Página 1 de 1

Cunhos idênticos e moedas falsas da época

Enviado: segunda nov 04, 2019 9:15 am
por numisiuris
Quando mais ando para a frente maiores são as nuvens. Há coisas que são de pasmar. O achado de Santarém vem descrito no meu livro. Entretanto quem me vendeu o primeiro achado voltou a aparecer na ribeira e vendeu—me um segundo achado, segundo ele oriundo do mesmo local do primeiro. A quantidade de cunhos idênticos e diferenças estilísticas pequenas é enorme. A título de exemplo, vejam-se estas três, as duas de cima do achado 1 e a de baixo do achado 2. Os cunhos de anverso são os mesmos nas três moedas e o de reverso é igual na da direita e na de baixo:
Imagem
Imagem
Depois ainda há esta, com o mesmo sinal oculto e certamente da mesma proveniência, que é do achado 2 e que cedi ao Diogo:
Imagem
Aqui os cunhos já parecem ser diferentes, quer no anverso, quer no reverso.

De sublinhar que estas moedas apenas apareceram nestes dois achados. Para uma segunda edição do livro, se algum dia a fizer, vou tentar sistematizar isto tudo.

Re: Cunhos idênticos e moedas falsas da época

Enviado: segunda nov 04, 2019 10:12 am
por NVMVS
Penso que se vive actualmente um ambiente bom na numismática portuguesa. Os estudos dos Iúri contribuiram significativamente para isso.
Quanto às três moedas parecem do mesmo cunho efetivamente de anverso. De reverso tenho mais dúvidas.A de baixo e a de cima da direita parece que o reverso é o mesmo sim, a da esquerda em cima já não me parece.