prenda, documentos, amostra comercial etc).

Desculpe Celso já tinha dito isso e não reparei.
Maria

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#19 Mensagem por MCarvalho » terça jul 26, 2011 3:31 pm

Penso que já foi tudo dito.

O envio de dinheiro corrente é proibido, de facto, mas uma forma elegante de desviar a bisbilhotice do funcionário é simplesmente dizer que são "bens coleccionáveis", se ele insistir, peça-lhe o livro de reclamações.

O dinheiro fora de circulação está, como foi dito, fora do âmbito.
MCarvalho

pedro.m
Reinado D.Miguel
Registado: sábado mai 29, 2010 3:19 pm

#20 Mensagem por pedro.m » terça jul 26, 2011 3:35 pm

Nascimento Escreveu:Acreditem, se for foncionaria(mulher)...vai atrapalhar-vos o envio!
Depende... se for mulher, ofereço um elogio simpático e ainda tenho ajuda :erofl:

(por vezes tem o resultado oposto)
Abraço,
Pedro Martins

Responder

Voltar para “Numismática em geral”