One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

Responder
Mensagem
Autor
DPereira
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 64
Registado: terça jan 22, 2019 7:00 pm

One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#1 Mensagem por DPereira » domingo mar 17, 2019 2:42 pm

Boas, eu gosto de colecionar moedas, mas volta e meia compro umas notas diferentes, que esteticamente sejam bonitas ou invulgares, e uma delas que comprei foi uma dessas famosas do Zimbábue, que me custou uma ninharia, mas como não logo a notas ela ficou escondida até que eu me cruzei com um leilão onde ela estava a um preço no mínimo supriendente, e após pesquisa encontrei vários exemplares, alguém me pode explicar o porquê deste aumento de preço?
Um abraço Dpereira.



ManuelPiresHortaRosa
Reinado D.Miguel
Mensagens: 344
Registado: quarta set 11, 2013 7:41 am
Localização: Holanda - Santana de Cambas (Mértola)

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#2 Mensagem por ManuelPiresHortaRosa » sábado mar 23, 2019 4:46 pm

Caro Pereira,

Na minha opinião tudo tem a ver com marketing e a mera especulação principiada por um negociante de Notafilia que aqui há uns 3-4 anos atrás começou por comprar todo o stock possivel destas notas, o preço rondava os US$2, $2,50 dollars.
A partir de certa altura aquilo que custava este preço foi aumentando aos poucos de US$10,$15, $20, $35 dollars por ai acima.
O preço actual está por 199,99 dollars.
Nota de 100 trilhões de dólares, emitida em 2008. Foi a nota com maior valor já emitida.
Agora tenha cuidado porque estão a aparecer notas falsificadas por sujeitos que querem aproveitar a boleia desta valorização e por sua vez a procura desta nota que se está a tornar uma curiosidade.
A nota original tem a medida de 148 x 74 mm, a falsa 149.5 x 72.5 mm. existem diferenças na cor!
Manuel Rosa

Imagem
Imagem

Trata-se realmente de uma nota invulgar no valor de 100 000 000 000 000 ONE HUNDRED TRILLION DOLLARS, é qualquer coisa, no entanto passo a citar da:Wikipédia.

O dólar zimbabueano foi a moeda nacional do Zimbabwe, entre os anos de 1980 e 2009. Seu código era ZWD e era normalmente abreviado como Z$.

Como uma das moedas mais desvalorizadas do mundo, devido ao colapso da economia do país, em julho de 2007, foi lançada a nota de 200 mil dólares zimbabueanos, que apesar do elevado valor de face, era capaz de comprar pouco mais do que um quilo de açúcar. No mercado paralelo, a moeda, quando do seu lançamento, era cotada a 1 dólar americano.[1] Menos de um ano depois foi necessário o lançamento de uma moeda com valor de face de 500 milhões.

Em janeiro de 2009, foram emitidas notas da família "Trillion Dollar", que já eram impressas com valores nominais de 10, 20, 50 e 100 trilhões de dólares zimbabueanos.

Esta moeda já sofreu duas reformas monetárias, sendo que na primeira houve o corte de 3 zeros e na segunda, ocorrida em agosto de 2008, foi efetuado o corte de 10 zeros, medida insuficiente para o controle da hiperinflação, que está em um nível de descontrole tão alto a ponto de superar o fenômeno hiperinflacionário ocorrido na Hungria logo após a Segunda Guerra Mundial.

O dólar zimbabueano foi suspenso oficialmente pelo governo em 2009, devido à hiperinflação, sendo substituído oficialmente pelo dólar dos Estados Unidos (US$). Contudo, usualmente são adotados o rand Sul-Africano (R), o pula do Botswana (P), a libra esterlina (£) e o euro (€).

Oficialmente o dólar zimbabueano foi desmonetizado em 30 de setembro de 2015, logo após uma conversão em série de todo papel-moeda disponível em circulação. Através de uma taxa fixa, as notas eram trocadas por dólares americanos, na proporção de 35 quatrilhões por 1 dólar americano, ou 175 quatrilhões por 5 dólares americanos.
Última edição por ManuelPiresHortaRosa em segunda mar 25, 2019 5:25 pm, editado 1 vez no total.

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5901
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#3 Mensagem por limburgo » segunda mar 25, 2019 4:11 pm

É bom saber, por acaso tambem comprei uma :thumbs:
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Avatar do Utilizador
Tquilha
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 95
Registado: terça jun 05, 2018 11:51 pm

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#4 Mensagem por Tquilha » quinta mai 16, 2019 5:56 pm

Também andava à procura de uma nota destas, mais por brincadeira. Encontrei uma na PINF mas queriam 130 aéreos por ela.
Ficou por lá.
São notas interessantes com uma história um bocado arrepiante por trás mas, na minha opinião, não valem o que andam a pedir por elas. :P

DPereira
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 64
Registado: terça jan 22, 2019 7:00 pm

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#5 Mensagem por DPereira » quinta mai 16, 2019 8:33 pm

Por acaso comprei a nota na altura por curiosidade, agora queria era comprar as restantes do set. Da história toda podemos tirar que e triste um país perder a sua moeda

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#6 Mensagem por gil costa » quinta mai 16, 2019 8:51 pm

Só uma nota:
100 biliões, em Portugal.
___
https://www.matematicaviva.pt/2012/07/m ... lioes.html
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#7 Mensagem por gil costa » quinta mai 16, 2019 8:59 pm

E mais um aparte:

parece que não são assim tão caras
https://www.ebay.co.uk/itm/WR-Zimbabwe- ... 0008.m2219
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

DPereira
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 64
Registado: terça jan 22, 2019 7:00 pm

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#8 Mensagem por DPereira » quinta mai 16, 2019 10:01 pm

Colega o link que deu sobre a nota, não de uma nota verdadeira, pois a verdadeira te o número de série começado por aa, está acho que é uma tipo fantasia.Se pesquisar um pouco verá as diferenças, pois eu também me confundi.

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5901
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#9 Mensagem por limburgo » sexta mai 17, 2019 6:43 am

gil costa Escreveu:E mais um aparte:

parece que não são assim tão caras
https://www.ebay.co.uk/itm/WR-Zimbabwe- ... 0008.m2219
Esse link mostra a nota em miniatura estampada numa folha de prata.
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

pedrogil_19
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 74
Registado: segunda fev 04, 2008 2:13 pm

Re: One Hundred Trillion Dollars- Zimbábue

#10 Mensagem por pedrogil_19 » terça nov 03, 2020 5:51 pm

Boa tarde,

Sorte a minha que comprei várias na altura.
Tive a mesma reacção que o caro amigo acima ao ver a valorização da mesma. Saì a ganhar!

Cumprimentos,
Pedro
Pedrogil_19

Responder

Voltar para “África”