Moeda do mês: porque não concordo e sugestão de alteração

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: Moeda do mês: porque não concordo e sugestão de alteraçã

#11 Mensagem por tm1950 » sexta mai 03, 2013 10:54 am

Esta foi uma forma subtil que o Jorge encontrou para tentar acabar com esta iniciativa. :D
Obviamente que estou a brincar, pois por aquilo que conheço do Jorge esta proposta tem apenas a ver com o rigor, a coerência, a honestidade intelectual que procura colocar em tudo o que faz.

Creio que cada um de nós tem a sua própria ideia sobre este tipo de “concursos”.
Não participei nos primeiros “concursos” por razões semelhantes às que o Jorge invocou. Como sou pouco conhecedor da Numismática não me considerava capaz de avaliar as peças concorrentes. Mais tarde resolvi passar a concorrer e fazia a minha escolha com base num critério pessoal. Simplesmente, voto nas moedas que mais gostaria de ter na minha colecção. Como não coleciono romanas, nem gregas, nem estrageiras, não votarei nesse tipo de moedas, a menos que não haja outras alternativas.

Por outro lado, estas iniciativas não têm para mim uma carga de competição, serve mais para cada um mostrar o que tem e para que todos possam ver e apreciar os exemplares expostos. Constituir uma montra onde são colocadas as peças de que cada um mais gosta, não necessariamente mais valiosas, mas as mais especiais.
Devo confessar que nos últimos concursos nem fui ver a classificação final, excepto nas medalhas em que tive curiosidade em observar como foi vista pelos votantes a medalha de uma Instituição que me é muito querida. Nos outros concursos não sei quem foram as peças vencedoras, nem os lugares que as minhas ocuparam nas respectivas classificações. Repito, para mim, a competição não interessa, mas sim a exposição privilegiada das peças.

Nos “concursos” de 2012 o número de moedas concorrentes foi a seguinte:
Jan – 14
Fev – 10
Mar – 11
Abr – 11
Mai – 10
Jun – 17
Jul – 16
Ago – 14
Set – 14
Out – 13
Nov – 14
Dez – 17
Se formos dividir o “concurso” por secções, não sei quantas peças concorrentes iriam aparecer em cada secção. Nem sequer imagino.
Para além disso deveriam ser definidos parâmetros de avaliação e os respectivos critérios de avaliação, sob pena de cada um votar como lhe apetecesse, a seu belo prazer, tal como está agora. Creio que teríamos que ir para a constituição de um júri que definisse esses parâmetros e critérios e fizesse depois a escolha final.
Parece-me exagerado este procedimento, para uma actividade que se deseja levezinha, simples e despretensiosa.

Deixo um desafio aos foristas jdickson; RuiFB; dogma73 e carlos47 para que apresentem um novo sistema para o “concurso” que o possa tornar mais simples, mais coerente, mais participativo.

Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

carlos47
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#12 Mensagem por carlos47 » sexta mai 03, 2013 11:18 am

eu proporia que houvesse 3 classes de moedas em competição
cada concorrente colocaria uma ou 3 moedas segundo concorresse a uma ou as 3 classes
as votações seriam alargadas a todos os utilizadores (haveria maior participação )
haveria um limite de concorrentes, os primeiros a inscrever moedas...
os 3 primeiros lugares ficariam automaticamente apurados para concorrer o mês seguinte
não devia haver obrigação de votar .(sobretudo se não se aprecia as moedas concorrentes)
e claro os concorrentes devem ser proprietários das moedas em concurso (para isso bastaria mostrar a moeda no final)

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#13 Mensagem por Tiago6 » sexta mai 03, 2013 11:23 am

as votações seriam alargadas a todos os utilizadores (haveria maior participação )
Continuo a não entender... actualmente as votações estão abertas a todos os utilizadores...

carlos47
Contacto:

#14 Mensagem por carlos47 » sexta mai 03, 2013 11:27 am

será que sou eu que não entendi como funciona o concurso?
exemplo são 10 concorrentes 10 moedas em competição, quantos podem votar nessas moedas?só os 10 como eu entendi ou todos os registados do forum como eu sugiro?
eu nunca votei porque sempre pensei que a votação estava reservada aos concorrentes
de mesmo que não concorro porque a maioria das moedas em competição são repetidamente de classes de moedas que não me seduzem talvez por isso os concorrentes são sempre os mesmos

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#15 Mensagem por Tiago6 » sexta mai 03, 2013 11:32 am

exemplo são 10 concorrentes 10 moedas em competição, quantos podem votar nessas moedas?só os 10 como eu entendi ou todos os registados do forum como eu sugiro?
eu nunca votei porque sempre pensei que a votação estava reservada aos concorrentes
Entendeu mal... todos podem votar!

zefer44
Registado: domingo jun 22, 2008 2:31 pm

#16 Mensagem por zefer44 » sexta mai 03, 2013 11:44 am

Tiago6 Escreveu:
Entendeu mal... todos podem votar!

Basta ver as votações para se chegar a essa conclusão ...
Horácio Ferreira

La cuna del hombre la mecen con cuentos

DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!

carlos47
Contacto:

#17 Mensagem por carlos47 » sexta mai 03, 2013 11:53 am

pois, mea culpa li muito mal as regras
sendo assim só faço uma critica, sendo que havendo 9 moedas em concurso e eu só gostar de 3 acho injusto ser obrigado a dar de 1 a 5 pontos as outras que não gostei, exemplo gostei em terceiro lugar de um 10 escudos de 1928 dou 6 pontos a seguir aparecem umas romanas onde mal se vê algo cunhado e cheias de buracos e tenho que dar 5 pontos é frustrante....
eu só quero votar nas que gosto

dogma73
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm

#18 Mensagem por dogma73 » sexta mai 03, 2013 12:21 pm

tm1950 Escreveu: Deixo um desafio aos foristas jdickson; RuiFB; dogma73 e carlos47 para que apresentem um novo sistema para o “concurso” que o possa tornar mais simples, mais coerente, mais participativo.
Olá Celso.
Tal como tive oportunidade de referir a questão não passa apenas por criar um ou mais modelos novos.
Penso que é do senso comum que se deveria de criar outra lógica e separar as aguas...
O cerne está na gestão dos sistemas apresentados.
Fica a questão, quem é que tem disponibilidade e assume essa responsabilidade?
Podem contar com o meu contributo... :beer:
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#19 Mensagem por RuiFB » sexta mai 03, 2013 12:41 pm

tm1950 Escreveu:Deixo um desafio aos foristas jdickson; RuiFB; dogma73 e carlos47 para que apresentem um novo sistema para o “concurso” que o possa tornar mais simples, mais coerente, mais participativo.
Olá Celso, na minha opinião desde que a iniciativa se mantenha, vejo vantagens nas duas hipóteses (tudo misturado ou divido por secções), a primeira pode ser mais injusta, mas agrega todas as participações e é menos trabalhosa, a segunda mais comparável, penso que precisaria de mais esforço e ao mesmo tempo de mais participações localmente, ou então altera-se o número mínimo de participações locais para por exemplo 5. Não concordo muito com a hipótese do jdickson de serem os responsáveis a escolherem moedas para o concurso, a participação deve ser livre, pode haver quem queira mostrar um moedão e não tenha vontade de participar. Como disse, não sou muito apologista de concursos, mas a ser feito localmente, para ajudar a dinamizar, pelo menos na cunhagem manual, estou disposto a participar e a votar, nem que seja com um pequeno dinheiro... :beer:

O importante mesmo, como disse anteriormente, independentemente dos moldes é que a iniciativa se mantenha, como galeria acho-a muito interessante.

tm1950
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#20 Mensagem por tm1950 » sexta mai 03, 2013 12:48 pm

Creio que todo o processo tem que ser simples e não depender de uma ou duas pessoas. Se essas pessoas estão ausentes lá se vai o "concurso".
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “Numismática em geral”