Real Grosso D. Afonso V Com Castela

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: Real Grosso D. Afonso V Com Castela

#21 Mensagem por doliveirarod » quinta jun 25, 2020 5:05 pm

Foi minha impressão, Matos.
A princípio, uma cast espanhola. Talvez cera perdida. A textura, principalmente do verso, não aparenta ser boa.
Mas claro, posso estar errado.

http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#22 Mensagem por numisiuris » quinta jun 25, 2020 5:09 pm

Mmatos Escreveu:
quinta jun 25, 2020 4:42 pm
Como foi colocado aqui o exemplar para que se possa dar opinião sobre o mesmo, depois de ampliar e comparar com outro reconhecidamente genuíno, fico com sérias dúvidas sobre a sua autenticidade. Basta ver a zona central do escudo, que se encontra como que empastada como se fosse proveniente de fundição. Por outro lado, o anverso em comparação com o reverso, parecem não pertencer ao mesmo exemplar. O anverso está como se tivesse acabado de ser fabricado enquanto que o reverso apresenta-se poroso e enegrecido. É apenas a minha observação como simples coleccionador e curioso da numismática.

comparação.jpg
(Esquerda- exemplar genuíno. Direita- exemplar em análise)
Eu, quando tenho este tipo de dúvidas, vou ao Gambetta. E normalmente venho de lá esclarecido. :)

numisiuris
Reinado D.Sancho I

#23 Mensagem por numisiuris » quinta jun 25, 2020 5:10 pm

doliveirarod Escreveu:
quinta jun 25, 2020 5:05 pm
Foi minha impressão, Matos.
A princípio, uma cast espanhola. Talvez cera perdida. A textura, principalmente do verso, não aparenta ser boa.
Mas claro, posso estar errado.
Ir ao Gambetta. :)

Mmatos
Reinado D.João II
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#24 Mensagem por Mmatos » quinta jun 25, 2020 5:41 pm

E não nos podemos esquecer desta publicação disponível online - https://www.lancaster.ac.uk/staff/alves ... Grosso.pdf

numisiuris
Reinado D.Sancho I

#25 Mensagem por numisiuris » quinta jun 25, 2020 6:09 pm

Mmatos Escreveu:
quinta jun 25, 2020 5:41 pm
E não nos podemos esquecer desta publicação disponível online - https://www.lancaster.ac.uk/staff/alves ... Grosso.pdf
Sim, indo ao folhetim ilustrado também é possível perceber que a moeda do tópico é verdadeira. Só que aí não ensinam nada acerca dos "emapastamentos" e, já agora, das bolhas no metal (só numa das faces) uhhhhhh :batman: .

furmani
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jun 22, 2020 10:32 am

#26 Mensagem por furmani » quinta jun 25, 2020 7:16 pm

Qual é o resultado final? É falsa? Paguei um bom valor por essa moeda :think: num leilão a partida numa casa conceituada...

Bom ainda não recebi as moedas do leilão, mas deverão chegar brevemente as fotos que coloquei aqui sao do site do leilão.

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

#27 Mensagem por PSIMOES » quinta jun 25, 2020 8:02 pm

...outra particularidade.
Arco de circulo - numa face liso, noutra face perolado...é um dois em um!!
Pedro Simões

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#28 Mensagem por Monge » quinta jun 25, 2020 9:43 pm

Deixo-me facilmente entusiasmar com uma moeda bonita e nem reparo nos detalhes mas, quando sou alertado, vou examinar todos os pormenores.
O que não gosto:
1- “A” de ALFO no anverso com escorrimento de metal.
2- Algumas flores de Liz muito toscas.
3- Ligações entre os Leões (patas e cauda) e as linhas dos Escudo com escorrimentos de metal.
4- Porosidade no campo de reverso que não existe no anverso.
5- Ligação entre o bico inferior do Escudo Português e a circunferência com escorrimento de metal
6- Toda a zona central do Escudo está muito empastada enquanto as legendas estão nítidas.
7- Porque é que o gravador fez uma circunferência lisa e outra ponteada em cada lado da moeda? No Alberto Gomes todas as circunferências são iguais em ambas as faces. Poderão ser de cunhos diferentes mas fica sempre a dúvida.
Em conclusão, penso tratar-se de uma moeda fundida pelo método de cera perdida.

furmani
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jun 22, 2020 10:32 am

#29 Mensagem por furmani » quinta jun 25, 2020 10:02 pm

Mmatos Escreveu:
Segundo este link é normal uma parte ser lisa e a outra ser ponteada, parece que a unica coisa fora do normal para mim é um erro de cunhagem no escudo de Portugal nada mais. Ainda a torna mais rara a meu ver! :D

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

#30 Mensagem por PSIMOES » quinta jun 25, 2020 10:23 pm

furmani Escreveu:
quinta jun 25, 2020 10:02 pm
Mmatos Escreveu:
Segundo este link é normal uma parte ser lisa e a outra ser ponteada, parece que a unica coisa fora do normal para mim é um erro de cunhagem no escudo de Portugal nada mais. Ainda a torna mais rara a meu ver! :D
É desagradável, e custa a engolir, até pelo valor que deu pela moeda. Mas é o risco de quem se aventura nestes patamares de aquisições sem minimamente saber o que compra.
Não é por ser uma leiloeira afamada que faz com que a moeda seja boa. Basta ver o que por aí anda, até as casas ditas certificadoras de moedas, certificam moedas falsas, viciadas e sei lá mais o quê... e são empresas certificadas.
Pedro Simões

Responder

Voltar para “D. Afonso V”