+ um conto novo

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

+ um conto novo

#1 Mensagem por RuiFB » sexta out 25, 2013 6:37 pm

Este Conto, julgo que nunca foi referenciado em qualquer obra, tenho quase a certeza absoluta que dá de novo para ler qualquer coisa com sentido, mas estou de novo perdido e o latim / francês são fracos, pelo que qualquer ajuda é da maior impotância :beer:
Alguns detalhes:
A cruz recruzetada :think:
Cruz cantonada por estrelas e crescentes.

No lado da cruz, conforme posicionei a foto, parece que que às 13h está DEI, às 10h parece ...P / ERO , tipo PERO DEI .....

No lado dos escudetes, leio a partir do 1º quadrante: ASI / CO / V(C ou E) / R.X ou n.X

Provavelmente o anverso está em latim, estou tentado em assumir o PERO como D.Pedro I , no reverso deve ser abreviaturas em francês...

Imagem

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: + um conto novo

#2 Mensagem por MCarvalho » sexta out 25, 2013 7:02 pm

:think: E antes do "P", o que será?
MCarvalho

RuiFB
Reinado D.Sancho I

#3 Mensagem por RuiFB » sexta out 25, 2013 7:05 pm

Creio que será parecido com PERO DEI REX PO , o último O tenho ideia que ficou a meio, tipo um crescente só, falta o outro. :think:

MCarvalho

#4 Mensagem por MCarvalho » sexta out 25, 2013 7:21 pm

É interessante... alguns autores, como o Gambetta (chegaste a arranjar a História da Moeda? eu não encontro isso à venda em lado nenhum), assumem a ideia de que D. Pedro nem sequer cunhou dinheiros, e as nossas questões dos DD e dos PP não fazem sentido, para ele são todos Dinis. Mas à parte isso, os nomes Pedro e Pero distinguiam-se bem, mesmo no século XIV (há um falcoeiro de D. Pedro, que é precisamente um tal Pero Mendes), não são variantes, como noutros nomes (lembro-me de Afonso e Afons, por ex.).

Mas...
MCarvalho

RuiFB
Reinado D.Sancho I

#5 Mensagem por RuiFB » sexta out 25, 2013 7:26 pm

Tenho o Gambetta ainda só em pdf, para o original tenho que recorrer à biblioteca Joanina :)
Nessa altura não precisavam de fazer dinheiro, branqueá-lo ficava mais barato e dava mais rendimento, de qualquer forma é um assunto sempre polémico. Os contos penso que sejam independentes, mesmo na operação de branqueamento, para contar, eram precisos, assim para contar nos câmbios...
Na ligeira pesquisa que fiz, Pero seria uma forma arcaica de Pedro. Às tantas em vez de Petrvs meteram Pero....... mas não sei bem, já fui ver o manuscrito do Fernão Lopes (crónica do João I) e ele escreve Pedro, mas como as legendas ficam sempre em latim, Pedro não ficava bem... :think:

Os contos mais próximos, são estes que o Paulo de Lemos descreveu:
Imagem
Imagem

Alfonsvs
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#6 Mensagem por Alfonsvs » sexta out 25, 2013 8:07 pm

Olá estudiosos! :)
Se for preciso alguma consulta eu tenho a História da Moeda.

Imagem

A minha leitura é esta:
Na face com a cruz:
A partir das 9 horas: CCO-PER-ACO-nTR
Alguns autores defendem que nos contos tinha que ficar escrito, bem ou mal, "conto para contar"

Na face com os escudetes:
A partir das 12 horas: AVX-CEL-Vn-n.X
Aqui parecem-me abreviaturas em latim: AVX (AVXILIVM) CEL-Vn (CELUN) n (NOSTRVN) X (SPIRITO)
O ponto entre n e X servia para separar abreviatura de palavras distintas.
Algumas letras eram propositadamente escritas invertidas, como os AA
José Matos

RuiFB
Reinado D.Sancho I

#7 Mensagem por RuiFB » sexta out 25, 2013 8:28 pm

Muito obrigado mais uma vez amigo José, em relação à face dos escudetes que ainda não tive oportunidade de ver com mais calma, pois fiquei logo perdido, julgo que são pistas importantes, senão decisivas, algumas letras não são essas, mas a aproximação é por demais evidente...

Em relação à face da cruz, não vejo da mesma forma, junto mais duas imagens, no CCO, o primeira letra tem o "tridente", só pode ser um €. Na segunda letra, cá em baixo tem uma barriga e uma pata, só pode ser um R ou um B, etc..

Junto então fotos com muita luz frontal e alguma rasante, e a minha pseudo-leitura anterior para que se perceba melhor...
Imagem
Imagem
Imagem

Se bem que agora já me parece SERVICE :asdf: Isto é um bocado de loucos, mas pronto :drink:

MCarvalho

#8 Mensagem por MCarvalho » sexta out 25, 2013 9:35 pm

É capaz de ser mesmo pera contar :), Matos.
E assim, pela tipologia que o Rui mostrou, talvez seja do tempo de D. Afonso IV, ou mesmo D. Dinis.
MCarvalho

Jomosil
Reinado D.Afonso III
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Contacto:

#9 Mensagem por Jomosil » sábado nov 22, 2014 11:42 pm

Olá Rui, boa noite.
Estou a analisar este conto e parece-me o AG 2007 CC.02 D.DINIS.
Tenho autorização para pô-lo na página DINHEIROS?
Obrigado.
Ab.

Responder

Voltar para “D. Dinis I”