Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

Discussão de temas relacionados com notafilia

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
VMNV
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1718
Registado: quinta out 18, 2007 9:48 am

Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#1 Mensagem por VMNV » terça mar 01, 2011 6:32 pm

Vamos dar inicio ao concurso para eleger a Nota do Mês de Março, dedicado ao tema: Personalidades masculinas

Aqui ficam as regras do concurso:

1ª Os foristas interessados em concorrer à eleição da Nota do Mês, só podem colocar uma nota, respeitando o tema mensal até ao dia 21 - 24:00h desse mês, a partir daqui o tópico é considerado encerrado passando à fase de eleição por todos os foristas que assim o entenderem, que terminará às 24 horas do último dia do mês.

2ª O número mínimo necessário para se realizar e eleição é de 9 (nove) notas. Caso esse número não seja atingido no prazo estipulado, esse será alargado por mais 48 horas, ou seja até às 24 horas do dia 23. Se mesmo assim não for atingido o mínimo, a eleição ficará sem efeito.

3ª A colocação da nota, consiste só unicamente de uma foto de cada face da respectiva nota acompanhada de alguns dados como valor facial, ano, etc...
Pede-se também, se possível, que as notas concorrentes sejam acompanhadas de um texto informativo. Há algunss temas em que essa informação será importante. (Personalidades, por exemplo)

4ª É permitida a colocação de um conjunto de notas, desde que tenham uma relação entre si, tornando-se uma mais valia na apresentação.

5ª Cada forista concorrente não pode votar na sua própria nota. Contudo se não participar na votação, terá uma penalização equivalente à média da pontuação obtida na sua nota (exemplo: se recebeu 45 pontos de 9 foristas, será penalizado em 45 a dividir por 9, que serão 5 pontos).

6ª Os “juizes” além da sua pontuação, podem deixar um comentário, por exemplo: O motivo do seu voto. Cada forista deverá pontuar 8 (oito) notas, do seguinte modo:

10 Pontos
8 Pontos
6 Pontos
5 Pontos
4 Pontos
3 Pontos
2 Pontos
1 Ponto

Vencerá a nota que reunir mais pontos à hora do fecho das votações (24 horas do último dia do mês do concurso).

Para facilitar a votação, será atribuído um número de ordem a cada nota, pelo que irá ser publicada logo no dia 22 ou 24, uma lista com as notas concorrentes.

7ª Em caso de empate pontual, será considerado vencedor aquele que tiver:

a) Mais pontuações de 10 pontos
b) Mais pontuações de 8 pontos
c) Mais pontuações de 6 pontos

8ª Os 3 primeiros classificados, passarão a figurar na galeria das notas vencedoras, em tópico existente para esse efeito.

9ª As notas expostas, não podem concorrer mais nenhuma vez durante esse ano, podendo concorrer no ano seguinte, excepto as 12 vencedoras dos anos anteriores. As 12 primeiras (uma de cada mês) concorre à nota do ano, em Janeiro do ano seguinte, em simultâneo com a desse mês, mas num post à parte.

Está aberto o concurso!
Boa sorte a todos :thumbupleft:



Indy
Reinado D.Miguel
Mensagens: 326
Registado: quinta mar 05, 2009 10:37 pm
Localização: Faro

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#2 Mensagem por Indy » quarta mar 02, 2011 2:50 pm

DUQUE DA TERCEIRA

A minha participação para a Nota do Mês de Março/2011 - Tema: Personalidades Masculinas - vai para uma Nota Portuguesa de 1000$00 - Chapa A - datada de 10 de Julho de 1920 -com a efígie do Duque da Terceira (FALSA DA ÉPOCA):

Imagem
By indy007 at 2011-03-02

Imagem
By indy007 at 2011-03-02


Imagem
By indy007 at 2011-03-02

Duque da Terceira

De seu nome António José de Sousa Manuel e Meneses Severim de Noronha, era nobre da mais alta estirpe portuguesa. Além de duque, foi também marquês da Terceira (títulos concedidos por mérito próprio) e conde de Vila Flor (título que herdou). Nasceu em 1792 e morreu em 1860.
Destacou-se como chefe militar ao serviço da causa de D. Pedro, nas Lutas Liberais, embora tivesse já participado na Guerra Peninsular. Com o exército liberal, esteve exilado e regressou depois ao País para se tornar uma figura central, primeiro, do triunfo sobre os miguelistas, participando numa série de acontecimentos decisivos (como a Batalha da Praia da Vitória, a Batalha de Asseiceira e a marcha sobre Lisboa), depois, cumulado de honras e doações, do novo regime, em que ocupou os mais altos cargos da administração do reino, cumprindo diversas missões diplomáticas e sendo várias vezes nomeado presidente do Conselho de Ministros. Nem sempre teve sucesso nos seus intentos, porém, como comprova o desfecho da chamada Revolta dos Marechais.

Duque da Terceira. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.

_________
Acácio

Avatar do Utilizador
valdemar1959
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2457
Registado: domingo ago 09, 2009 5:28 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#3 Mensagem por valdemar1959 » quinta mar 03, 2011 2:58 am

50 Escudos Chapa 5 18/11/1932 "Efígie Duque de Saldanha"

Imagem

Imagem



Imagem Imagem Imagem



O ducado mais popular e que todos conhecem, certamente, dos livros de história. Foi o primeiro agraciado D. João Carlos Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha Oliveira e Daun, 1º duque com honras de parente, 1º marquês e conde de Saldanha.

Neto do marquês de Pombal, nasceu a 17 de Novembro de 1790, foi marechal-general do exército português, par do reino, ministro plenipotenciário em Londres; Grã-Cruz das Ordens de Cristo, Conceição de Vila Viçosa, Santiago, S. Fernando de Espanha, Legião de Honra de França, São Gregório no Vaticano, Pio IX no Vaticano, Ernesto o Pio de Saxónia-Coburgo, de Leopoldo da Áustria, do Leão dos Países Baixos, de São Maurício e de São Lázaro de Itália, de Leoplodo da Bélgica, de Alberto o Valoroso da Saxónia, do Salvador da Grécia, da Águia Branca da Rússia e de Carlos III de Espanha; Cavaleiro do Tosão de Ouro de Espanha, da Santíssima Anunciada de Itália e São João de Jerusalém.

Começou os estudos na Academia Real da Marinha e aos 14 anos tornou-se cadete no regimento de Infantaria 1. Aquando das invasões francesas requereu baixa oficial do exército por não querer servir sob tutela de Napoleão. Teve como mestre de táctica militar o general Beresford, do exército da coroa britânica, e com apenas 18 anos foi promovido a major. Sob o comando do duque de ferro distinguiu-se na batalha de Salamanca contra os franceses sendo logo em 1812 promovido a tenente-coronel passando à frente de 23 candidatos, alguns sendo mesmo do próprio exército britânico. Em 1826 tornou-se ministro da Guerra. Adepto fervoroso da causa liberal exila-se em Londres com a tomada de poder dos absolutistas. Com a tomada do Porto é-lhe conferido o cargo de marechal pelo regente D. Pedro, duque de Bragança. Torna-se líder de oposição no primeiro governo de S. M. D. Maria II. Com o governo cartista de Costa Cabral vira a sua carreira para a diplomacia, sendo embaixador em Londres, Madrid e Viena. Foi presidente do conselho de ministros em Dezembro de 1848, derruba o Cabralismo em 1851 e substitui El-Rei D. Fernando como comandante-chefe do exército português e assume novamente a presidência do ministério. Foi o fundador do movimento (e mais parte partido) regenerador e fez passar o primeiro Acto Adicional à Carta Constitucional. A partir de 1856 dedica-se somente à carreira diplomática. Faleceu a 21 de Novembro de 1876 e jaz no Panteão Real de São Vicente de Fora com os restantes Reis de Portugal, uma honra verdadeiramente excepcional só concedida a si e aos duques da Terceira.



Imagem
( Túmulo do Primeiro Duque de Saldanha no Panteão Real de São Vicente de Fora )
Valdemar Pereira

As minhas Vendas! viewtopic.php?f=25&t=117756

Avatar do Utilizador
internauta
Reinado D.Maria II
Mensagens: 299
Registado: domingo jul 05, 2009 9:30 am
Localização: Guarda

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#4 Mensagem por internauta » sexta mar 04, 2011 1:43 pm

Pick 104# 5 Mil reis
Imagem

Sebastião José de Carvalho e Melo,
Imagem

primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, (Lisboa, 13 de Maio de 1699 — Pombal, 8 de Maio de 1782) foi um nobre e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa.

Representante do Despotismo esclarecido em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa. Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, económicas e sociais. Acabou na prática com os autos de fé em Portugal e com a discriminação dos cristãos-novos, apesar de não ter extinguido oficialmente a Inquisição portuguesa, em vigor "de jure" até 1821.

Era ministro do reino de Portugal. Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e das suas colónias.A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: o primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade. Pouco depois, o Processo dos Távoras, uma intriga com consequências dramáticas.

Após a sua morte, na noite de 11 de Maio de 1782, o seu cadáver foi conduzido num coche puxado por três parelhas para a igreja do convento de Santo António da vila de Pombal. Contava o Marquês de Pombal com 82 anos, quando os seus restos mortais ali foram depositados. Com o advento das invasões francesas a sua sepultura foi profanada pelos soldados do Marechal André Masséna. Em 1856/7, o Marechal Saldanha transladou para Lisboa os restos mortais, que foram depositados na ermida das Mercês, onde o Marquês de Pombal fora baptizado e, inclusive, pertencia à irmandade. Em 1923, passaram definitivamente os restos mortais para a igreja da Memória (Lisboa), onde se encontram até ao presente.

O quadro "O Marquês de Pombal expulsando os jesuítas", assinado conjuntamente por Louis-Michel van Loo (1707-1771) e Claude-Joseph Vernet (1714-1789), dois grandes pintores da sua época, representa o estadista, em 1759, no centro de uma cena de grande significado político e económico.

Imagem

:thumbs: :thumbs: :thumbs:
Diga não às falsificações!

Avatar do Utilizador
colecionador
Reinado D.António
Mensagens: 927
Registado: terça nov 16, 2004 11:31 pm
Localização: Pax Julia

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#5 Mensagem por colecionador » domingo mar 06, 2011 10:24 am

1000 ESCUDOS - Chapa 7
D. AFONSO HENRIQUES (1109?-1185)
(1º REI DE PORTUGAL)

Imagem
FRENTE - Efíge do Rei (Retrato existente na Sala dos Capelos da Univercidade de Coimbra)
Imagem
VERSO - Túmulo de D. Afonso Henriques, na Igreja de Santa Cruz de Coimbra
Luis Mestre
Nota a nota a colecção cresce ...mas nunca estará completa.

http://notasmundocolecionador.blogspot. ... -beja.html

http://www.bialto.pt/active_auctions.ph ... &category=

Avatar do Utilizador
João Paulo Silva
Reinado D.António
Mensagens: 925
Registado: terça jul 08, 2008 7:14 pm

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#6 Mensagem por João Paulo Silva » domingo mar 13, 2011 4:16 pm

A minha escolha para este mês

Manuel Deodoro da Fonseca
Manuel Deodoro da Fonseca (Marechal Deodoro, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil entre 15 de Novembro de 1889 e 23 de Novembro de 1991.

O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime republicano e por grande instabilidade política e econômica, devido as tentativas de centralização do poder e oposição por parte de outros setores das Forças Armadas. A crise teve seu ápice no fechamento do Congresso Nacional do Brasil, o que mais tarde acabou levando à renúncia de Deodoro da Fonseca.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
:green:
João Paulo Silva

Avatar do Utilizador
forneiro
Reinado D.Miguel
Mensagens: 344
Registado: quinta out 09, 2008 11:11 pm
Localização: Cantanhede/Coimbra
Contacto:

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#7 Mensagem por forneiro » domingo mar 13, 2011 5:16 pm

Para este mês trago esta nota:

100 Reichmark de 1935, #183a (embora segundo o livro "Die deutschen banknoten ab 1871" esta pertença a uma segunda variante impressa entre 1941/42)

Nela está retratado Justus von Liebig (Darmstadt, 12 de maio de 1803 — Munique, 18 de abril de 1873) que foi um químico e inventor alemão.

Filho de um comerciante de anilinas, Liebig tornou-se grande cientista e um dos maiores professores de química em todos os tempos. Seu legado foi um dos maiores do século 19, perdurando até os dias actuais. Suas experiências possibilitaram a criação de fertilizantes químicos, sabão, explosivos e alimentos desidratados. Sua contribuição para a humanidade foi extraordinária, além de inúmeras fórmulas e processos para a química orgânica, Liebig criou o conceito do laboratório de química. (in Wikipedia)

Imagem

Como curiosidades, o facto de a nota apresentar a suástica nazi, uma banda de filamentos coloridos embutidos no papel assim como vários motivos em relevo na zona branca da nota para além da marca de água.

Boa sorte a todos os participantes :thumbs:

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10611
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#8 Mensagem por tm1950 » segunda mar 14, 2011 10:17 pm

Marquês de Pombal

Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, (Lisboa, 13 de Maio de 1699 — Pombal, 8 de Maio de 1782) foi um nobre e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa.
Representante do Despotismo esclarecido em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa. Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, económicas e sociais. Acabou na prática com os autos de fé em Portugal e com a discriminação dos cristãos-novos, apesar de não ter extinguido oficialmente a Inquisição portuguesa, em vigor "de jure" até 1821.
Era ministro do reino de Portugal. Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e das suas colónias. A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: o primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade. Pouco depois, o Processo dos Távoras, uma intriga com consequências dramáticas.
Após a sua morte, na noite de 11 de Maio de 1782, o seu cadáver foi conduzido num coche puxado por três parelhas para a igreja do convento de Santo António da vila de Pombal. Contava o Marquês de Pombal com 82 anos, quando os seus restos mortais ali foram depositados. Com o advento das invasões francesas a sua sepultura foi profanada pelos soldados do Marechal André Masséna. Em 1856/7, o Marechal Saldanha transladou para Lisboa os restos mortais, que foram depositados na ermida das Mercês, onde o Marquês de Pombal fora baptizado e, inclusive, pertencia à irmandade. Em 1923, passaram definitivamente os restos mortais para a igreja da Memória (Lisboa), onde se encontram até ao presente.

Imagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3931
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#9 Mensagem por limburgo » quarta mar 16, 2011 3:16 pm

Ernesto " Che " Guevara
3 Pesos Cuba 2004
Imagem
Imagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Avatar do Utilizador
VMNV
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1718
Registado: quinta out 18, 2007 9:48 am

Re: Nota do Mês de Março-Tema: Personalidades masculinas

#10 Mensagem por VMNV » quinta mar 17, 2011 9:43 am

Espanha 1000 Pesetas 1928 Pick#78a - Fernando III de Leão e Castela, o Santo
Imagem
Imagem

São Fernando e a Catedral de Sevilha
Imagem Imagem


http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_I ... _e_Castela

Responder

Voltar para “Notafilia”