Dinheiro "especial"

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro "especial"

#11 Mensagem por numisiuris » domingo jun 11, 2017 8:17 pm

Mas no AG 2003 já vem foto? Qual foi o último AG feito pelo Alberto Gomes?

Vou continuar a decomposição. Quanto mais se olha para elas, mais longe se chega. Começo a ver coisas que não batem certo na letra. O "P" é esquisito. Possível, mas esquisito. O "A" cheira a Afonso III. Mas vamos ao "S". é que até se podem fazer uns punções (mais ou menos) jeitosos, mas depois deve ser tramado. Assenta-se o dito para dar a martelada, nunca vai exactamente onde se quer. E se calhar nesse assentar do punção e na forma como se dá a martelada, está parte do estilo. Na disposição dos punções entre si estará a segunda parte. E no formato dos punções em si estará a terceira. O que noto nesta moeda é que os dois crescentes do centro da letra, bem como os dois triângulos das pontas, são mais gordos que o normal. A letra está toda direitinha, em pé, e com os punções cuidadosamente colocados. Mais parece um "S" de Afonso II. Pode haver assim em Sancho II. Pode. Pode até um abridor estrangeiro ter vindo fazer uma "presença" a Portugal. E abriu o cunho num workshop integrado nas festividades. Sei lá. Há tanta coisa que pode...

Imagem



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Dinheiro "especial"

#12 Mensagem por silvio2 » domingo jun 11, 2017 9:22 pm

Fantástico Iúri! Cada Tópico é uma lição … :D
Obrigado ao Iúri e aos restantes intervenientes, por partilharem, com todos nós, os vossos conhecimentos e o grande trabalho de pesquisa que está por detrás “dito tudo”. :clap3:
Bem Hajam! :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dinheiro "especial"

#13 Mensagem por euoutravez » domingo jun 11, 2017 10:03 pm

O último AG foi o de 96.

Pode ser que agora retirem esse lixo do catálogo..

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Dinheiro "especial"

#14 Mensagem por palves » segunda jun 12, 2017 10:34 am

euoutravez Escreveu:O último AG foi o de 96.

Pode ser que agora retirem esse lixo do catálogo..
O problema é que não sabem (não é um crítica ao que cada colaborador do AG sabe, o problema é que 3 ou 4 pessoas não podem dominar toda a moeda que consta do AG) e não querem saber (das sugestões enviadas para a edição anterior, penso que a maioria foi ignorada).

Não acho que o AG seja um bom catálogo, mas na cunhagem manual é o que temos. A única solução seria repartir cada reinado por equipas de 2 ou 3 pessoas. Problema, custa dinheiro e demora tempo. E mesmo assim é complicado, vêm-me à cabeça 2 ou 3 moedas em que tenho muitas dúvidas sobre metade das variantes que aparecem no AG. Alguém vai colocar essas moedas num catálogo (e assim validar as mesmas) sem as ver em mão? E quando o lixo sair, o que vai ser de quem comprou (vendeu) essas moedas?

Mas podiam começar por colocar fotos decentes, os desenhos do Ferraro Vaz eram melhores que as fotos que constam do AG. As fotos boas têm de existir, basta recuperar as do AG de 96 (para mim o melhor). Outra coisa que a ANP podia fazer era comprar o spink e ver o que é um bom catálogo.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro "especial"

#15 Mensagem por numisiuris » segunda jun 12, 2017 12:51 pm

Ainda sobre os S's, para alargar a base de comparação, arranjei mais umas fotos.

A decomposição das letras foi roubada ao Leandro, num excelente post colocado aqui: http://www.numismatas.com/phpBB3/viewto ... =3&t=22970

Imagem
upload image

Depois mais outro exemplar da mesma variante. cunho diferente. Novamente sem patina, com aneletes a cantonar a cruz (coisa que nunca se viu nos dinheiros velhos) e uma letra sofisticadíssima. Também com as estrelas. Vejam e comparem.

Imagem
upload image

Responder

Voltar para “D. Sancho II”