Real Preto

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.José
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Real Preto

#1 Mensagem por AdrianoHS » sexta out 18, 2019 3:21 am

Boa noite, caríssimos.

Tentei logar e funcionou desta vez. Mas não vou ficar insistindo, essa conta se perderá. Não consigo sequer anexar imagens, vou improvisar.
Sigamos adiante, apresento um real de 3 1/2 libras do soberano em questão, casa Lisboa. Reverso, peso, diâmetro batem corretamente. Peso, 3,1g e Ø, 24mm.
Entretanto o anverso parece ser de um real preto. Alguém pode me orientar na correta classificação?
Imagem

Imagem

Obs: não acho que consiga responder, devido ao login instável.
Última edição por AdrianoHS em sexta out 18, 2019 1:55 pm, editado 2 vezes no total.

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Real 3 1/2 libras

#2 Mensagem por NVMVS » sexta out 18, 2019 8:49 am

Olá! É efetivamente um real preto de arcos octolobolados simples. Os castelos são típicos dos reais pretos. Será no livro do Iúri o 5.2.1.2.2 se o diâmetro da circunferência interior for superior a 15mm ou o 5.2.1.2.3 se for inferior a 15mm. :thumbupleft:
Cumprimentos
Diogo

AdrianoHS
Reinado D.José

#3 Mensagem por AdrianoHS » sexta out 18, 2019 11:12 am

NVMVS Escreveu:
sexta out 18, 2019 8:49 am
Olá! É efetivamente um real preto de arcos octolobolados simples. Os castelos são típicos dos reais pretos. Será no livro do Iúri o 5.2.1.2.2 se o diâmetro da circunferência interior for superior a 15mm ou o 5.2.1.2.3 se for inferior a 15mm. :thumbupleft:
Olá, NVMVS.

Grato a classificação. Eu achava que reais pretos eram em cobre e bem mais leves. Algum motivo da moedinha ser prateada?

NVMVS
Reinado D.José

#4 Mensagem por NVMVS » sexta out 18, 2019 11:29 am

AdrianoHS Escreveu:
sexta out 18, 2019 11:12 am
NVMVS Escreveu:
sexta out 18, 2019 8:49 am
Olá, NVMVS.

Grato a classificação. Eu achava que reais pretos eram em cobre e bem mais leves. Algum motivo da moedinha ser prateada?
A moeda é certamente de cobre ou a ter prata é residual. O aspecto prateado deve-se provavelmente, como está também no livro numária de João I, ao branqueamento utilizando arsénio.
Cumprimentos
Diogo

NVMVS
Reinado D.José

#5 Mensagem por NVMVS » sexta out 18, 2019 11:45 am

Mas o Iúri virá aqui explicar com certeza melhor que eu =)
Cumprimentos
Diogo

AdrianoHS
Reinado D.José

#6 Mensagem por AdrianoHS » sexta out 18, 2019 12:05 pm

NVMVS Escreveu:
sexta out 18, 2019 11:45 am
Mas o Iúri virá aqui explicar com certeza melhor que eu =)
Já havia lido sobre branqueamento, não imaginava ser uma técnica tão duradoura e eficaz assim. Lá se vão 600 anos e continua totalmente prateada. Muito interessante de qualquer forma. O peso nos reais pretos oscilam tanto assim?
O livro do Iuri é fácil adquirir? Me interesso.
Novamente, grato NVMVS. :thumbs:

NVMVS
Reinado D.José

#7 Mensagem por NVMVS » sexta out 18, 2019 12:35 pm

Aqui têm o link do forúm a anunciar a publicação deste magnífico livro.

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 9&t=124884
Cumprimentos
Diogo

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#8 Mensagem por numisiuris » sexta out 18, 2019 12:55 pm

O Diogo já sabe isto de cor e salteado! :) Esse eu acho que é um preto de circunferência grande (superior a 15mm). Nunca tinha visto um tão pesado. Mas acontecem excepções. Nos pretos de arcos duplos, que deveriam pesar 2,40g, aparece um exemplar com 3,24g. Quanto ao metal, será certamente feito de cobre, nem sei se branqueado. Há por aí uma malta que faz electrólise invertida em moedas... De qualquer modo, tenho imagens no estudo de reais com aspecto prateado e que são de cobre.

Pelo que me parece, o Adriano é do Brasil. Ainda não fiz nenh envio para aí, embora possa fazer. De qualquer modo, mal acabar de vender os exemplares disponíveis vou pôr as 350 páginas de catálogo online.

AdrianoHS
Reinado D.José

#9 Mensagem por AdrianoHS » sexta out 18, 2019 1:18 pm

numisiuris Escreveu:
sexta out 18, 2019 12:55 pm
O Diogo já sabe isto de cor e salteado! :) Esse eu acho que é um preto de circunferência grande (superior a 15mm). Nunca tinha visto um tão pesado. Mas acontecem excepções. Nos pretos de arcos duplos, que deveriam pesar 2,40g, aparece um exemplar com 3,24g. Quanto ao metal, será certamente feito de cobre, nem sei se branqueado. Há por aí uma malta que faz electrólise invertida em moedas... De qualquer modo, tenho imagens no estudo de reais com aspecto prateado e que são de cobre.

Pelo que me parece, o Adriano é do Brasil. Ainda não fiz nenh envio para aí, embora possa fazer. De qualquer modo, mal acabar de vender os exemplares disponíveis vou pôr as 350 páginas de catálogo online.
Olá, Iuri.
Antecipadamente o congratulo pelo livro. Magnífico esforço, sinal de carinho pelo período que abordou. Sim, por enquanto estou no Brasil, se disponibilizar a obra online tanto melhor, vai direto para o tablet junto ao acervo bibliográfico que o amigo Sílvio, gentilmente, disponibiliza.
Vou retificar o título do tópico para Real Preto. O que me inclinou ao real de 3 1/2 libras foi justamente o peso, li que pretos simples não ultrapassariam 1,8g/2,0g. É muita diferença, quase o dobro. Entretanto sei que excessões ocorriam nas oficinas, quanto ao prateado me parece sem sentido tanto esforço de eletrólise, patiná-la para uma peça tão barata. Ainda sim o aspecto é ótimo, não ficou nada mal.
Muito obrigado, Iuri.
:beer: :thumbs:
Última edição por AdrianoHS em sexta out 18, 2019 3:56 pm, editado 2 vezes no total.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Real Preto

#10 Mensagem por silvio2 » sexta out 18, 2019 1:53 pm

AdrianoHS Escreveu:
sexta out 18, 2019 3:21 am
Boa noite, caríssimos.

Tentei logar e funcionou desta vez. Mas não vou ficar insistindo, essa conta se perderá. Não consigo sequer anexar imagens, vou improvisar.
Sigamos adiante, apresento um real de 3 1/2 libras do soberano em questão, casa Lisboa. Reverso, peso, diâmetro batem corretamente. Peso, 3,1g e Ø, 24mm.
Entretanto o anverso parece ser de um real preto. Alguém pode me orientar na correta classificação?

Imagem Imagem

Obs: não acho que consiga responder, devido ao login instável.
Olá, amigo Adriano
No que diz respeito à correta classificação, deixo isso para os mais entendidos, claro. ;)
No mais, parabéns e obrigado, pela partilha deste ainda bem bonito exemplar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “D. João I”