Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta jun 26, 2019 5:19 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 40 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça fev 12, 2019 10:15 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Obrigado aos 2...excelente leitura...

MensagemEnviado: quinta fev 21, 2019 9:49 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Está aqui um dos selos de que putativamente fala a crónica:
Imagem
Vejam a epigrafia, a concavidade dos chefes dos escudetes, os castelos, a organização iconográfica. Tirem as vossas conclusões.

MensagemEnviado: quinta fev 21, 2019 9:57 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Aliás, actualiza-se a prancha, que me parece melhor:
Imagem

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2019 9:13 am 
Desligado

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
A prancha assim fica muito mais completa sem dúvida alguma :thumbupleft:

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2019 9:29 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Tópico muito interessante e que tem tido um desenvolvimento espectacular ... :clap3:
Obrigado, a todos os que partilham os seus "trabalhos, experiências e conhecimentos", com todos nós. :thumbupleft:

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2019 12:44 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Isto está a ficar mais sistematizado. Mas, após o Alberto Praça (bandadolopes) ter partilhado comigo o artigo da revista moeda, que eu desconhecia (conhecia apenas o do seminário de Almeida), acabei por dar com o artigo do problems, que me tinha escapado. Sendo assim, a hipótese Santarém já estava descrita. E as novidades que temos são: As novas imagens; as falsificações; a fantasia; o selo; e eventualmente todo um trabalho de sistematização desta informação que não esteja emaranhado como até aqui. Ou seja, uma verdadeira actualização do estudo inicial de Noras (1986). Atente-se que Noras já tinha referido o fabrico de selos em Santarém, sem no entanto mostrar os selos, nem fazer a comparação epigráfica. Por tudo isto, e a bem da atribuição do mérito de cada qual a cada qual, partilham-se os artigos de Noras (Desculpem o facto de as imagens irem todas do avesso, mas elas são iseridas no tópico apenas para se fazer justiça ao autor, visto que eventualmente fará sentido uma sistematização actualizada, que não me parece fazer sentido sem um pdf).
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

*Editado porque o primeiro post tinha as imagens em link

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2019 3:30 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Não querendo ir á questão em si (a de onde foram abertos ou cunhos que aliás considero de somenos, pois parece-me que SA representará sempre Santarém) acho importante realcar algumas ideias lancadas nestes trabalhos:

Dizer que em Espanha as letras da casa de cunhagem foram sempre no reverso só pode demonstrar uma vontade de martelar a gosto a ideia, pois penso que ninguém se atreveria a escrever sobre as moedas de D. Beatriz sem ter olhado para as de Juan I! Enfim, não sendo ignorância...

Depois, dizer que se o local de cunhagem for numa parte do território (Castela), considerando-se eles reis de Portugal e Castela, a moeda será uma falsificacão nem sequer percebo como se chega a tal conclusão! Então as moedas de D. Afonso de Portugal e dos Algarves de Lisboa também são falsas?! Não sei, devo estar a ver isto muito mal...

Dizer também que se existe um cornado que considera Juan como rei de Portugal e não o incluir nesta questão também me faz alguma confusão! Se calhar não dava jeito... Se calhar era igual ao de outra casa e só mudava a legenda, não havendo dúvidas que foi batido em Castela como moeda de propaganda.. Mais marteladas.. Pelo menos estudá-lo, não? Será que também tem a letra da casa de cunhagem no anverso? Eu não sei, mas fico com a ideia que seria interessante saber..

Resumindo, continuamos iguais ao que estávamos, mas pelo menos sabemos agora bastante mais sobre carpintaria!!!!

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2019 3:40 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Vamos avançando, devagarinho, pregando uns pregos e construindo a pirâmide do conhecimento. Fazem muito sentido certas observações. Acrescento apenas que a alusão aos selos está demasiado redutora, talvez, no trabalho de Noras. Mas quem começa, trilha caminhos. E acho que neste caso, quem trilhou o caminho até terá sido, mais uma vez, o grande Mário Gomes Marques. Esse, sim, deve ter lido a crónica com alguma atenção. Andemos, pois, para a frente. :)

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2019 11:24 pm 
Desligado

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
:thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado mar 16, 2019 10:39 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quarta dez 26, 2018 6:44 pm
Doña Beatriz. Santarem. Real. (AB. 579) (Gomes 01.01, indica 3 ejemplares conocidos). 2,96 g. Roel bajo el castillo de la derecha del 4º cuartel. Muy atractiva. Extraordinariamente rara. MBC+

Price realized: 90'000 EUR

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 40 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal