Nota do Mês de Março - Personalidade Masculina

Discussão de temas relacionados com notafilia

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
VMNV
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1718
Registado: quinta out 18, 2007 9:48 am

Nota do Mês de Março - Personalidade Masculina

#1 Mensagem por VMNV » segunda mar 01, 2010 8:36 am

Vamos dar inicio ao concurso para eleger a Nota do tema do Mês de Março - Personalidade Masculina


Aqui ficam as regras do concurso:

1ª Os foristas interessados em concorrer à eleição da Nota do Mês, só podem colocar uma nota, respeitando o tema mensal até ao dia 21 - 24:00h desse mês, a partir daqui o tópico é considerado encerrado passando à fase de eleição por todos os foristas que assim o entenderem, que terminará às 24 horas do último dia do mês.

2ª O número mínimo necessário para se realizar e eleição é de 9 (nove) notas. Caso esse número não seja atingido no prazo estipulado, esse será alargado por mais 48 horas, ou seja até às 24 horas do dia 23.
Se mesmo assim não for atingido o mínimo, a eleição ficará sem efeito.

3ª A colocação da nota, consiste só unicamente de uma foto de cada face da respectiva nota acompanhada de alguns dados como valor facial, ano, etc...
Pede-se também, se possível, que as notas concorrentes sejam acompanhadas de um texto informativo. Há algunss temas em que essa informação será importante. (Personalidades, por exemplo)

4ª É permitida a colocação de um conjunto de notas, desde que tenham uma relação entre si, tornando-se uma mais valia na apresentação.

5ª Cada forista concorrente não pode votar na sua própria nota. Contudo se não participar na votação, terá uma penalização equivalente à média da pontuação obtida na sua nota (exemplo: se recebeu 45 pontos de 9 foristas, será penalizado em 45 a dividir por 9, que serão 5 pontos).

6ª Os “juizes” além da sua pontuação, podem deixar um comentário, por exemplo: O motivo do seu voto.
Cada forista deverá pontuar 8 (oito) notas, do seguinte modo:

10 Pontos
8 Pontos
6 Pontos
5 Pontos
4 Pontos
3 Pontos
2 Pontos
1 Ponto

Vencerá a nota que reunir mais pontos à hora do fecho das votações (24 horas do último dia do mês do concurso).

Para facilitar a votação, será atribuído um número de ordem a cada nota, pelo que irá ser publicada logo no dia 22 ou 24, uma lista com as notas concorrentes.

7ª Em caso de empate pontual, será considerado vencedor aquele que tiver:

a) Mais pontuações de 10 pontos
b) Mais pontuações de 8 pontos
c) Mais pontuações de 6 pontos

8ª Os 3 primeiros classificados, passarão a figurar na galeria das notas vencedoras, em tópico existente para esse efeito.

9ª As notas expostas, não podem concorrer mais nenhuma vez durante esse ano, podendo concorrer no ano seguinte, excepto as 12 vencedoras dos anos anteriores.
As 12 primeiras (uma de cada mês) concorre à nota do ano, em Janeiro do ano seguinte, em simultâneo com a desse mês, mas num post à parte.

Está aberto o concurso!
Boa sorte a todos :thumbupleft:



Avatar do Utilizador
VMNV
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1718
Registado: quinta out 18, 2007 9:48 am

#2 Mensagem por VMNV » segunda mar 01, 2010 8:55 am

Saparmurat Atayevich Niyazov, (Gypjak, 19 de Fevereiro de 1940 — Aşgabat, 21 de Dezembro de 2006) foi o primeiro presidente do Turquemenistão (ou Turcomenistão). Tinha o título de Türkmenbaşı, pai de todos os turcomanos.

Chefe de Estado desde 1991, eleito em 1992; em 1994, um referendo estendeu o mandato de Nyýazow até 2002; em 1999, o Khalk Maslakhaty (Conselho do Povo, órgão representativo supremo que reúne integrantes de todos os poderes) aprovou o mandato vitalício de Nyýazow, que foi, até à sua morte, presidente e primeiro-ministro.

Nyýazow veio de uma família de trabalhadores de Aşgabat. O seu pai morreu lutando na Segunda Guerra Mundial e os restantes membros de sua família morreram num sismo em 1948. Nyýazowfoi criado num orfanato e depois morou com parentes distantes. Graduou-se em Engenharia no Instituto Politécnico de Leninegrado em 1966.

Depois de sua formação começou a trabalhar na central elétrica de Bezmeinskaya perto de Aşgabat. Em 1962, Nyýazow tornou-se membro do Partido Comunista da União Soviética.

Em 1985 foi nomeado presidente do Conselho de Ministros do Turquemenistão e foi eleito primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista do Turquemenistão. Já em 1991, envolve-se no golpe de Agosto (que apenas durou três dias) contra o então líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov e assume o controlo da República Soviética do Turquemenistão.

Em 13 de janeiro de 1990, Nyýazow tornou-se presidente do Soviete Supremo.

Foi eleito como primeiro presidente da República Socialista Soviética Turquemena em 27 de outubro de 1990. Em 27 de outubro de 1991, sob sua liderança, o Turquemenistão proclamou a independência da União Soviética. Foi eleito Presidente da Republica do Turcomenistão em 21 de junho de 1991. Também foi Presidente do Gabinete dos Ministros e Presidente do Partido Democrático do Turquemenistão. Morreu a 21 de Dezembro de 2006 (aos 66 anos) de paragem cardíaca.

Imagem

Fonte Wikipédia

Serie 2005 Turquemenistão

50 Manat Pick 17
Imagem Imagem

100 Manat Pick 18
Imagem Imagem

500 Manat Pick 19
Imagem Imagem

1000 Manat Pick 20
Imagem Imagem

5000 Manat Pick 21
Imagem Imagem

Indy
Reinado D.Miguel
Mensagens: 326
Registado: quinta mar 05, 2009 10:37 pm
Localização: Faro

Nota do Mês de Março - Personalidade Masculina

#3 Mensagem por Indy » segunda mar 01, 2010 10:53 pm

A minha participação para a eleição da Nota do Mês de Março - Personalidade Masculina, vai para os 100 000 Réis - Chapa 2 de 30 de Setembro de 1910.

ROTA DE PEDRO ÁLVARES CABRAL

Imagem

O artista francês Eugène Mouchon desenhou esta nota, que mostra na frente o quadro histórico da partida de Pedro Álvares Cabral para a descoberta do Brasil, tendo à despedida a presença do Rei D. Manuel I, rodeado pelos seus homens de armas.
(in «O PAPEL MOEDA EM PORTUGAL», Volume II, Página 136)

ImagemImagem


__________
Acácio

Avatar do Utilizador
EUROESCUDO
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4952
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Localização: Maia - Porto - Portugal
Contacto:

Francisco de Oliveira Chamiço

#4 Mensagem por EUROESCUDO » terça mar 02, 2010 12:50 am

Francisco de Oliveira Chamiço (1820 – 1888)

Imagem

Nasceu no Porto numa Família abastada com ligações comerciais com Inglaterra. Fundou e dirigiu o Banco Nacional Ultramarino. Deputado pelo Partido Histórico, administrou a Companhia de Seguros Garantia, a Companhia de Ferros do Norte de Portugal. Foi Fundador do Palácio de Cristal (Porto) e fez parte das Direcções da Associação Comercial de Lisboa e da Sociedade de Geografia. Foi Comissário Português na Exposição Universal de Antuérpia.

Descrição da Nota:

Chapa de 2$50

Frente Nota: Emoldurado rectangular «guilhocé», cujos quatro cantos são formados por molduras desiguais, vendo-se em cada uma a indicação de «2$50», na parte superior entre linhas esbranquiçadas em arco abatido tem as palavras «Banco Nacional Ultramarino»,. Nos lados esquerdo e direito, existem molduras circulares, também em «guilhocé», ligadas por um ornato rectangular, contendo as palavras «Dois Escudos e Cinquenta Centavos», na da esquerda apresenta o retracto de Francisco Chamiço e na da direita o Selo do Banco, constituído ao centro um Navio a Vapor envolvido por um circulo, que tem na parte superior a indicação «Banco Nacional Ultramarino» e, na interior «Colónias Comércio Agricultura». Na parte de baixo do circulo «guilhocé» da esquerda tem as palavras «F. Oliveira Chamiço». Na parte inferior da Nota, ao centro, fica o Escudo Nacional.
Todo o descrito da Nota é impresso em cor azul acizentado, o fundo da Nota é em amarelo-acastanhado mais acentuado no padrão que forma o centro da Nota e todas as restantes indicações impressas, são de cor azul carregada, quase preta. No alto tem as palavras «Província de Moçambique» e logo a seguir o número da Nota. Depois da moldura central que liga os círculos «guilhocé», há a indicação «Pagável nas Dependências de Moçambique» e logo a seguir à esquerda repete-se o número da Nota e à direita tem a data «Lisboa, 1 Janeiro de 1921». A parte de baixo é formada por uma faixa «guilhocé» de cor do fundo e tem dos lados esquerdo e direito, em algarismos brancos a indicação «2$50». Em cima dos números brancos da esquerda tem as palavras «O Governador» seguida dos respectivos fac-smiles das Assinaturas.
Do padrão central da Nota irradiam oito faixas compostas pelas palavras «Banco Nacional Ultramarino».


Verso da Nota: Tem a cor Azul acizentada predominando em toda a Nota, ligeiramente esbatida nos quatro cantos. No alto, dentro de uma pequena moldura tracejada e terminada por dois florões desiguais, está a indicação «Pagável nas Dependências de Moçambique», no centro em duplo circulo formado por uma cercadura «guilhocé», vê-se a figura simbólica da Navegação, sentada sobre uma âncora, e duas embarcações. No Circulo interior as palavras «Banco Nacional Ultramarino». Aos lados do circulo, em duas molduras simétricas tem o valor «2$50» em números brancos, tracejados na cor da Nota.

MOÇAMBIQUE – 2$50 de Setembro de 1941 – P 82

ImagemImagem

------------------------ ***** ------------------------

ANGOLA – 2$50 de 1 Janeiro de 1921 – P 56

ImagemImagem
C/ Melhores cumprimentos:
M E N D E S
€uroe$cudo

Consulta Rápida do Fórum ---- Literatura On-line [PDF]

zefer44
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3374
Registado: domingo jun 22, 2008 2:31 pm
Localização: Lisboa

Re: Nota do Mês de Março - Personalidade Masculina

#5 Mensagem por zefer44 » terça mar 02, 2010 3:25 pm

Imagem


Vasco da Gama ( 1469 - 1524 )

- Nasceu em 1469 em Sines tendo se notabilisado pela descoberta do Caminho Marítimo para a India, saindo de Lisboa em 8 de Julho 1497 e chegando a Calecut, no sub continente indiano a 20 de Maio de 1498.

- Na época, as duas potências mundiais, Portugal e Castela, disputavam acerrimamente a primazia desta descoberta, pois isso significaria o controlo das rotas e do comércio das especiarias.


10.000 Reis 01/03/1909 - Colónia da Guiné


Imagem
Imagem
Horácio Ferreira


La cuna del hombre la mecen con cuentos

DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!

Avatar do Utilizador
jfialho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3336
Registado: domingo jun 15, 2008 8:53 pm
Localização: Viana do Alentejo

#6 Mensagem por jfialho » terça mar 02, 2010 4:35 pm

50 PESETAS DE 1928,ESPANHA...VELASQUEZ

Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (Sevilha, 6 de Junho de 1599 — Madrid, 6 de Agosto de 1660) foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha.


ImagemImagem

JFIALHO :thumbs:
jfialho

Avatar do Utilizador
aalves
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3223
Registado: sexta abr 27, 2007 11:19 pm
Localização: Rossas - Vieira do Minho
Contacto:

#7 Mensagem por aalves » terça mar 02, 2010 4:57 pm

Para este mês apresento a seguite nota:

Imagem

Imagem

George Best

George Best (Belfast, 22 de Maio de 1946 – Londres, 25 de Novembro de 2005) foi um futebolista norte-irlandês.

Consagrou-se no clube inglês, o Manchester United, sendo considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos e o melhor jogador irlandês e britânico da história.

Acaso ou não, é justamente esse o significado de seu sobrenome, em inglês: "Melhor". Um ditado popular na sua terra natal é "Maradona good. Pelé better. George Best".

Mais informação neste link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Best

Avatar do Utilizador
numismo
Reinado D.Maria I
Mensagens: 478
Registado: quarta jul 22, 2009 6:56 am

Re: Nota do Mês de Março - Personalidade Masculina

#8 Mensagem por numismo » quarta mar 03, 2010 7:45 am

Imagem

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER
"O TIRADENTES"

1746: Nasce em Pombal, distrito de S. José d’el Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais; os pais são Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antónia da Encarnação Xavier, nascida na Vila de São José d’el Rei (Brasil). - 1755: Morre Maria Antónia; o viúvo e os órfãos mudam-se de vez para a Vila de São José. - 1757: Órfão de pai. - 1780: Arregimenta-se como soldado. - 1781: É promovido a Alferes. - 1786: A mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos - quer de aplicação civil, quer militar. - 1788: Envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa - 1789: Como conspirador, é preso no Rio de Janeiro. - 1792: É enforcado em praça pública e depois esquartejado.

Mais Info aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

5000 Cruzeiros pick174a - 1964

Imagem
Imagem

Tiago_Ribeiro
Reinado D.Luís
Mensagens: 164
Registado: sexta set 05, 2008 1:58 pm

#9 Mensagem por Tiago_Ribeiro » quarta mar 03, 2010 6:06 pm

Boa tarde!
A personalidade masculina que trago é Ruder Josip Boškovic, nasceu em Dubrovnik a 18 de Maio de 1711 e faleceu em Milão a 13 de fevereiro 1787) foi um jesuíta, físico, astrônomo, matemático, filósofo, diplomata e poeta.

Aparece nas notas da Croácia de 1991 e 1993 das quais tenho as seguintes para mostrar:


Croácia Dinar 1 1991 P 16
Imagem
Imagem



Croácia Dinar 5 1991 P 17
Imagem
Imagem



Croácia Dinar 10 1991 P 18
Imagem
Imagem



Croácia Dinar 25 1991 P 19
Imagem
Imagem



Croácia Dinar 100 1991 P 20
Imagem
Imagem



Croácia Dinar 50.000 1993 P 26
Imagem
Imagem



Croácia Dinar 100.000 1993 P 27
Imagem
Imagem



Obrigado a todos :)

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10611
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

#10 Mensagem por tm1950 » quarta mar 03, 2010 7:50 pm

Marquês de Pombal - 20$00 Chapa 4 1925

Imagem

Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, (Lisboa, 13 de Maio de 1699 — Pombal, 8 de Maio de 1782) foi um nobre e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino (Primeiro-ministro) do Rei D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa. Foi ministro do reino de Portugal e, enquanto esteve no poder, governou como um déspota esclarecido.

Representante do Despotismo esclarecido em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa. Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, económicas e sociais. Acabou na prática com os autos de fé em Portugal e com a discriminação dos cristãos-novos, apesar de não ter extinguido oficialmente a Inquisição portuguesa, em vigor "de jure" até 1821.

Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e suas colónias. A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: o primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade. Pouco depois, o Processo dos Távoras, uma intriga com consequências dramáticas.
(fonte: Wikipédia)


Imagem
Imagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “Notafilia”