Real de três Libras e meia do Porto - Falsa da época?

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real de três Libras e meia do Porto - Falsa da época?

#11 Mensagem por fernanrei » quarta ago 28, 2019 6:26 pm

Determinar o que é uma moeda falsa de época, neste caso dos primórdios da segunda dinastia, carece de muito traquejo e acesso a dados relativos à cunhagem da moeda dessa época, o que infelizmente é muito escasso. Por muitos hábeis que sejam os intervenientes, sem o auxilio da ciência dificilmente se conseguem dados conclusivos, um facto que Iuri tem vindo a demonstrar com muito trabalho feito. Agora em relação à importância das moedas falsas de época, no meu ponto de vista, também considero que sejam muito importantes, senão ainda mais valorosas que as genuínas. :thumbupleft:

:D FMMRei :D

fernanrei

#12 Mensagem por fernanrei » quarta ago 28, 2019 10:10 pm

Identificar uma moeda falsa de época é um trabalho hercúleo, e mais, os dados necessários para cimentar tais afirmações rareiam e apenas surgem em fontes escritas referentes ao assunto, que além de não coevas dos acontecimentos, são pobres em dados e de interpretação duvidosa , fazendo referência apenas a dados parcelares das variações monetárias em clara omissão da talha e da liga usada, um facto que dificulta o conhecimento exacto dos correspondentes valores intrínsecos e das imposições legais para as cunhagens oficiais. Por razão dos factos apontados, resta apenas a análise directa dos numismas e o uso regular e especializado da ciência, para que se possa confirmar alguns dados já existentes e refutar outros de interpretação duvidosa. É neste campo, o da análise directa dos espécimes, que o Iuri está à vontade. Está tão familiarizado com determinadas vicissitudes, que já consegue abordar temas que antes eram nuvens negras e agora já só são, pequenas manchas brancas, que permitem o vislumbre ocasional do céu azul. :clap3:

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#13 Mensagem por numisiuris » sexta ago 30, 2019 4:19 am

Deixo a amostra desta tipologia. São todas as moedas que conheço. Admito que haja algum exemplar na colecção Bes, visto que nela há quase 200 exemplares a que ninguém tem acesso. E admito também que possam andar outras perdidas na terra e em colecções particulares. O único que se pode inferir da minha amostra é que, estatisticamente, em 3311 moedas de D. João I, há 4 destas. Tive a sorte de poder analisar 3 quanto à liga. Já agora deixo um desafio. Quantos cunhos de anverso e reverso há nestas 4 moedas?
Imagem

fernanrei

#14 Mensagem por fernanrei » sexta ago 30, 2019 11:00 am

No reverso parece ser o mesmo cunho nas quatro moedas e No anverso as moedas 1 e 3 um cunho e as moedas 2 e 4 outro, pelo menos é o que me parece assim de forma expedita :think:

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#15 Mensagem por NVMVS » sexta ago 30, 2019 12:52 pm

numisiuris Escreveu:
sexta ago 30, 2019 4:19 am
Deixo a amostra desta tipologia. São todas as moedas que conheço. Admito que haja algum exemplar na colecção Bes, visto que nela há quase 200 exemplares a que ninguém tem acesso. E admito também que possam andar outras perdidas na terra e em colecções particulares. O único que se pode inferir da minha amostra é que, estatisticamente, em 3311 moedas de D. João I, há 4 destas. Tive a sorte de poder analisar 3 quanto à liga. Já agora deixo um desafio. Quantos cunhos de anverso e reverso há nestas 4 moedas?
Imagem
Eu diria que 2 e 4 são do mesmo depois o 1 e o 3 são outros dois. Porque o anelete da esquerda em cima do pedúnculo está centrado numa (1) e na outra está mais para a esquerda (3). Portanto 3 seria a minha resposta. Isto de anversos. Nos reversos parece-me todos diferentes.
Cumprimentos
Diogo

fernanrei

#16 Mensagem por fernanrei » sexta ago 30, 2019 3:38 pm

Rectifico a minha opinião em relação aos anversos, de facto o 1 e 3 são cunhos diferentes. Tenho estado a observar as moedas no telemóvel e não é muito fácil tecer opiniões sem fazer as comparações necessárias, logo, a minha opinião é muito expedita e assenta no que é possível observar nas fotos. Acredito que esteja afastado da realidade mas é o que é possível por agora, quando chegar a casa logo se vê. :thumbupleft:

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#17 Mensagem por numisiuris » terça set 03, 2019 7:14 am

Só há dois corajosos...

Eu acho que a moeda 2 e a moeda 4 têm o mesmo cunho de anverso. De resto são todos cunhos diferentes. Olhar para a coroa nos anversos e para os besantes nos reversos. Só que há para aqui uma série de posições relativas idênticas. Porque acontecerá isso?

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#18 Mensagem por NVMVS » terça set 03, 2019 11:13 am

numisiuris Escreveu:
terça set 03, 2019 7:14 am
Só há dois corajosos...

Eu acho que a moeda 2 e a moeda 4 têm o mesmo cunho de anverso. De resto são todos cunhos diferentes. Olhar para a coroa nos anversos e para os besantes nos reversos. Só que há para aqui uma série de posições relativas idênticas. Porque acontecerá isso?
Seria a mesma pessoa a abrir os cunhos e a mesma fonte das falsificações?
Cumprimentos
Diogo

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#19 Mensagem por MCarvalho » terça set 03, 2019 11:57 am

numisiuris Escreveu:
terça set 03, 2019 7:14 am
Só há dois corajosos...

Poderão ser ajustes e reutilizações dos mesmos cunhos ou, talvez mais provável, foram feitos a partir da mesma matriz, seguindo alguma técnica de decalque e estampagem sobre os troquéis e pilhas virgens, para "guiar" os abridores. Imagino que os falsários seguiriam técnicas menos convencionais para reproduzir os cunhos.
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. João I”