Nota do Mês de Junho - Ciência

Discussão de temas relacionados com notafilia

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Tiago6
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2323
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm
Localização: Funchal

Nota do Mês de Junho - Ciência

#1 Mensagem por Tiago6 » terça jun 02, 2009 10:22 pm

Vamos dar inicio a mais um concurso para eleger a Nota do Mês de Junho!

Apesar da diminuição de participantes no último mês, continuamos com números muito aceitaveis. 16 concorrentes é muito bom!

Este mês temos como tema As Ciências! Confesso que é o tema que me desperta maior curiosidade. Os meus amigos vão ter que procurar nos albuns concorrentes interessantes para este tema. Assim por alto, lembro-me de algumas que davam umas boas "misses", vamos lá ver se tenho tempo para digitalizar alguma! Matemática, astronomia, arquitectura, biologia, etc... as hipóteses são mais que muitas!

Aqui ficam as regras do concurso:

1ª Os foristas interessados em concorrer à eleição da Nota do Mês, só podem colocar uma nota, respeitando o tema mensal até ao dia 21 - 24:00h desse mês, a partir daqui o tópico é considerado encerrado passando à fase de eleição por todos os foristas que assim o entenderem, que terminará às 24 horas do último dia do mês.

2ª O número mínimo necessário para se realizar e eleição é de 9 (nove) notas. Caso esse número não seja atingido no prazo estipulado, esse será alargado por mais 48 horas, ou seja até às 24 horas do dia 23.
Se mesmo assim não for atingido o mínimo, a eleição ficará sem efeito.

3ª A colocação da nota, consiste só unicamente de uma foto de cada face da respectiva nota acompanhada de alguns dados como valor facial, ano, etc...
Pede-se também, se possível, que as notas concorrentes sejam acompanhadas de um texto informativo. Há algunss temas em que essa informação será importante. (Personalidades, por exemplo)

4ª É permitida a colocação de um conjunto de notas, desde que tenham uma relação entre si, tornando-se uma mais valia na apresentação.

5ª Cada forista concorrente não pode votar na sua própria nota. Contudo se não participar na votação, terá uma penalização equivalente à média da pontuação obtida na sua nota (exemplo: se recebeu 45 pontos de 9 foristas, será penalizado em 45 a dividir por 9, que serão 5 pontos).

6ª Os “juizes” além da sua pontuação, podem deixar um comentário, por exemplo: O motivo do seu voto.
Cada forista deverá pontuar 8 (oito) notas, do seguinte modo:

10 Pontos
8 Pontos
6 Pontos
5 Pontos
4 Pontos
3 Pontos
2 Pontos
1 Ponto

Vencerá a nota que reunir mais pontos à hora do fecho das votações (24 horas do último dia do mês do concurso).

Para facilitar a votação, será atribuído um número de ordem a cada nota, pelo que irá ser publicada logo no dia 22 ou 24, uma lista com as moedas concorrentes.

7ª Em caso de empate pontual, será considerado vencedor aquele que tiver:

a) Mais pontuações de 10 pontos
b) Mais pontuações de 8 pontos
c) Mais pontuações de 6 pontos

8ª Os 3 primeiros classificados, passarão a figurar na galeria das notas vencedoras, em tópico existente para esse efeito.

9ª As notas expostas, não podem concorrer mais nenhuma vez durante esse ano, podendo concorrer no ano seguinte, excepto as 12 vencedoras dos anos anteriores.
As 12 primeiras (uma de cada mês) concorre à nota do ano, em Janeiro do ano seguinte, em simultâneo com a desse mês, mas num post à parte.

Está aberto o concurso! Podem apresentar as vossas beldades!



Avatar do Utilizador
VMNV
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1718
Registado: quinta out 18, 2007 9:48 am

#2 Mensagem por VMNV » quarta jun 03, 2009 4:46 pm

Israel, 5 Lirot 1968, Pick# 34
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mario_numis
Reinado D.Henrique
Mensagens: 977
Registado: quarta dez 27, 2006 3:06 pm
Localização: Vila do Conde
Contacto:

#3 Mensagem por mario_numis » quinta jun 04, 2009 12:00 am

Para este mês, em que o tema é a Ciência, decidi apresentar uma nota da Irlanda do Norte, emitida pelo Northern Bank (uma das 5 autoridades que podem emitir notas de banco na Irlanda) e que apresenta um dos ícones da ciência, o Space Shuttle também desigando como Space Transportation System (STS). Esta nota que celebra o ano 2000, tem algumas particularidades, o seu numero de série começa por Y2K, sigla universalmente reconhecida e que significa "Year 2000", é também a unica nota em plástico (polymer) emitida no Reino Unido e foi fabricada na Austrália.

Imagem

A Irlanda do Norte (em inglês: Northern Ireland; em irlandês: Tuaisceart Éireann; no escocês do Ulster: Norlin Airlann) é uma região situada ao norte da Irlanda, mais especificamente no Ulster, integrada ao Reino Unido.

A Lei do Governo da Irlanda de 1920 (Government of Ireland Act 1920), aprovada pelo parlamento do Reino Unido fez da Irlanda do Norte uma entidade política autônoma em 1921. Confrontado com exigências divergentes de nacionalistas irlandeses e unionistas para o futuro da ilha da Irlanda (os primeiros queriam um parlamento autónomo que governasse toda a ilha, os segundos não queriam nenhuma autonomia), e temendo uma guerra civil entre os dois grupos, o governo britânico liderado por David Lloyd George aprovou a lei, criando duas Irlandas com autonomia interna: a Irlanda do Norte, que continuaria sob o domínio do Reino Unido, e o Eire (conhecido também como República da Irlanda).
Cumprimentos
Mário Santos

Avatar do Utilizador
Marco9774
Reinado D.António
Mensagens: 927
Registado: sábado out 27, 2007 10:57 pm
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Nota do Mês de Junho - Ciência

#4 Mensagem por Marco9774 » sábado jun 06, 2009 5:35 pm

ITÁLIA - 2000 Lire (1983)

Imagem
Imagem

Galileu Galilei (em italiano Galileo Galilei, Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano. Ele teve um papel preponderante na chamada revolução científica.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contributo de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

in Wikipédia

Avatar do Utilizador
colecionador
Reinado D.António
Mensagens: 927
Registado: terça nov 16, 2004 11:31 pm
Localização: Pax Julia

Re: Nota do Mês de Junho - Ciência

#5 Mensagem por colecionador » sábado jun 06, 2009 7:27 pm

No ultimo mês estive distraido e não participei, as minhas desculpas.

Para este mês escolhi:

Prof. Doutor EGAS MONIZ
Premio Nobel da Medicina (1874 - 1955)

Imagem

10.000 Escudos - Chapa 1
12 Janeiro 1989 - 14 Dezembro 1989 - 16 Maio 1991

FRENTE - Efígie do Prof. Doutor EGAS MONIZ - Desenho do corte do Cérebro Humano e a representação do Sistema Vascular
VERSO - Composição alegorica da vida e da morte entre forças benignas e malignas e a medalha do Premio Nobel
Luis Mestre
Nota a nota a colecção cresce ...mas nunca estará completa.

http://notasmundocolecionador.blogspot. ... -beja.html

http://www.bialto.pt/active_auctions.ph ... &category=

Avatar do Utilizador
Iman
Reinado D.Carlos
Mensagens: 106
Registado: terça jan 27, 2009 8:23 pm
Localização: Miratejo - Almada

Re: Nota do Mês de Junho - Ciência

#6 Mensagem por Iman » terça jun 09, 2009 2:12 pm

Boas, a toda a gente, a nota deste mês é:

ImagemImagem

1000 Francs - Banque Central des Etats de L'Afrique de L'Ouest (H)

Esta nota apresenta no seu Anverso um desenho estilizado e atrás pode observar-se motivos relacionados com a ciência, a medicina e a geografia.
No reverso apresentam-se dois dromedários e uma paisagem.
Emanuel

Avatar do Utilizador
isamorim
Reinado D.João IV
Mensagens: 726
Registado: domingo mai 04, 2008 9:44 am
Localização: Oeiras

#7 Mensagem por isamorim » domingo jun 14, 2009 9:32 am

René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de Março de 1596 — Estocolmo, 11 de Fevereiro de 1650), também conhecido como Renatus Cartesius (forma latinizada), foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Imagem

AJCS
Reinado D.João V
Mensagens: 555
Registado: sábado jan 12, 2008 5:08 pm
Localização: Valpaços
Contacto:

Re: Nota do Mês de Junho - Ciência

#8 Mensagem por AJCS » sexta jun 19, 2009 11:45 am

Brasil
50 cruzados
Oswaldo Cruz
------------------------------------------------------
Filho de cariocas, nasceu no interior de São Paulo. Aos 5 anos de idade acompanhou a família em seu retorno ao Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, formando-se em 1892. Em 1896, estagiou no Instituto Pasteur, em Paris, onde foi discípulo de Émile Roux, seu diretor na época. Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias brasileiras. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada à época, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo.
Foi então criado o Instituto Soroterápico Federal (1900), cuja direção assumiu em 1902. Diretor-geral da Saúde Pública (1903), coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. Organizou os batalhões de "mata-mosquitos", encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. Convenceu o presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar (1904) contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada, o que ficou conhecido como Revolta da Vacina.
Premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, realizado em Berlim (1907), deixou a Saúde Pública (1909).
Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém do Pará e estudou as condições sanitárias do vale do rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis. Doente, faleceu um ano depois, não tendo completado o seu mandato.

in Wikipédia
---------------------------------------------------------------
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
forneiro
Reinado D.Miguel
Mensagens: 344
Registado: quinta out 09, 2008 11:11 pm
Localização: Cantanhede/Coimbra
Contacto:

Re: Nota do Mês de Junho - Ciência

#9 Mensagem por forneiro » sexta jun 19, 2009 12:05 pm

Este mês apresento esta nota de 1000 Zloty da Polónia de 1982 que retrata a figura e o trabalho de Nicolau Copérnico:

Nicolau Copérnico (em polaco Mikołaj Kopernik; em latim Nicolaus Copernicus; Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
(in Wikipedia)

Imagem

Parece que este mês não vão haver tantas notas a votação como nos meses anteriores o que se compreende sobretudo por nem sempre se identificar uma nota com o tema das Ciências embora haja bastantes, basta a estar atento ;)

Boa sorte a todos os participantes e até ao mês que vem.

Avatar do Utilizador
João Paulo Silva
Reinado D.António
Mensagens: 925
Registado: terça jul 08, 2008 7:14 pm

Re: Nota do Mês de Junho - Ciência

#10 Mensagem por João Paulo Silva » sábado jun 20, 2009 10:12 pm

A minha escolha deste mês recaiu para um ilustre imunologista e pesquisador biomédico do Brasil chamadO VITAL BRAZIL.
Imagem

Filho de José Manoel dos Santos Pereira e de Maria Carolina Pereira de Magalhães, foi casado em primeiras núpcias com sua prima em 1º grau, Maria da Conceição Philipina de Magalhães, viúvo da 1ª, casou-se, então, com Dinah Carneiro Vianna. Pelo ramo de sua mãe - os Pereiras de Magalhães - Vital tinha consangüinidade com o Protomártir da Independencia do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Vital Brazil é mundialmente conhecido pela descoberta da especificidade do soro antiofídico, dos soros específicos contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picada de escorpião.

Estudou medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em meio a grandes dificuldades financeiras, vindo a formar-se com brilhantismo em 1891. Retornando a São Paulo clinicou em várias cidades do interior do Estado. Presenciou durante essa época a morte de várias pessoas mordidas por serpentes, principalmente lavradores.

Ele era médico sanitarista, que atuou em frentes diversificadas: participou das brigadas de combate contra a febre amarela e a peste bubônica em várias cidades no Estado de São Paulo; criou uma das primeiras escolas do Brasil que alfabetizavam crianças de dia e adultos à noite; desenvolveu materiais de informação sobre como se proteger das cobras e outros animais peçonhentos para as pessoas do campo; inventou uma caixa de madeira barata e segura para que os fazendeiros pudessem capturar as cobras e firmou convênios com as estradas de ferro para transportá-las, pois eram essenciais à fabricação do soro.

A convite do governo estadual, Vital Brazil ingressou em 1897 no Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo, dirigido pelo sábio Adolfo Lutz. Foi então que tiveram início suas pesquisas. Vital Brazil trabalhou junto com Oswaldo Cruz e Emílio Ribas no combate a peste bubônica, ao tifo, a varíola, e à febre amarela.

Recebeu do governo de Rodrigues Alves a Fazenda Butantan, às margens do Rio Pinheiros, São Paulo, que viria a se tornar posteriormente o Instituto Butantan. Foram aí desenvolvidos trabalhos, sem tréguas, num ambiente desprovido de recursos. Os primeiros tubos de soro antipestoso começaram a ser entregues após quatro meses de trabalho.

Em 1903 surgiu o soro antiofídico(Piroplasma vitalli), parasita no sangue dos cães. . Após este evento outros soros foram produzidos no Instituto Butantan. As vacinas produzidas também serviam em combate ao tifo, varíola, tétano, psitacose, disenteria bacilar e BCG. As sulfuras e as penicilinas vieram mais tarde. As picadas de aranhas venenosas, escorpião e lacraias deram origem a novos soros. Freqüentou por longo tempo o Instituto Pasteur . Também é o fundador do Instituto Vital Brazil, em Niterói.

Fonte Wikipedia
João Paulo Silva

Responder

Voltar para “Notafilia”