Moeda do mês: porque não concordo e sugestão de alteração

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Moeda do mês: porque não concordo e sugestão de alteração

#1 Mensagem por jdickson » quinta mai 02, 2013 11:21 pm

Boa noite a todos

Participei em 2 "concursos" de "moeda do mês" e confirmei as minhas reticências iniciais em nunca ter votado anteriormente e muito menos participado com apresentação de moedas.
Entendamo-nos: um concurso pressupõe competição e para que esta faça sentido, tem de se comparar...o comparável. Ou seja, mesmo que se admita que faz sentido por a competir moedas portuguesas com moedas estrangeiras, cunhagem mecânica com manual, moedas modernas e contemporâneas com moedas da antiguidade, quantos de nós se sentem com conhecimentos suficientes em todas estas áreas para votar em consciência? Desde já afirmo alto e bom som que eu, não. Nada sei de moedas romanas e gregas, pelo que estas dificilmente terão ou teriam o meu voto o que não é minimamente justo para com estas, convenhamos...
Por outro lado, pela minha parte, com os meus parcos conhecimentos, também detectei avaliações algo incoerentes, certamente a "outra face da mesma moeda"...
Então, outra forma de "olhar" para este concurso é de forma não competitiva, no sentido de, quem vota, vota por preferências pessoais completamente subjectivas. Neste caso, o que acima referi deixa de ser relevante, como é óbvio. Mas então, para quê o concurso? Porque não manter as simples apresentações de moedas nas secções respectivas, uma vez que a competição/comparação deixa de fazer sentido?
Bom, tenho a seguinte sugestão para alterar o sistema de concurso, mantendo o carácter competitivo e superando o déficit que acima referi:
1. Cada moderador de cada secção respectiva ficará encarregue de selecionar um nº determinado de moedas que foram postadas em cada mês, de forma espontânea pelos vários foristas. O nº não teria de ser o mesmo para cada secção, correspondendo ao nº de posts colocados. A título de exemplo, as moedas portuguesas parece-me que têm mais posts, logo poderiam admitir mais moedas (10 para República, 10 para monarquia cunhagem mecânica, 10 para monarquia cunhagem manual, por exemplo). Outras poderiam admitir a concurso apenas 6. Enfim, seria questão de afinar o sistema.
2. A responsabilidade dos moderadores é óbvia, pois seriam responsáveis pela seleção das moedas a concurso, de entre todas as postadas nesse mês. Parece-me esta a questão mais sensível desta minha sugestão e a que poderá levantar mais contestação. As vantagens, porém, são óbvias:
- compara-se o comparável.
- cada forista só votará nas secções onde se sente confortável.
Que acham? :beer:

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Moeda do mês: porque não concordo e sugestão de alteraçã

#2 Mensagem por RuiFB » quinta mai 02, 2013 11:56 pm

Olá Dickson, concordo em parte, também deixei de participar/pontuar, porque não me sinto capacitado para analisar e equiparar as moedas. Por vezes aparecem grandes estrangeiras e antigas que não faço a mínima ideia do que são, se fosse apenas pela beleza as nossas moedas de 100 e 200 paus da série dos descobrimentos ganhavam sempre...

Relativamente à proposta, na minha opinião é um pouco complicado, por exemplo na monarquia mecânica, começa a aparecer grandes moedas de ouro, a maioria não entende nada de ouro, sugere-se um concurso só para o ouro, ficamos na mesma. Na manual, começam a aparecer grandes ceitis, quase ninguém entende de ceitis, ficamos na mesma, temos que fazer um concurso só para ceitis.
O ideal, o comparável e também impossível de realizar, seria entre moedas do mesmo tipo...
Também me parece complicado sobrecarregar alguns moderadores com mais trabalho e além disso algumas pessoas que colocam as moedas podem não querer participar. Apesar de tudo o modelo actual, mesmo bastante geral, não tem muita participação.

jdickson

#3 Mensagem por jdickson » quinta mai 02, 2013 11:59 pm

RuiFB Escreveu:Olá Dickson, concordo em parte, também deixei de participar/pontuar, porque não me sinto capacitado para analisar e equiparar as moedas. Por vezes aparecem grandes estrangeiras e antigas que não faço a mínima ideia do que são, e se fosse pela beleza as nossas moedas de 100 e 200 paus da série dos descobrimentos ganhavam sempre...

Relativamente à proposta, na minha opinião é um pouco complicado, por exemplo na monarquia mecânica, começa a aparecer grandes moedas de ouro, a maioria não entende nada de ouro, sugere-se um concurso só para o ouro, ficamos na mesma. Na manual, começam a aparecer grandes ceitis, quase ninguém entende de ceitis, ficamos na mesma, temos que fazer um concurso só para ceitis.
O ideal, o comparável e também impossível de realizar, seria entre moedas do mesmo tipo...
Rui, isso seria passar do 8 ao 80!...
Repara que a tua opçãp foi não participar, que é um extremo; no modelo que proponho não estarias sequer tentado a votar?...É que, para participar com uma ou mais moedas, nem terias de fazer nada, pois a selecção seria do respectivo moderador de secção.

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#4 Mensagem por RuiFB » sexta mai 03, 2013 12:06 am

Acho que este tipo de iniciativas, tem uma mais valia enorme que é a construção de uma galeria com boas moedas. Posso dizer que já me servi da moeda do mês muitas vezes para esclarecer várias dúvidas, inclusivamente na detecção de moeda falsa.
Pessoalmente...concursos é mais poker :) . Esta iniciativa tem uma importância que só damos o devido valor quando precisamos dela, como disse já a utilizei inúmeras vezes e gostaria que se mantivesse, independente dos moldes, talvez uma iniciativa por secção não fosse descabido de todo, houvesse participação... :beer:

jdickson

#5 Mensagem por jdickson » sexta mai 03, 2013 12:09 am

RuiFB Escreveu: ... houvesse participação... :beer:
PRECISAMENTE! :beer:

dogma73
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm

#6 Mensagem por dogma73 » sexta mai 03, 2013 12:28 am

Ola Jorge!
Quando lancei o convite para a participação na eleição da moeda do mês com a autorização do Celso tive oportunidade de lhe expor essa questão...
Do meu ponto de vista o problema pode estar relacionado com a gestão de cada um dos 'eventos' nomeadamente no assumir dessa responsabilidade em consciencia .
Hoje tenho uma perspectiva diferente...a minha 'ajuda' é uma gota de agua no oceano e na perspectiva de um simples utilizador...As competencias de um moderador sao extensas e trabalhosas. Vestir a camisola está ao alcance de todos mas na realidade poucos o fazem...ate mesmo pelas vississitudes da vida de cada um. Digo isto com sinceridade e sem juizos de valor!
Para terminar quero transmitir-lhe que concordo com a sua sugestāo e dentro das minhas possibilidades sempre que algum dos moderadores assim o entender poderei dar mais um pequeno contributo.
Peço descupa pelo Portugues mas ainda não me habituei ao tablet.
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

carlos47
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#7 Mensagem por carlos47 » sexta mai 03, 2013 8:49 am

foi uma agradável surpresa para mim este tópico
com efeito já tentei participar mas no ultimo momento desisto pois acho incoerente colocar em competição moedas incomparáveis sobre todos os aspectos ,estado de conservação, técnicas de cunho, épocas, etc
além disso também não entendo que as votações sejam reservadas aos concorrentes ,isso impede os outros de participar e acaba por resultar numa espécie de clube a parte,
a solução sei que não é muito pratica mas passaria por colocar em concurso romanas com romanas ceitis com ceitis comemorativas com comemorativas etc
talvez haver varias classes de moedas e cada concorrente apresentar uma moeda por cada classe...

limburgo
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

#8 Mensagem por limburgo » sexta mai 03, 2013 9:30 am

carlos47 Escreveu: além disso também não entendo que as votações sejam reservadas aos concorrentes ,isso impede os outros de participar e acaba por resultar numa espécie de clube a parte,
Amigo Carlos todos podem votar, os concorrentes que nao votarem sao penalizados.
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#9 Mensagem por Tiago6 » sexta mai 03, 2013 9:31 am

Então, outra forma de "olhar" para este concurso é de forma não competitiva, no sentido de, quem vota, vota por preferências pessoais completamente subjectivas.
Sempre encarei o concurso desta forma! Na minha opinião, faz mais sentido comparar moedas de épocas diferentes, com processo de produção diferentes, do que comparar ceitil com ceitil. república com república, etc...
É isto que acho curioso no concurso, verificar as preferências dos participantes. É sempre aquela história da oferta e da procura, ou neste caso de preferências, saber se um forista prefere uma moeda "média" de uma época que lhe diz alguma coisa ou uma moeda "grande" de um período que não lhe diz nada.
Falo por mim, se aparecer um moedão da República soberba irá merecer a minha atenção, mas por vezes aparecem umas "amarelinhas" que me deixam a pensar. O meu critério é sempre "Qual a que eu gostaria de ter?"
Se for para comparar duas moedas da República, já perde a piada, já não tenho que pensar (ou quase) pois já sei aquilo que prefiro.
além disso também não entendo que as votações sejam reservadas aos concorrentes ,isso impede os outros de participar e acaba por resultar numa espécie de clube a parte
Penso que leu mal as regras, ou então fui eu que li mal...

carlos47
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#10 Mensagem por carlos47 » sexta mai 03, 2013 10:19 am

limburgo Escreveu:
carlos47 Escreveu: além disso também não entendo que as votações sejam reservadas aos concorrentes ,isso impede os outros de participar e acaba por resultar numa espécie de clube a parte,
Amigo Carlos todos podem votar, os concorrentes que nao votarem sao penalizados.

algo está mal...veja a minha pergunta e sua resposta

Responder

Voltar para “Numismática em geral”