Morabitino

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Morabitino

#11 Mensagem por silvio2 » domingo jun 16, 2019 9:06 am

Alfonsvs Escreveu: (...//...)
Um reparo amigo Silvio, a legenda do morabitino de D. Sancho II é REGIS PORTVGALENSVM / MONETA DOMINI SANCII
Caro José Matos
Agradeço a sua pertinente observação mas, se reparar bem no meu post, a "falha" não foi minha pois eu não dei a minha leitura/opinião sobre a moeda em questão, apenas transcrevi "ipsis verbis" o que encontrei na minha fonte (pesquisada na Net e devidamente identificada no post), como se pode conferir, no seguinte "link" ... http://www.apotec.pt/fotos/editor2/Boletim43.pdf

Acrescento que, a minha intervenção apenas tinha a ver com a premissa colocado pelo autor do Tópico ao referir, e passo a citar "Aparentemente (para quem nunca viu um morabitino ao vivo) é semelhante a um morabitino de D. Sancho II, numisma representado na obra de Alberto Gomes, Moedas Portuguesas. Não sei se é uma falsificação que um ourives aproveitou, se uma moeda verdadeira."
Ora, como penso ser do consenso geral, que a "peça datada do reinado de D. Sancho II é única no mundo" (in https://www.museucasadamoeda.pt/storage ... file/4.pdf), era só isso que eu queria "mostrar" ao amigo Joel, autor do Tópico e ... nada mais.
Obrigado pela atenção.
:beer:

Cumprimentos,
Sílvio Silva

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

Re: Morabitino

#12 Mensagem por Alfonsvs » quarta jun 19, 2019 8:05 pm

Agradeço o seu contributo no tópico, que me levou a fazer o que gosto, pesquisar nos meus livros de numismática. :)

«Foi adquirido pelo Estado português em 1952, pelo valor de 65 contos, depois de um rocambolesco processo. »

Foi a famosa casa de leilões, A. Molder, que vendeu no leilão 64 em 29 de Março de 1951, o morabitino de D. Sancho II.
Perante numerosa assistência, fez-se primeiro a leitura de uma carta de Pedro Batalha Réis, a realçar o enorme valor numismático da moeda em leilão.
De realçar que este morabitino foi certificado por este reconhecido numismata em 12.03.1951 e esta certificação apresentada na revista.
A base de licitação foi de 80.000 escudos, mas como não havia lances para esse valor, a casa aceitou a única oferta de 70.000 escudos.
Não informa quem foi o comprador.
José Matos

Responder

Voltar para “D. Sancho II”