TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.
Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra
- José Gomes
- Reinado D.Afonso II
- Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.
Olá, saudações a todos.
Uma moeda que chegou há pouco e está a me tirar o sono, pois não consegui classificar corretamente:
Apresenta VINCEES, no lugar de VINCES, mas, até aí, tudo bem. Mas, o nome do Reis apresenta EMANVL, no lugar de EMANVEL. As letras N são invertidas, o que parece ser comum nesse tipo de moeda, a minha dificuldade fica por conta do nome do Rei com a grafia faltando a letra E. Alguém pode ajudar?
Antecipadamente, agradeço.
Gomes.
Uma moeda que chegou há pouco e está a me tirar o sono, pois não consegui classificar corretamente:
Apresenta VINCEES, no lugar de VINCES, mas, até aí, tudo bem. Mas, o nome do Reis apresenta EMANVL, no lugar de EMANVEL. As letras N são invertidas, o que parece ser comum nesse tipo de moeda, a minha dificuldade fica por conta do nome do Rei com a grafia faltando a letra E. Alguém pode ajudar?
Antecipadamente, agradeço.
Gomes.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.
O E que falta em EMANVL está em VINCEES, terá sido uma troca de punções e ficou o erro.
"Quod erat demonstrandum"
- Mmatos
- Reinado D.João II
- Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Sorte a sua que encontrou uma moeda não registada ainda nos catálogos. Se não a quiser eu estou interessado.José Gomes Escreveu: ↑segunda out 14, 2019 11:43 pm...
... o nome do Rei apresenta EMANVL, no lugar de EMANVEL.
...

Eu também sou candidato a ficar com a tutela da menina, caso o actual dono não a queira. 

"Quod erat demonstrandum"
- José Gomes
- Reinado D.Afonso II
Olá, boa tarde a todos.
Que bom que gostaram da moedinha!
Por mim, aceito negociar.
Que bom que gostaram da moedinha!
Por mim, aceito negociar.
- José Gomes
- Reinado D.Afonso II
Para concluir este tópico, gostaria de deixar uma pergunta:
QUAL O GRAU DE RARIDADE DE UMA MOEDA NÃO CATALOGADA, QUE, AO MENOS POR ENQUANTO, É ÚNICA?
QUAL O GRAU DE RARIDADE DE UMA MOEDA NÃO CATALOGADA, QUE, AO MENOS POR ENQUANTO, É ÚNICA?
O erro do VINCEES é mais comum de aparecer do que o EMANVL, daquilo que tenho observado. Existem imensas variantes de legenda não catalogadas em cunhagem a martelo. A valorização do erro é muito subjetiva... É pena o estado de conservação porque senão seria muito mais valorizada.
Cumprimentos
Diogo
Diogo
- José Gomes
- Reinado D.Afonso II
Olá, boa noite.NVMVS Escreveu: ↑quarta out 16, 2019 9:08 amO erro do VINCEES é mais comum de aparecer do que o EMANVL, daquilo que tenho observado. Existem imensas variantes de legenda não catalogadas em cunhagem a martelo. A valorização do erro é muito subjetiva... É pena o estado de conservação porque senão seria muito mais valorizada.
Para fins de comparação quanto ao EC, o amigo poderia por uma foto de uma outra moeda com a grafia EMANVL? Seria de muita ajuda, mesmo, para que eu possa tirar algumas dúvidas.
Antecipadamente agradeço.
Gomes.
José Gomes Escreveu: ↑quarta out 16, 2019 11:55 pmOlá, boa noite.
Para fins de comparação quanto ao EC, o amigo poderia por uma foto de uma outra moeda com a grafia EMANVL? Seria de muita ajuda, mesmo, para que eu possa tirar algumas dúvidas.
Gomes.
Olá de novo!
Com o erro EMANVL não me lembro de ver mais nenhum tostão. Sei apenas de um cruzado que saiu no leilão da numisma 57 que tinha esse erro na descrição só que não tenho a foto.
Deixo-lhe mais três tostões V-L que estão em bom estado de conservação. O da esquerda em cima tem o erro VINCEES, o da esquerda em baixo tem o erro EMANEL no anverso e VINCEES no reverso. O da direita não tem erro nenhum mas está num excelente estado de conservação.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos
Diogo
Diogo
- José Gomes
- Reinado D.Afonso II
Olá, boa tarde.NVMVS Escreveu: ↑quinta out 17, 2019 7:56 amJosé Gomes Escreveu: ↑quarta out 16, 2019 11:55 pmOlá, boa noite.
Gomes.
Olá de novo!
Com o erro EMANVL não me lembro de ver mais nenhum tostão. Sei apenas de um cruzado que saiu no leilão da numisma 57 que tinha esse erro na descrição só que não tenho a foto.
Deixo-lhe mais três tostões V-L que estão em bom estado de conservação. O da esquerda em cima tem o erro VINCEES, o da esquerda em baixo tem o erro EMANEL no anverso e VINCEES no reverso. O da direita não tem erro nenhum mas está num excelente estado de conservação.![]()
Vi as peças, são muito interessantes.
E agora, só me resta agradecer pela preciosa informação, que jogou mais um pouco de luz sobre esta moeda. Tudo sugere que mesmo estando num EC sofrível, é única e isto já me basta. Vai para o meu álbum das moedas que considero raras. Já tenho algumas, sendo 4 sem serem catalogadas.
Muito obrigado!
Gomes.