D. AFONSO V - CHINFRÃO

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2358
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#51 Mensagem por palves » quarta mar 14, 2012 11:13 am

O problema é que muitos dos vendedores querem é devolver a moeda para recuperar o guito e que se lixe o resto...

Eu sou céptico e compro apenas a 2 ou 3 vendedores, exceptuando obviamente negócios pontuais, e tenho total confiança de que aceitariam qualquer moeda de volta. O melhor exemplo que vi foi numa leiloeira americana (não me lembro qual) que se a peça fosse falsa devolvia o valor em triplicado! Isso sim já é um forte sinal de quem faz o trabalho de forma séria.



amorim mora
Reinado D.Henrique
Mensagens: 958
Registado: quinta out 02, 2008 7:40 pm
Localização: Mora Alentejo
Contacto:

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#52 Mensagem por amorim mora » quarta mar 14, 2012 11:25 am

O problema é que muitos dos vendedores querem é devolver a moeda para recuperar o guito e que se lixe o resto...


Amigo Alves não me estou a sentir queimado ,mas posso-lhe garantir desde já que não e esse o meu caminho,tenho provas disso dos demais compradores aqui do fórum.

Cump-Amorim Mesquita

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2358
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#53 Mensagem por palves » quarta mar 14, 2012 11:34 am

amorim mora Escreveu:O problema é que muitos dos vendedores querem é devolver a moeda para recuperar o guito e que se lixe o resto...


Amigo Alves não me estou a sentir queimado ,mas posso-lhe garantir desde já que não e esse o meu caminho,tenho provas disso dos demais compradores aqui do fórum.

Cump-Amorim Mesquita
Meu Caro, confesso que não percebo a razão porque se tocou. Há um provérbio que se aplica, mas, como desconheço as suas razões, fico-me por aqui.

Pode responder à vontade, mas apenas se sentir que se precisa de justificar, porque não o inclui em nenhum dos meus comentários, até porque nunca lhe fiz uma compra.

amorim mora
Reinado D.Henrique
Mensagens: 958
Registado: quinta out 02, 2008 7:40 pm
Localização: Mora Alentejo
Contacto:

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#54 Mensagem por amorim mora » quarta mar 14, 2012 11:37 am

Foi apenas para me esclarecer :thumbupleft:

Cump-Amorim Mesquita

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10646
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#55 Mensagem por tm1950 » quarta mar 14, 2012 11:41 am

Em relação ao chinfrão e à problemática das moedas falsas que apareceram recentemente já me pronunciei atrás.
Como este tópico descambou, vou também dar a minha opinião sobre o off-topic que entretanto se gerou.
Todos nós somos honestos, até prova em contrário, e é mais fácil dizê-lo do que sê-lo.
Um dos grandes problemas dos negócios com moedas falsas tem origem num ponto que considero importante: muitos vendedores sabem pouco da poda e até podem ser mais honestos do que sabedores.
Sinto isto em alguns vendedores que têm banca na Ribeira. Sabem pouco, e tanto vendem moedas como poderiam vender batatas, sem ofensa para as batatas e para os vendedores de batatas. Para esses, o que importa é ter a manha necessária para comprar bem e depois ter a manha suficiente que possa contrariar a manha do comprador. Uma grande parte destes vendedores tem um conhecimento apenas básico das moedas da República, das emissões dos euros, e pouco mais. Da Monarquia, das batidas, das romanas e outras moedas pouco sabem.
Vendem conforme compram. Na maioria dos casos julgo não haver lugar a desonestidade, mas apenas ignorância e pouco profissionalismo. Num site de nomeada, já assistimos a uns leilões de alpacas com vários exemplares “penteados”. É óbvio que, neste caso, houve simplesmente desonestidade, pois ninguém acredita que o tal profissional não soubesse o que estava a vender. Mas nem sempre isso acontece.
Sou mais colecionador do que numismata, prefiro as notas às moedas, mas, ainda assim, prefiro debater estes assuntos relativos à moeda falsa sem utilizar expressões como honestidade, desonestidade, vigarice, difamar, denunciar, roubar, etc., etc., etc.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2588
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#56 Mensagem por RuiFB » quarta mar 14, 2012 2:59 pm

:)
Última edição por RuiFB em quarta fev 06, 2013 3:03 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15685
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#57 Mensagem por doliveirarod » quarta mar 14, 2012 3:19 pm

Posteriormente, com estas histórias todas e embora já tivesse sido referido aqui no fórum, consta-se que este problema em particular começou precisamente em 2008/2009,
Pois é Rui. Falsas sempre existiram, mas a coisa começou a alarmar por essa época. Foi quando começaram a surgir na Espanha as falsificações de moedas ibéricas e cobres romanos com um grau de apuro que enganava muita gente! Eram "melhores" que as bulgaras. Daí começaram a surgir as "medievais" espanholas fakes. Quando vi isso à época, pessoalmente, levei um "tapa de acorda", pois essas fakes eram superiores às fundições mais apuradas de então, que eram as fakes clássicas do "Toronto Groups", que infestavam o Ebay. Também começaram por aí a aparecer as fakes chinesas mais convincentes, em boa liga e peso idêntico.
Desde essa época ando com os "alarmes ligados", e tenho procurado estudar tudo. Não tem outra saída, quem quiser continuar, tem que começar a se preocupar em aprender. Acho que vamos passar por uma "seleção natural", onde só os que realmente mais gostam desse colecionismo é que vão se dispor a seguir.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Marafado13
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1893
Registado: quarta jun 15, 2011 5:34 pm
Localização: Lisboa

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#58 Mensagem por Marafado13 » quarta mar 14, 2012 3:30 pm

Boa tarde,

queria deixar o meu contibuto, antes de voltar às moedas ( e peço desculpa ao RuiFB).
Este topico alem de elucidativo, tem sido bastante construtivo e quero agradecer a todos os intervenientes :beer:
Acredito que muito dos que o estão a ler, devem estar a pensar: "M#$"a, tenho lá uma quantidade de porcarias falsas, que se calhar não vou conseguir escoar..."
Este forum tem sido bastante activo na detecção de moedas"menos boas" e estou convito (espero que sim) que quem as vender ou tentar vender irá pensar 2,3,4 vezes antes de o fazer, pois alem de prejudicar quem as compra está a prejudicar igualmente o seu nome.

Quero acreditar que este será um ponto de mudança, para que nos sintamos um pouco mais seguros na aquisição e aumento das nossas colecções, no entanto sem nunca baixar a guarda.

Um bem haja a todos os responsaveis deste forum bem como aos presentes e ausentes...

:beer:
"O melhor vinho é aquele que trago no copo....",


Sérgio Batista

DanielPinheiro
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 885
Registado: quinta nov 11, 2004 7:40 pm
Localização: Vila do Conde/Elvas & Badajoz

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#59 Mensagem por DanielPinheiro » quarta mar 14, 2012 6:10 pm

Mais uma vez acho que devia estar calado mas cá vai :

Celso eu como vendedor devo ser provavelmente o maior nabo da Numismática . Não percebo nada de Romanas, Batidas, Republica e muito menos euros . O meu objectivo é vender alguns excedentes e melhorar a minha humilde colecção de moedas pre-D. Pedro II . Já não compro moedas há varios anos e tive a felicidade de adquirir um lote gigantesco de estrangeiras há 5 anos atrás quase tudo seculo XIX/XX ! Eu tenho 3 KM. com 8 anos velhinhos e é basicamente tudo o que eu sei !

Mas isso não invalida que o que coloco á venda seja 100% fiável . Na sua maioria o que vendo são moedas de 10 centimos, pois sou ignorante o suficiente para vender moedas de dezenas ou centenas de euros . Quando me passam pelas maõs moedas de "outro campeonato" procuro opiniões de varias pessoas (tenho a felicidade de viver perto de 2 especialistas em moedas "clássicas") .

Uma coisa não tem nada a ver com outra . Se existem vendedores criativos, há que usar a mesma criatividade para os desmascarar .

Portugal está neste estado porque somos um povo passivo . Brincamos ao faz de conta e temos sempre uma desculpa para dar em todas as situações . Vamos continuar a desculpar esta gente que dá cabo desta ciência e eles vão continuar a escudar-se na ignorância e a rir-se de uns quantos "tansos" que lhes vão deixando uns trocos . Pelo meio vão-se perder uma boa camada de entusiastas da Numismática, que vão ficar desiludidos pois compraram um monte de lixo por centenas de euros mas isso pelo vsitos pouco interessa .

Peço desde já desculpa pelo comentário; não é contra ninguém nem a favor de ninguém . Muito provavelmente é um comentário imbecil e apenas um desabafo pessoal !

Fiqeum bem !

:beer:

LMACHADO
Reinado D.Maria I
Mensagens: 478
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Re: D. AFONSO V - CHINFRÃO

#60 Mensagem por LMACHADO » quarta mar 14, 2012 7:51 pm

Boa tarde!

Alguém me poderia dizer porque é que ninguém manda "cá para fora" os nomes dos vendedores de peças falsas, atendendo à quantidade de moedas que têm aparecido, deve haver outros tantos "falsificadores", e gente pouco honesta??

Responder

Voltar para “D. Afonso V”