Escudo amendoado, ref AG 30.01.
Agradecia que comentassem o facto da legenda terminar em "A" e não em "ALG", como era suposto. É suficiente para se designar como variante? Ou a legenda descrita no AG não se aplica aos atípicos de Évora?

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra
Verniz não tinha, seguramente. Podia era ter uma fina camada de vaselina, cera ou outra substância do género; tudo isso pode-se remover com facilidade.numisiuris Escreveu:Creio que o importante é tentarmos perceber, com base nas moedas que conhecemos, certos padrões e desvios. Eu devo—te confessar que a vi em mão com alguma atenção e lupa 20x. Pareceu—me que tinha verniz. A patine era uniforme. Mas não parecia capa de achado. A observação do campo ficava prejudicada pelo verniz. Mas notavam—se umas irregularidades. A única conclusão a que cheguei, com aquela observação, foi a de que a patine dificilmente seria autêntica. No demais, seria preciso descascá—la e ver o que está por baixo. De qualquer modo, o xrf pode—se sempre fazer. Digo—te qq coisa esta semana em princípio e combinamos isso.
Xrf o que é? Obrigadonumisiuris Escreveu:Olá Jorge. Vou tentar ser objectivo para não criarmos muita confusão. Deixo—te os resultados da observação da amostra a que tive acesso:
Depois uma moeda que talvez confirmasse a atribuição do ag (contrária à opinião de gomes marques) e que saiu também na numismática leilões há uns tempos:
O que achaste dela em mão? A patine, parece—te autêntica?
Queres emprestá—la para lhe fazer xrf?
Abraço!
X-ray fluorescence Fluorescência de Raios-X - é um exame feito com equipamento com a incidência de raios-x sobre os materiais (neste caso as moedas), o retorno dos raios permite saber qual é composição química do material, em percentagens ou permilagens (quanta prata, cobre, etc. tem a moeda - mas a leitura é feita apenas sobre a superfície, o "miolo" não scannado pelo raiosoga80 Escreveu:Xrf o que é? Obrigado